Como fazer mel de beterraba para o cabelo?

Perguntado por: ezanette . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 10 votos

1º Passo: Em um recipiente, misture algumas colheres do mel de beterraba (somente o líquido, sem os pedaços da beterraba) com a sua máscara de hidratação. Lembrando que a quantidade, tanto do creme quanto do mel, deve ser de acordo com o comprimento dos seus fios.

O mel ainda estimula o crescimento do cabelo. Foi demonstrado que o mel nutre e ajuda a regenerar as células epiteliais que existem no couro cabeludo. Em uma tigela, separe a clara do ovo e adicione o mel e o óleo de lavanda. Misture até obter uma pasta e aplique no cabelo e no couro cabeludo por 20 minutos.

A beterraba possui uma substância chamada betacaroteno, que tem função antioxidante e possui um pigmento avermelhado que pode ser usada para realçar a coloração avermelhada dos fios de cabelos e também é indicada para dar brilho.

Ajuda no crescimento capilar; Combate a porosidade, frizz, opacidade, pontas duplas e ressecamento.

O xarope de beterraba com mel pode ser usado para auxiliar no tratamento de gripes, resfriados e tosse, devido suas propriedades anti-inflamatórias das vias respiratórias e por ajudar a melhorar o sistema imunológico. Além disso, o mel também ajuda a lubrificar a garganta e a reduzir a inflamação, aliviando a tosse.

Dica útil: colocar uma colher de açúcar no cozimento ajuda a intensificar a cor da beterraba.

Para confecção dela, cozinhe a beterraba com pouca água e, em seguida, a bata no liquidificador para que fique bem pastosa. Você pode peneirar ou deixar a beterraba em pedacinhos. O ideal é que possa haver potes com tintas de beterraba em consistências diversificadas.

A beterraba é rica em açúcar, proteínas, vitaminas A, B1, B2, B5, C, potássio, sódio, fósforo, cálcio, zinco, ferro e manganês. Esta mistura de potássio e vitaminas ajuda a combater a flacidez e as rugas da pele do rosto.

Outra opção natural que ajuda no crescimento do cabelo é a massagem com babosa, uma planta que é rica em minerais e vitaminas que removem as células mortas do couro cabeludo, prevenindo a queda e estimulando o crescimento dos fios de cabelo.

Cenoura e laranja
Ambos os alimentos ajudam a crescer os cabelos, pois são ricos em vitamina A e C. Assim, suas qualidades se traduzem em madeixas mais longas, com uma cor bonita e muito brilho.

Como fazer matizador de cenoura e beterraba
Você só vai precisar de um terço de uma cenoura e outro terço de uma beterraba, e mais três dedinhos de água filtrada. Caso você não consiga bater no liquidificador, acrescente um pouquinho mais de água. É só pulsar até conseguir um creme grosso.

Também é possível escurecer o cabelo naturalmente usando sálvia comestível. 1º passo: Ferva 200ml de água com 8 colheres de sopa de sálvia seca por cerca de 5 minutos. 2º passo: Deixe esfriar e aplique no cabelo seco, mecha por mecha. A mistura deve ficar no cabelo por cerca de 1 hora.

Como a beterraba é um pigmento temporário, desbotará em algumas semanas. A água fria preserva a cor mais do que a morna, mas ainda assim você deve lavar o cabelo o menos possível para o efeito durar.

Benefícios para o cabelo: “por ser rica em vitamina A e C e em carotenoides, seu consumo ajuda no crescimento e na força capilar, evitando quebra e queda, além de auxiliar a manter o brilho e a boa espessura do cabelo”, explica Camille.

O mel também tem função umectante, o que ajuda o cabelo a reter mais umidade, deixando os fios mais macios. Além disso, ainda pode ser usado no couro cabeludo para tratamento de problemas dermatológicos, como psoríase e eczema.