Como fazer compensação de horas no ponto secullum?

Perguntado por: eAvila . Última atualização: 2 de junho de 2023
4.5 / 5 13 votos

Basta abrir a tela do cadastro dos horário: Cadastros > Horários > Opções, em "Modo de Cálculo" marque a opção "Horário em modo de compensação".

FÓRMULA DO CÁLCULO:

  1. São somados TODOS os minutos que foram superior a 5 minutos na tolerância por batida de Falta/Extra, caso a soma seja igual ou superior a 10 minutos, os minutos/horas serão considerados como Faltas/Extras.
  2. Caso a soma acima não seja igual ou superior a 10 minutos, estes minutos serão desconsiderados;

Para configurar as extras no Ponto Secullum 4 abra a tela Cadastro de Horários e clique no botão Extras: Nesta tela, configuramos como serão pagas as horas extras, que os funcionários fizerem no mês. extras.

Como calcular a compensação de horas? O cálculo de compensação de horas extras é bem simples. Basta somar a quantidade de horas excedentes trabalhadas pelo funcionário e descontar esse período em outro dia da semana.

Segundo a CLT, a compensação de horas exige acordo escrito entre empregado e empregador ou contrato coletivo de trabalho, muito embora a Constituição Federal/88, em seu artigo 7º, XIII, estabelece que a compensação de horas deve ser realizada mediante acordo ou convenção coletiva de trabalho.

Acesse o menu Cadastros/Feriados. Clique em Incluir para cadastrar um feriado. Selecione este feriado e clique no botão Cidades. Marque a opção Feriado específico para e selecione a cidade desejada.

O Secullum Ponto Web é 100% seguro e flexível, ideal para todos os nichos de negócios, disponibilizando informações estratégicas para tomada de decisões, com opções tecnológicas que automatizam processos dentro da sua empresa, tornando o controle de jornada cada vez mais prático para a sua equipe.

Essa opção se encontra dentro do menu: Cadastros - Horários - Opções Avançadas - Tolerâncias. Dentro dessa tela, temos: Usar tolerância para refeições ___ minutos.

Para isso, é preciso dividir a jornada em dois períodos, antes e depois do intervalo de almoço, e contabilizar as horas trabalhadas em cada período. Depois, é preciso somar os dois resultados para chegar ao saldo de horas trabalhadas nesse dia.

Quando utiliza-se o padrão de cálculo “Compensado”, o que o Ponto Secullum 4 faz basicamente é compensar Faltas e Extras. Ou seja, caso uma marcação ultrapasse a tolerância configurada, é considerada como Extra/Falta. Caso contrário, esta é considerada como atraso/adiantamento e não é contabilizada.

Funciona assim: quando o profissional ultrapassa o limite diário de 10 minutos, o período de atraso é contabilizado como horas negativas. Esse tempo é compensado com as horas positivas – tempo extra que será trabalhado durante o dia ou a semana.

6 Formas de como provar horas extras em 2023

  1. 1ª Forma: cartões de ponto e escalas de trabalho.
  2. 2ª Forma: Mensagens de WhatsApp.
  3. 3ª Forma: gravações de voz.
  4. 4ª Forma: testemunhas.
  5. 5ª Forma: Registro da catraca de prédios comerciais.
  6. 6ª Forma: geolocalização.
  7. Dica extra: cuidado para não perder as suas provas!
  8. Conclusão.

Além da prova testemunhal, o trabalhador também pode demonstrar as horas extras de forma documental. São exemplos mensagens trocadas entre o empregado e outros trabalhadores, como e-mails ou mensagem de texto em aplicativos, que comprovem as horas extraordinárias.

Primeiramente devemos ativar o banco de horas no sistema: Acesse o menu: Horários - Selecione o horário - Extras - Banco de Horas; Clique em Habilitar banco de horas e dê OK.

A compensação de jornada é um acordo feito entre empregado e empregador para que as horas extras sejam compensadas com folgas no mesmo mês. A Reforma Trabalhista regulamentou esse regime, definindo que é permitida a compensação de jornada estabelecida por acordo individual entre empregador e empregado.

Quais são as principais modalidades de compensação de horas? Existem duas principais modalidades para quem deseja fazer um acordo de compensação de horas, a semana espanhola e a semana inglesa.