Como faz para ser tia avó?

Perguntado por: lporto . Última atualização: 28 de janeiro de 2023
4.8 / 5 8 votos

Você é tia-avó quando seu sobrinho(a) de primeiro grau tem um filho(a). Quando um filho(a) do(a) seu(sua) sobrinho(a) legítimo(a) tem um filho(a) você será tia-bisavó dele(a).

É exactamente essa a expressão: tio-avô. Mas, obviamente, tia-avó. E por aí adiante: tio-bisavô, tia-bisavó; tio-trisavô, tia-trisavó; etc.

Filha da tia-bisavó ou do tio-bisavô, em outras palavras, prima de uma das duas avós ou de um dos dois avôs, em mais outras palavras, sobrinha de uma das 4 bisavós ou de um dos 4 bisavôs.

1.521, inciso IV do Código Civil foi explícito ao dispor que “os irmãos, unilaterais ou bilaterais, e demais colaterais, até o terceiro grau (tios e sobrinhos), não podem casar entre si”.

so·bri·nho·-ne·to |é|
Indivíduo que é filho de um sobrinho ou de uma sobrinha, em relação aos seus tios-avós. Feminino: sobrinha-neta. Plural: sobrinhos-netos. Feminino: sobrinha-neta.

Significado de tia-avó: 1. Tio em segundo grau porque é filho ou filha do sobrinho.

Grau de parentesco sanguíneo

  • Linha ascendente: 1º grau (pais), 2º grau (avós), 3º grau (bisavós) e 4º grau (trisavós).
  • Linha descendente: 1º grau (filhos), 2º grau (netos), 3º grau (bisnetos) e 4º grau (trinetos).

A comprovação de parentesco deverá ser feita mediante apresentação da certidão de nascimento original (ou de cópia autenticada). A cópia não autenticada somente terá validade se apresentada juntamente com o documento original (art. 5º do Decreto nº 83.936/1979).

sobrinho-neto - filho do sobrinho ou da sobrinha… primo - pessoa em relação aos filhos de seu tio ou de sua tia ou aos respectivos descendentes…

Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
Irmão do avô ou da avó em relação aos netos destes.

ti·a·-bi·sa·vó vó A irmã do bisavô ou da bisavó, com relação aos bisnetos destes. Plural: tias-bisavós. Plural: tias-bisavós.

Primos podem ter filhos, mas risco de condições genéticas que podem provocar problemas de saúde é maior. Quando a união se dá entre primos, é maior a probabilidade de dois genes que provocam um problema se encontrarem. Nesses casos, é recomendado realizar acompanhamento genético.

Segundo ela, "o casamento entre primos não é uma situação nova e nem é uma situação rara. No Brasil, estima-se que 2% a 3% dos casais tenha algum tipo de parentesco. Geralmente entre primos de 1º e 2º grau. É importante que a gente possa expressar isso porque não há nenhuma proibição e nada que seja errado.

Por exemplo, o filho do primo é chamado de primo-sobrinho e o primo do pai é chamado de primo-tio, sendo os dois filhos de dois primos diferentes primos de terceiro grau entre si, e assim por diante. Mas as definições variam de pessoas para pessoas.

Assim como os marcos do desenvolvimento infantil e outras diversas situações do universo das crianças, não existe nenhum manual ou regra que determine qual a idade certa para começar a namorar. Aqui, no entanto, estamos falando de crianças, que, segundo diretrizes do Ministério da Saúde, têm entre zero e 12 anos.

Atualmente, o incesto não é considerado crime no Brasil, a menos que envolva menores de 14 anos, quando passa a ser enquadrado como estupro de vulnerável. O Código Civil, por sua vez, apenas proíbe as uniões civis entre parentes próximos por sangue ou afinidade.

Idade exata para se iniciar um relacionamento não existe. O ideal é que, no próprio contexto familiar, se aprenda a respeitar o outro, a tolerar as diferenças, a valorizar a vida e as pessoas” , diz ela.

Neta da irmã ou do irmão.

Então esta mulher é sua prima de segundo grau. A sobrinha da avó de uma pessoa é considerada prima de segundo grau de uma pessoa.

Você é tia-avó quando seu sobrinho(a) de primeiro grau tem um filho(a). Quando um filho(a) do(a) seu(sua) sobrinho(a) legítimo(a) tem um filho(a) você será tia-bisavó dele(a). e assim por diante.

Na linha reta, o grau é determinado, na ascendência ou descendência, pela evidência de cada geração, tendo por base o autor comum. Assim, o pai e o filho estão no primeiro grau, porque entre eles há apenas uma geração. O avô e o neto têm parentesco de segundo grau.