Como evitar que o feijão azeda?

Perguntado por: dtorres . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.2 / 5 3 votos

Coloque algumas folhinhas de louro e um pouco de sal (de acordo com a quantidade de feijão que está cozinhar). A ideia não é temperar, mas sim conservar! O sal e demais temperos salgados atua como um conservante natural, assim como o louro que atua na conservação do feijão.

Como tirar o gás do feijão com limão
Deixar o feijão de molho com limão é bem simples: basta espremer meio limão na água com o feijão e depois adicionar algumas rodelas no recipiente. Os grãos devem ficar de oito a 12 horas na água. Não há necessidade de deixar o feijão de molho por mais de 24 horas.

Como congelar feijão
O feijão cozido deve sempre ser congelado sem nenhum tempero, nem mesmo sal. Assim, os grãos não perdem textura e o sabor não é modificado quando volta à panela.

video_content

não pessoal isso é lenda. cebola não azeda. comida nenhuma. você pode cozinhar qualquer comida com cebola.

A TAL ESPUMA DO FEIJÃO
E eles são eliminados, em grande parte, no remolho”, ressalta. Você já reparou que depois de um tempo de molho o feijão libera uma espuma? Segundo Christian, isso acontece porque os grãos estão eliminando os fitatos.

A espuma não é responsável por gerar desconfortos intestinais e sim a rafinose, um açúcar presente no feijão.

Resumindo, ele basicamente atrapalha a digestão e absorção de nutrientes. Quando ingerido e fermentado em nosso organismo, produz gases que nos geram aquele famoso desconforto. A solução para esse problema está em deixar o feijão de molho por um longo periodo, de aproximadamente 8 a 12 horas.

Se você faz o remolho apenas com água, saiba que o vinagre também pode ser um aliado da técnica, já que ele ajuda a neutralizar substâncias que dificultam a absorção de outros nutrientes dos grãos.

Além disso, quando o feijão é bastante cozido, ele fica mais macio e o amido presente em sua composição se torna mais facilmente digerido. “A adição de limão ou vinagre na água de imersão também ajuda a formar menos gases”, completa Sousa.

“Por isso, o ideal é sempre deixarmos o feijão de molho. Eu indico que isso seja feito junto do suco de meio limão ou uma colher de sopa de vinagre de maçã, pois a acidez vai auxiliar na saída dessas substâncias do grão, ficando na água”, complementa Michele.

Congele o feijão sem tempero
A principal dica para deixar o feijão congelado sempre fresquinho é prepará-lo sem tempero. Quando for descongelar, acrescente o tempero junto com uma quantidade média de água e pronto.

O que se percebeu é que o feijão que escurece tem perda de compostos fenólicos, principalmente o kaempferol. Eles e outros compostos se degradam formando compostos pigmentados que dão a coloração escura ao grão. No grão que não escurece esses compostos não se reduzem como nos demais.

Guardar na geladeira é importante para conter o desenvolvimento de microrganismos (eles se desenvolvem na umidade, em temperatura ambiente e em pH neutro, geralmente). 4. Deixe de molho em torno de 12 a 24 horas.

Esse é um aditivo alimentar, um composto químico, utilizado no molho em alguns restaurantes, para diminuir o tempo de cozimento, principalmente do feijão. A Anvisa libera este aditivo, de forma moderada, uma vez que ele não modifica os nutrientes do alimento.

É um poderoso antiácido
Portanto, uma dica legal é incorporar ao preparo do feijão. Misture uma colher (chá) de bicarbonato de sódio à água e deixe o feijão de molho. Isso irá te ajudar a reduzir aqueles gases indesejáveis depois de comer feijão.

A dica é deixar o feijão na água antes de dormir e retirá-lo no dia seguinte, de manhã. Mas é preciso trocar a água pelo menos uma vez durante o período. Na hora de cozinhar, invista em temperos clássicos que combinam com o feijão e deixam a receita mais saborosa, como folhas de louro, cebola, alho e pimenta-do-reino.