Como explicar qualquer coisa?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Ou seja: utilize vocabulário básico e faça conexões simples de entender. É importante evitar jargões e termos complicados, eles podem mascarar o seu nível de aprendizado – até para você mesmo. Escrevendo a ideia com linguagem clara, você se “força” a entender o suficiente para conseguir simplificar as explicações.

Assegure-se de que, do início ao fim, você esteja usando uma linguagem bem simples. Além disso, evite jargões e expressões prontas que partam do pressuposto de que você já sabe o conceito delas. Explique cada detalhe de tudo e não caia na tentação de omitir algo que, na sua visão, está subentendido.

2. 04 PASSOS BEM PRÁTICOS DE COMO APRENDER QUALQUER COISA)

  1. ESCOLHA UM ASSUNTO (OU CONCEITO) Em primeiro lugar, pesquise, encontre e selecione o tópico do que você deseja aprender. ...
  2. ENSINE (OU FINJA ENSINAR) O ASSUNTO PARA ALGUÉM. ...
  3. IDENTIFIQUE SUAS FALHAS NA COMPREENSÃO. ...
  4. REVISE, ORGANIZE E SIMPLIFIQUE.

Crie analogias simples. Faça perguntas adicionais para certificar que você entendeu as respostas para as perguntas que fez. Compare e contraste um assunto complicado em algo bem conhecido. Verifique se as analogias são precisas e, se assim for, elas são uma ótima maneira de explicar o conceito aos seus leitores.

A dificuldade de concentração pode ser decorrente a diversos fatores,como falta de descanso, sono inadequado, maus hábitos alimentares,ansiedade,depressão,sedentarismo, doenças crônicas além de várias outras causas.

5 dicas para aprender melhor e mais rápido

  1. Aproveite os vários métodos para aprender. Cada pessoa aprende de um jeito. ...
  2. Tome notas escritas à mão ao estudar. ...
  3. Não ignore a importância de revisar após estudar. ...
  4. Crie um plano de estudos. ...
  5. Para as matérias mais difíceis, ensine alguém.

10 dicas para estudar eficientemente, segundo especialistas

  1. #1 Impeça a “curva do esquecimento” ...
  2. #2 Utilize material impresso. ...
  3. #4 Estude quando estiver cansado – e descanse em seguida. ...
  4. #5 Não releia, relembre. ...
  5. #6 Use o sistema Leitner. ...
  6. #7 Pense sobre o pensar. ...
  7. #8 Varie o conteúdo. ...
  8. #10 Assuma o papel de “professor”

A dislexia, de acordo com a Associação Brasileira de Dislexia (ABD), é “caracterizada por dificuldade no reconhecimento preciso e/ou fluente da palavra, na habilidade de decodificação e em soletração”. Isso quer dizer que é um transtorno específico de leitura e escrita, podendo atrapalhar, em alguns casos, até a fala.

A coisa mais difícil de aprender na vida, é qual ponte precisamos atravessar, e qual devemos queimar.

8 dicas de como memorizar o conteúdo estudado

  1. 1 – Prepare-se para ter um estudo de qualidade. ...
  2. 2 – Leia em voz alta. ...
  3. 3 – Faça resumos. ...
  4. 4 – Faça associações. ...
  5. 5 – Faça desenhos. ...
  6. 6 – Ensine outras pessoas. ...
  7. 7 – Faça exercícios e simulados. ...
  8. 8 – Faça pausas para deixar seu cérebro sempre ativo.

Confira os 4 passos:

  1. Divida a habilidade em partes menores. A primeira coisa que você precisa fazer é decidir o que deseja aprender e depois dividir em pedaços menores e gerenciáveis. ...
  2. Aprenda o suficiente para saber quando você está errando. ...
  3. Remova as barreiras para a prática. ...
  4. Pratique por pelo menos 20 horas.

Aprender e memorizar estão muito relacionados ao contexto do aprendizado. É por isso que, como aponta o The Atlantic, o reconhecimento de padrões é fundamental para uma boa memorização. Essencialmente, quanto mais conexões uma nova memória tiver no cérebro, mais provável será que você se lembre dessa informação.

Existem várias ferramentas que podemos colocar em prática para melhorar e trabalhar a nossa clareza mental:

  1. descansar.
  2. fazer exercício físico.
  3. cuidar da nossa saúde.
  4. trabalhar no desenvolvimento pessoal.
  5. esvaziar a cabeça.
  6. ter rotinas.
  7. ser organizado.
  8. praticar mindfulness.

Veja a seguir!

  1. Saiba organizar o seu raciocínio. Uma fala só será clara e objetiva se estiver bem organizada. ...
  2. Priorize informações. ...
  3. Domine a sua linguagem corporal. ...
  4. Saiba usar bem a sua voz. ...
  5. Conheça o seu público. ...
  6. Tenha claro o seu objetivo. ...
  7. Pratique!

Para ter clareza, é necessário ter uma visão de futuro, mesmo que seja para pequenas situações. Se você não tiver claramente definido, vai levar mais tempo ou nem chegará a atingir o objetivo e isso poderá gerar estresse e frustração.

A apresentação do trabalho é uma forma de reunir o conhecimento que você adquiriu durante a preparação para ele. Por isso, é preciso organizar todos os elementos que devem estar presentes no seu projeto. Comece fazendo um esquema com os tópicos resumidos do conteúdo.

O primeiro é a ideia fundamental que o texto quer provar ou desenvolver; o segundo, é a matéria ou objecto de que trata o texto. O assunto obtém-se por intermédio do resumo, que contém todos os elementos relevantes do texto. Para o comentário, interessa mais a definição do tema do que o resumo do texto.

Para que você consiga identificar o tema de um texto, é necessário relacionar as diferentes informações de forma a construir o seu sentido global, ou seja, você precisa relacionar as múltiplas partes que compõem um todo significativo, que é o texto.