Como fazer hidratante caseiro com glicerina?

Perguntado por: rbarreto . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos
  1. Ingredientes: 2 colheres (sopa) de máscara de hidratação concentrada + 1 colher (sopa) de glicerina vegetal.
  2. Modo de preparo/aplicação: Misturar os dois ingredientes e passá-los no cabelo, mecha por mecha. Deixar agir por 30 minutos e enxaguar.

Sabendo de sua ação hidratante e umectante, é fácil entender os diversos benefícios da glicerina para a pele: ao hidratar (e prevenir a perda de hidratação da pele), ela deixa sua pele macia e ajuda a repor e fortalecer a barreira cutânea da pele.

Veja o passo a passo de como fazer uma hidratação com glicerina poderosa para cabelos saudáveis e hidratados! Para desfrutar de todos os benefícios deste ingrediente tão poderoso, não tem segredo. Ele pode ser aplicado diretamente no fio ou misturado em alguma máscara de hidratação da sua preferência.

A glicerina pode ser utilizada como anticongelante. Também é usada como adoçante e como base na fórmula de fabricação de explosivos, tintas e lubrificantes. De um tempo para cá, também passou a ser usada em produtos para cuidados da pele e dos cabelos.

A glicerina é normalmente considerada segura, no entanto, existe a possibilidade de reação alérgica, como dores de cabeça, náuseas, sede e dores de estômago em algumas pessoas. Por isso, quando se usa pela primeira vez o produto, é importante utilizar uma pequena quantidade para avaliar a reação do corpo.

Glicerina + Água
Dilua uma tampinha de glicerina em 3 tampinhas de água (30 ml). Aí é só molhar um algodão nessa mistura e passar suavemente na pele, simples assim. Essa misturinha também serve como demaquilante, então é só sucesso! E é isso!

Mas e aí, será que realmente é necessário um sabonete específico para a vagina? Na verdade não, sabonetes simples, neutro ou de glicerina por exemplo, evitam alergia e não alteram o pH da região. Como a pele da vulva e da vagina são sensíveis, essa é a indicação mais adequada.

A glicerina é um umectante, que retira água das camadas profundas da pele, bem como do ambiente para a superfície. Isso proporciona uma pele elástica, radiante e com aparência mais volumosa. Este líquido pegajoso claro, de sabor doce e sem odor mantém as coisas bem hidratadas.

A glicerina pode ser dissolvida em água ou álcool, mas não em óleos. Por outro lado, muitas coisas se dissolvem em glicerina mais facilmente do que em água ou álcool. Portanto, é um bom solvente. A glicerina também é altamente “higroscópica”, o que significa que absorve a água do ar.

Ela é hidratante e umectante, e uma forma de uso bem interessante e misturar 10 ml de glicerina, 30 ml de água e 30 ml de seu hidratante preferido pra aplicar na pele.

A glicerina é um óleo vegetal, e por isso extremamente gordurosa e perfeita para resolver esse tipo de problema de pele. "Vale dormir com o produto nos pés, ou pelo menos deixá-lo agindo por 30 minutos, coberto com plástico filme", ressalta a especialista.

Máscara de óleo de rícino e glicerina: Esta máscara suaviza e hidrata o cabelo porque tem as propriedades nutritivas do óleo de rícino e da glicerina. Pegue 5 colheres de sopa de glicerina e óleo de rícino, misture bem e aplique todo o comprimento do cabelo, deixe por 20 minutos e enxágue com um shampoo suave.

Não pode. A glicerina deve ser misturada à água ou máscara de hidratação antes de ser aplicada nos fios, para evitar que ela roube a hidratação do próprio cabelo.

Tente combinar o suco espremido de um limão fresco com uma colher de chá de glicerina e aplique a mistura sobre a pele afetada. Deixe a mistura agir por 15 minutos e depois enxágue com água morna. Repita a aplicação duas vezes por dia até alcançar os resultados desejados.

--> a vaselina se apresenta em temperatura ambiente de forma líquida, sendo um produto secundário, já que é derivado da destilação do petróleo devido ao processo de produção da gasolina. --> a glicerina pode ser definida com um óleo natural que é extraído de vegetais, especialmente de sementes.

Ajuda na hidratação: a glicerina tem o poder de atrair água e por isso é responsável por hidratar, lubrificar e umectar os fios. Evita o ressecamento dos fios: por ajudar na hidratação do cabelo, a substância pode deixar os fios menos secos.