Como falar Caipirez?

Perguntado por: imuniz . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

Uma das principais características desse dialeto caipira está quando a vogal é seguida de S ou Z, portanto ciciante. Ex: rapaz, mês, nós. Quando ocorre, usa-se a vogal I, criando o ditongo AI. Diz-se, então: rapaiz, meis, nóis.

O que é Bão:
Expressão usado pelo mineiro caipira, significando que determinada coisa é boa. Diz-se de fulano que ele é bom.

OS CAVALHEIROS CUMPRIMENTAM AS DAMAS: eles se aproximam das damas cumprimentando-as. Flexionam o tronco, mantendo a cabeça erguida e voltam a seus lugares caminhando de costas. 4. AS DAMAS CUMPRIMENTAM OS CAVALHEIROS: agora é a vez das damas irem até os cavalheiros e cumprimentá-los.

O modo caipira de falar

  1. Acabar no caritó Ficar solteirona, ficar para titia. ...
  2. Boca-de-siri. Ficar calado, fazer silêncio ou guardar segredo. ...
  3. Chorar o defunto. É o mesmo que ficar no velório, lamentar pela pessoa que faleceu. ...
  4. Emendar os bigodes. É conversar sem ter hora para terminar. ...
  5. Fuxicar. ...
  6. Pichilinga. ...
  7. Riscar da faca.

Frases caipiras para fotos
Que vidinha simples, que vidinha boa, é só eu e Deus. Sou livre feito um regato, eu sou um bicho do mato, me orgulho de ser caipira. Um anjo caipira, quem é que explica, eu fui no céu e nem saí do chão. Caipira nasce caipira, a natureza não nega.

"Esse dialeto [caipira] está em formação desde esses primeiros contatos ocorridos na extensa região do então planalto de Piratininga entre falantes da língua portuguesa e das diversas línguas indígenas." Nos séculos seguintes, o modo de falar chegou ao interior, pela ação dos bandeirantes, via rio Tietê.

O caipirês, ou dialeto caipira, é uma linguagem oral e regional que não segue os padrões de norma culta das gramáticas da Língua Portuguesa, mas que tem, como qualquer outra língua, identidade, expressa um povo, conta sua história e expõe a cultura. AMARAL, Amadeu. O dialeto caipira.

O r retroflexo é uma consoante «(...) cuja emissão exige a elevação da ponta da língua em direção à abóbada palatina, provocando um tipo de articulação ápico-pré-palatal; consoante cacuminal, consoante cerebral (p. ex., o chamado r caipira do português do Brasil, ou o r do inglês em red, right)».

Os sotaques mais inconfundíveis do País, segundo os brasileiros*

  • Catarinense - 2,6.
  • Pernambucano - 3,4.
  • Cearense - 4,2.
  • Paulista - 5,8.
  • Gaúcho - 6,9.
  • Mineiro - 7,4.
  • Baiano - 8,8.
  • Fluminense - 10.

Por ser uma dança caipira, sua linguagem se aproxima da coloquial e dos meios sertanejos e nordestinos.

É o mestiço resultante da miscigenação de branco com índio. Conhecido também por caboco, mameluco, caiçara, cariboca, curiboca, carijó. Na linguagem informal, caboclo é indivíduo indeterminado, pessoa.

caipirazinha | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Capengo vem do verbo capengar. O mesmo que: caxingo, manco, manquejo, coxeio, hesito.

No dicionário, saudade é definida como “sentimento melancólico devido ao afastamento de uma pessoa, uma coisa, um lugar ou à ausência de experiências prazerosas já vividas”. É importante afirmar que saudade é um sentimento não necessariamente ruim sob a ótica psicológica.

saudadezinha | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

O que é saudade? A saudade resume lembrar das pessoas que mais gostamos, lampejos que tivemos em vida, situações que passaram por meio de pessoas queridas que estiveram ao nosso redor. Simboliza grandes momentos. Também atrelado a isso, existe a nostalgia por algo que marcou: na infância, adolescência e fase adulta.