Como fazer faculdade de graça em Portugal?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 20 votos

Tem faculdade gratuita em Portugal? Não existe faculdade gratuita em Portugal. No país, diferente do Brasil, mesmo as universidades públicas cobram taxas de matrículas e anuidades, chamadas de propinas. Por outro lado, é possível conseguir bolsas de estudos no país.

Universidade do Porto

A Universidade do Porto, por exemplo, costuma ser mais barata que a maioria das instituições portuguesas.

O visto necessário para estudar em Portugal
Para ingressar em uma universidade portuguesa, você precisa do visto de residência para estudo, mais chamado de visto de estudante. Essa autorização é necessária para você se tornar um aluno regular do ensino superior.

Há um detalhe muito importante: a nota do Enem só pode ser usada pelos estudantes brasileiros que não tenham cidadania portuguesa ou de algum outro país da União Europeia. Para estudar em Portugal com cidadania portuguesa ou europeia precisa realizar o Concurso Nacional de Acesso.

Brasileiros podem fazer qualquer curso em Portugal. As únicas exceções são os cursos de medicina e medicina veterinária. Nesses casos, é preciso morar por pelo menos 2 anos no país e passar pelo processo seletivo comum.

Universidade Lusíada (Norte ou Lisboa) Escola Superior de Saúde Norte Cruz Vermelha Portuguesa. Egas Moniz. CESPU.

Cursos para fazer em Portugal com a nota do Enem

  • Universidade do Porto (U.Porto)
  • Universidade de Lisboa (ULisboa)
  • Universidade de Coimbra (UC)

Sim, é possível estudar e trabalhar em Portugal durante uma mesma jornada. Aliás, essa é uma das grandes dúvidas e preocupações dos brasileiros que decidem encarar um desafio no exterior.

Na maioria das universidades de Portugal eles têm duração de seis semestres, o correspondente a 3 anos letivos.

Segundo o QS World University Rankings 2023, as melhores universidades de Portugal são:

  • UPorto (274º posição);
  • ULisboa (335º posição);
  • Universidade Nova de Lisboa (369º posição);
  • UCoimbra (438º posição);
  • Universidade de Aveiro (501-510);
  • UMinho (591-600);
  • Universidade Católica Portuguesa (801-1.000).

Para fazer a validação de diploma em Portugal é necessário procurar uma universidade pública portuguesa ou então um instituto politécnico público de Portugal (novas regras de 2019).

Se você deseja morar em Portugal, seja para estudar, seja para trabalhar, precisa dar entrada em um pedido de visto para o país. Esse processo é feito junto à embaixada e ao consulado de Portugal no Brasil. Existem também aqueles específicos para aposentados.

Diferente do Brasil, a licenciatura em Portugal não tem TCC – Trabalho de conclusão de curso – como é comum nas universidades brasileiros. No mestrado integrado, os alunos fazem o TCC, que funciona como uma dissertação de mestrado.

Em janeiro de 2023, o visto de residência para estudante custa R$661,97e o visto temporário tem o valor de R$575,62. Precisa abrir uma conta bancária na Europa? Você pode abrir a sua conta multimoedas grátis em 5 minutos e com toda a segurança na Wise, que funciona em toda a Europa e no Brasil.

Não existe uma bolsa de estudo em Portugal específica para o Enem. Na verdade, dependendo da nota obtida no Exame, é possível concorrer a uma bolsa de mérito. Conforme explicamos ao longo do artigo, todas ou a maioria das universidades portuguesas, oferecem essa modalidade e os pré-requisitos variam entre elas.

Atualmente, não há nenhuma regra para viajar para Portugal que tenha relação com a pandemia. Desde 1 de julho de 2022, o teste negativo de Covid-19 e o certificado de vacinação não são exigidos para entrada em Portugal. O uso de máscara durante o voo, também deixou de ser exigido desde 25 de agosto de 2022.

Para o estudo de graduação, as inscrições são feitas através do portal online centralizado Candidatura Online. Os candidatos podem selecionar seis universidades para se candidatar, classificando-as em ordem de preferência.