Como evitar o refluxo durante a noite?

Perguntado por: aalmeida3 . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.9 / 5 17 votos

[ícone] Levante a cabeceira da cama: manter a cabeceira da cama mais elevada, ajuda a evitar o refluxo. Mas estamos falando da cama mesmo, ok? Não apenas do seu travesseiro. Elevar a cabeceira da cama em pelo menos 15 centímetros ajuda a reduzir o refluxo durante a noite.

Assim como em todo tratamento, a primeira alternativa para curar o refluxo é a ingestão de medicamentos. Os remédios para refluxo gastroesofágico, como os antiácidos ou protetores gástricos, ajudam a reduzir os sintomas do refluxo como sensação de queimação do estômago, além dos demais sintomas anteriormente citados.

Aquilea antiácido
As cápsulas antiácido da Aquilea têm um efeito rápido e são indicadas para prevenir o refluxo pelo facto de conterem alginato de sódio.

Qual tratamento mais adequado? O refluxo precisa ser bem controlado com uso de duas doses diárias de inibidor de bomba de prótons (omeprazol, pantoprazol, lansoprazol, rabeprazol ou esomeprazol). Esta medicação pode ser associada a um antiácido à base de alginato, especialmente ao deitar. Atenção à higiene bucal.

Então, os alimentos que devem ser evitados ou reduzidos são:

  • Bebidas alcoólicas.
  • Café
  • Extrato de tomate.
  • Pimenta.
  • Temperos muito fortes.
  • Refrigerantes ou demais líquidos gaseificados.
  • Chocolate.
  • Alimentos gordurosos como frituras e lanches rápidos.

Pode. Contudo, o que não pode é encher o estômago de café ou de água. O que não pode, portanto, é beber café ou água depois de ingerir um monte de alimentos naquele típico almoço de família. Portanto, tudo com moderação pode e não causa o problema.

Carnes magras, como frango, peixe e frutos do mar, possuem um teor de gordura mais baixo que carnes vermelhas e ajudam a reduzir os sintomas de refluxo.

Elevar a cabeceira da cama com um calço ou deitar sobre um travesseiro também ajudam. Evitar cítricos Aposte em frutas, legumes, verduras, carnes magras, ovos e sementes, mas evite frutas cítricas apenas no período que estiver com sintomas de refluxo. Num estado normal, não há problemas consumi-las.

Quais são os remédios caseiros para refluxo?

  • Chás. Os chás podem ajudar no alívio dos sintomas do refluxo. ...
  • Bicarbonato de Sódio. O bicarbonato de sódio é um antiácido natural, que pode aliviar os sintomas do refluxo ácido. ...
  • Alimentos alcalinos. ...
  • Vinagre de maçã ...
  • Elevação da cabeceira da cama. ...
  • Suco de Aloe Vera.

– obesidade: os episódios de refluxo tendem a diminuir quando a pessoa emagrece; – refeições volumosas antes de deitar; – aumento da pressão intra-abdominal; – ingestão de alimentos como café, chá preto, chá mate, chocolate, molho de tomate, comidas ácidas, bebidas alcoólicas e gasosas.

3# Tomar água com limão
Ao contrário do que o senso comum acredita, a água com limão ajuda a combater e amenizar a dor que o refluxo causa. Quando o limão entra em contato com o organismo, ele se torna alcalino. Isso ajuda a amenizar a acidez do suco gástrico.

Para começar, é importante destacar que o refluxo dá catarro na garganta, parecido com o que se sente durante uma gripe ou resfriado mais forte, onde o muco fica mais espesso e volumoso. Isso acontece por que a região tende a inflamar ou pelo menos ficar bastante irritada.

Aprovado no Brasil dispositivo Esophyx para pacientes com refluxo crônico. Um novo tratamento para o refluxo gastroesofágico foi aprovado no Brasil, o Esophyx, dispositivo implantado entre o esôfago e o estômago.

Coma pequenas porções de alimentos e distribua as refeições ao longo do dia; Faça as refeições sem pressa, mastigando muito bem os alimentos; Evite a ingestão de líquidos durante e imediatamente após as refeições e antes de deitar.

Mas quais são os sintomas?

  • Sensação de "bolo" na garganta.
  • Irritação na garganta e no pulmão.
  • Tosse seca e dor no peito.

No caso de quem sofre da doença do refluxo gastroesofágico, prefira as não cítricas, como banana, maçãs, pêras, mamão e goiaba.

Afinal, leite faz mal para quem tem refluxo e gastrite? Segundo Thaís, o refluxo gastroesofágico, assim como a gastrite, ocorre por uma combinação de fatores, mas o consumo de leite pode contribuir para os sintomas dessas doenças já que a “a fermentação da lactose no organismo aumenta o desconforto”.