Como faço para receber o Auxílio Gás?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Para receber o Auxílio Gás, a família deve estar inscrita no Cadastro Único e possuir renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa. A inscrição no Cadastro Único é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata das famílias no Programa, nem no recebimento do benefício.

O benefício será pago da mesma forma que o benefício Auxílio Brasil, sendo possível o crédito em: conta Poupança Social Digital; conta Poupança CAIXA Fácil; ou Plataforma social, sendo possível o saque com cartão social.

Quem ainda não conseguiu ser contemplado pelos pagamentos iniciais do vale-gás, pode tentar uma oportunidade por meio da vinculação ao Cadastro Único (CadÚnico). O Ministério da Cidadania faz a triagem a partir da plataforma social.

Os pagamentos do vale-gás são feitos nos meses pares, nas mesmas datas das parcelas do Auxílio Brasil – que se baseiam no final do Número de Identificação Social (NIS). Assim, os beneficiários devem olhar as datas dos meses de agosto, outubro e dezembro de 2022.

Está liberada nesta quarta-feira (14) a última parcela do ano do Auxilio Brasil para o grupo com o Número de Identificação Social (NIS) com final 3. Também está disponível o vale-gás com valor integral do botijão para os mesmos beneficiários.

Para de cadastrar no auxílio gás, o beneficiário deve efetuar antes, a inscrição no CadÚnico, indo até o CRAS mais próximo. Contudo, o cadastro para solicitar o benefício não garante o recebimento do auxílio, apenas as famílias que se enquadrarem nos critérios exigidos serão selecionadas.

O benefício, pago pela Caixa Econômica Federal, é destinado às famílias inscritas no CadÚnico e que possuam renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa. Famílias que recebem outros benefícios do Governo Federal - como o Auxílio Brasil, por exemplo - também podem ser beneficiadas pelo programa.

Porque não recebi meu vale gás? O motivo pelo qual o pagamento não foi efetuado é que perante a lei que regulamenta o programa, ele só pode ser concedido a cada dois meses. Uma vez em que sua última rodada foi paga em abril, o próximo depósito acontece apenas em junho.

Por qual motivo alguns brasileiros não recebem o vale-gás? O pagamento do vale-gás é de acordo com determinadas regras, assim como acontece com o Auxílio Brasil. Por isso, cada um deles realiza uma análise diferente dos dados recebidos e pode ocorrer de quem ser contemplado por um, não poder participar do outro.

O benefício Vale Gás Social foi criado com o propósito de ajudar os beneficiários do Bolsa Família que estão em situação de vulnerabilidade social.

O Auxílio Gás é pago com os mesmos cartões e as mesmas senhas do Auxílio Brasil, podendo ser sacado em lotéricas, terminais de autoatendimento e correspondentes bancários Caixa Aqui.

O Auxílio Gás voltará a ser pago em fevereiro e manterá em 2023 a regra de pagamentos a cada dois meses. Quais as regras do benefício? O programa continuará pagando neste ano 100% do valor médio do botijão de gás de cozinha.

Consultando o benefício usando o CPF
Aplicativo Auxílio Brasil – usando o número do CFP e NIS; Aplicativo Caixa Tem – criando login com CPF; Atendimento Caixa pelo telefone 111; Ministério da Cidadania pelo telefone 121.

Por que minha parcela do Auxílio Brasil não caiu no Caixa Tem? Um dos motivos é ainda não estar na data de saque. Para isto, basta conferir o calendário oficial de pagamentos do Auxílio Brasil. Outra possibilidade é o status do benefício estar bloqueado por falta de atualização dos dados da família no CadÚnico.

Baixe o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS; Faça o login com seu CPF e senha dos serviços Caixa; Pressione a opção “Saque” e digite o valor a ser resgatado; Selecione o menu “Gerar código de saque”.

O cartão é entregue no mesmo endereço registrado no Cadastro Único (CadÚnico) pelos segurados. No entanto, caso você ainda não tenha recebido e deseje consultar o andamento da entrega, você pode ligar para a Caixa para saber sobre o rastreio através dos números: 4004-0104; 0800 104 0104.

O calendário do Auxílio-gás é bimestral, ou seja, a cada dois meses. Os pagamentos são realizados na mesma data de recebimento do Auxílio Brasil. Este ano o benefício de fevereiro foi antecipado para janeiro, e os benefícios de agosto e outubro tiveram os dias de pagamento alterados para o início de cada mês.

Solicitação do cartão do Auxílio Brasil
O cartão do Auxílio Brasil será enviado pelos Correios e entregue diretamente no endereço do que o beneficiário registrou no Cadastro Único (CadÚnico). Portanto, não há nenhuma iniciativa de solicitação da ferramenta a ser tomada para receber a ferramenta.

Os cartões do Auxílio Brasil já estão sendo entregues desde o final de junho. Dessa forma, para acompanhar o envio do cartão basta ligar na Central de Atendimento da Caixa, pelo telefone 0800 104 0104 ou 4004-0104 para capitais e regiões metropolitanas ou ir até uma agência da Caixa.