Como explicar o provérbio 3?

Perguntado por: omendes . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 12 votos

Nas passagens de Provérbios 3, nós somos encorajados a ver a sabedoria e a discrição como inimaginavelmente mais valiosas do que a riqueza e os bens materiais. Mais uma vez, a verdadeira sabedoria do nosso Senhor Todo-Poderoso está fundamentada no caráter e na vontade de Deus.

Comentando e explicando as partes chave de Provérbios 3:5
Deus é confiável porque ele não muda e porque ele é perfeito e bom. Ele quer o melhor para nós, e é impossível para nós pensar em uma maneira melhor de fazer qualquer coisa, ou de conduzir nossas vidas, do que o que ele tem em mente para nós.

3:9. Prosperidade financeira não é apenas o resultado da habilidade humana para os negócios. Biblicamente, é um dom divino. Honrar ao Senhor com os bens é reconhecer que Deus é dono de tudo, e que a criatura é apenas administradora daquilo que recebeu do Criador.

Em seus apelos, Provérbios nos lembra que devemos dizer tudo com amor. Nossa igreja precisa ser sempre lembrada de que, quando falamos uns com os outros sobre a busca da santidade e a luta contra o pecado, devemos fazê-lo em amor.

Exercer fé significa confiar que o Senhor sabe o que está fazendo conosco e que Ele o faz para nosso eterno bem, mesmo que não compreendamos como Ele conseguirá fazê-lo. Somos como bebês quanto ao entendimento de assuntos eternos e do impacto que nos causam aqui na mortalidade.

O Pai Celestial não queria o dinheiro deles, e sim uma atitude de honra. “Honrar” significa “distinguir, fazer diferença”. Portanto, Deus deseja ser distinguido de todas as demais coisas em nossas vidas, mesmo as que temos como mais preciosas.

Bíblia Online
9 Honra ao Senhor com os teus bens, e com as primícias de toda a tua renda; 10 assim se encherão de fartura os teus celeiros, e trasbordarão de mosto os teus lagares.

  1. As PRIMÍCIAS é você pegar o valor de sua produção (salário ou qualquer valor que você obteve) e dividi por 30 dias. O valor de um dia é a PRIMÍCIA.
  2. O DÍZIMO é 10% do valor de sua produção.

Devemos confiar no Senhor de todo o nosso coração, que significa ter confiança total Nele; é a confiança que nos faz dispostos a colocar toda a nossa vida nas mãos de Deus.

6 Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tuas veredas.

Esse versículo nos mostra que devemos confiar em Deus em todas as situações, acreditar firmemente que todas as coisas estão nas mãos Dele e saber que apenas obedecendo aos Seus planos e orientações nós podemos encontrar o melhor caminho.

Pensamento: Honrar a Deus vem em primeiro lugar. Não damos a ele o último, o menor ou as sobras. Ele nos deu o melhor, mais precioso e mais perfeito presente que tinha – seu Filho Jesus.

Os temas para culto das primícias devem abordar assuntos sobre dar o primeiro e o melhor para Deus. É apropriado falar sobre honrar ao Senhor e priorizar Deus acima de tudo. Primícias significa “primeiro” e quer dizer que Deus está em primeiro plano. É colocar Deus em primeiro em nossa vida.

É um exercício de doação e partilha em que o cristão se mostra disponível a cuidar das dimensões religiosa, social e missionária. Já a Oferta é algo que se dá além do dízimo, é uma entrega sem compromisso que pode ser feita em qualquer igreja, sem necessariamente ter uma periodicidade.