Como evitar o alto consumo?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Fazer suas compras com uma lista é uma das principais formas de evitar o consumo por impulso. Além disso, é importante inserir na sua lista apenas os produtos que você precisa.

Causas do consumismo
O crescimento dos hábitos de consumo acontece após o aumento da produção industrial, o que ocorre a partir da Revolução Industrial, momento em que foram feitos mais investimentos na produção de serviços.

A seguir, especialistas dão dicas para conter o consumismo dos adolescentes.

  1. Converse. A vontade de comprar afeta todas as faixas etárias, e não seria diferente com os adolescentes. ...
  2. Dê o exemplo. ...
  3. Convide-os a participar do orçamento doméstico. ...
  4. Estabeleça uma mesada. ...
  5. Imponha limites. ...
  6. Ensine-os a poupar.

Em 2019, uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) em todas as capitais do país apontou como obstáculos para o consumo consciente se tornar um hábito na rotina dos brasileiros, o alto preço dos produtos orgânicos (37%), os ...

É preciso ser mais racional e menos emotivo no ato de comprar, saiba planejar suas compras antes de sair comprando e evite comprar quando sentir que está sobre efeito de estresse ou algum tipo de depressão. Uma outra dica é pesquisar o preço antes e já sair para a compra com o dinheiro separado para esta intenção.

Segundo Ministério Meio Ambiente: O consumo consciente é aquele que leva em conta, ao escolher os produtos ou serviços: o meio ambiente a saúde humana e a animal, relações justas de trabalho, além de questões como preços e marcas.

Medos e necessidades
Fatores ligados às questões psicológicas e emocionais podem impactar diretamente nos hábitos de compra dos consumidores, seja por um trauma, uma necessidade ou até mesmo por algum tipo de preconceito. Algumas pessoas, por exemplo, têm receio de fazer compras online e serem vítimas de alguma fraude.

Consequências do consumismo
Tudo isso gera emissão de gases poluentes, degradação e devastação ambiental, poluição geral e, consequentemente, a destruição de ecossistemas.

Podemos considerar consumo excessivo aquele que acontece sem uma real necessidade, seguindo apenas a lógica da compra pela compra em si. Muitas vezes, motivado por promoções ou por outros estímulos publicitários, que atiçam o desejo dos consumidores.

Aceitação social e teste dos limites estão entre as razões mais comuns para o consumo precoce. Seja para testar limites, ser aceito entre os amigos ou vencer a timidez, o álcool tem entrado na vida dos brasileiros cada vez mais cedo.

Diferente do consumo, o consumismo não é utilizado para sanar necessidades essenciais ou garantir conforto e qualidade. A diferença entre eles é basicamente: consumo = necessidade ou compras planejadas; consumismo = desejo ou compras feitas de forma desenfreada.

Especialista indica as atitudes mais importantes para manter os filhos adolescentes longe do perigo das drogas

  1. Dialogar desde cedo. A iniciativa mais importante é o bom diálogo. ...
  2. Ficar perto dos amigos dele. Continua após a publicidade. ...
  3. Saber o que a escola ensina. ...
  4. Seja sincera sempre.

Essas atitudes podem ser, por exemplo: privilegiar produtos duráveis; evitar mercadorias com muitas embalagens; optar por produtos com refil; evitar o desperdício de alimentos; separar corretamente o lixo para reciclagem; evitar o desperdício de água e energia; trocar lâmpadas incandescentes por fluorescentes.

O consumo consciente facilita as práticas corriqueiras, a mudança de hábitos e fortalece a economia, pois da maneira correta incentiva as pessoas a métodos inovadores como: o planejamento, a pesquisa de compra, o consumo necessário para sobrevivência, a reutilização de produtos e embalagens, a separação dos resíduos e ...

Consumir responsavelmente significa consumir melhor e menos, levando em conta os impactos ambientais, sociais, culturais e econômicos dos produtos adquiridos e dos recursos naturais (como água, por exemplo) que você usa no seu dia a dia.

Esse sentimento é normal desde que esteja dentro de um juízo mínimo de realidade. Na compulsão por compras, por outro lado, a aquisição não gera esse bem-estar de forma saudável. Trata-se apenas de um ímpeto desenfreado de posse, sem qualquer objetivo real e que, geralmente, é seguido de sentimento de culpa.

CONSUMO INTELIGENTE EM 7 PASSOS

  1. Consumo consciente. Todos no planeta são consumidores e, ao consumir, um indivíduo decide o que é bom para si próprio. ...
  2. Consumo informado. ...
  3. Consumo crítico. ...
  4. Consumo saudável. ...
  5. Consumo sustentável. ...
  6. Consumo solidário. ...
  7. Consumo activo.