Como fazer na parede efeito madeira?

Perguntado por: dvieira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.4 / 5 8 votos

1- Aplique na parede, de 2 a 3 demãos massa corrida, sempre com a ajuda da desempenadeira e da espátula de aço; 2- Com o rolo de lã ou da trincha, aplique de 2 a 3 demãos de tinta na cor branca; 3- Aguarde o tempo de secagem; 4- Espere no mínimo 24 horas, antes de iniciar o processo de pintura do efeito madeira.

O efeito madeira com argamassa é uma possibilidade sustentável e econômica para mudar o visual da sua casa. Elegante e atemporal, a madeira proporciona aconchego, principalmente se combinada com uma decoração em tons neutros e elementos rústicos.

1- Aplique na parede, de 2 a 3 demãos massa corrida, sempre com a ajuda da desempenadeira e da espátula de aço; 2- Com o rolo de lã ou da trincha, aplique de 2 a 3 demãos de tinta na cor branca; 3- Aguarde o tempo de secagem; 4- Espere no mínimo 24 horas, antes de iniciar o processo de pintura do efeito madeira.

Boa leitura!

  1. Passo 1: prepare a madeira. Apesar do que muitas pessoas pensam, o processo de pintura começa antes mesmo de aplicar a tinta. ...
  2. Passo 2: lixe e limpe a peça de madeira. ...
  3. Passo 3: aplique o primer antes de pintar. ...
  4. Passo 4: escolha o tipo de tinta ideal. ...
  5. Passo 5: pinte a madeira. ...
  6. Passo 6: faça o acabamento.

Com o rolo de Textura Rústica, passe a textura na parede, inicialmente no sentido vertical; Depois disso, passe a massa na parede no sentido horizontal; Para finalizar a aplicação da textura, aplique novamente, passadas na vertical; Para retocar alguma parte, lance mão do rolo para retoques de textura.

A maneira mais simples de fazer textura em madeira é utilizando um martelo para bater em ferragens e ferramentas diversas que você vai usar como molde.

Para isso, mergulhe a palha de aço em um pote de vinagre e deixe de um a cinco dias, conforme a preferência pelo tom de cor escolhido. Ou seja, quanto mais dias a palha de aço ficar imersa no vinagre, mais escuro será o resultado e, assim, mais envelhecido será o tom sobre a madeira.

Basicamente, a massa ajuda a nivelar e preencher vãos na superfície, assim como a massa corrida faz em paredes de alvenaria, por exemplo. Além disso, você também pode aproveitar a massa para reformar móveis antigos ou para tratar peças rústicas de madeira.

POXIPOL® é um adesivo que pode ser aplicado em consertos com madeira, agindo com total eficiência. No entanto, ele também serve para colar materiais diversos, como metal, cimento, louça, madeira, mármore, plásticos, vidro, concreto, fibrocimento, cerâmicos, granito, porcelana.

Você sabia que boiserie é o detalhe que vai fazer toda a diferença na decoração do seu cômodo? Boiserie é uma técnica que confere charme e elegância para a sua casa, funcionando como uma espécie de. Este detalhe decorativo pode ser feito em madeira, gesso, poliuretano ou em cimento.

Cores que combinam com todos os tons de madeira
Certas cores combinam com todos os tons de madeira. Portanto, se você não quer errar na combinação, pode apostar nas tonalidades de amarelo, branco, marrom e verde claro. O amarelo é versátil e combina com todos os tipos de madeira.

Conheça as principais cores que combinam com este nobre material:

  • Azul. Isso mesmo, azul! ...
  • Tons avermelhados. Rosa, roxo, vermelho, lilás e muito mais: essas cores pelo incrível que pareça fazem ótimas combinações com diferentes tons de madeira, principalmente as claras! ...
  • Branco. ...
  • Amarelo. ...
  • Verde claro.

Como Combinar Tons de Madeira? 5 Dicas Infalíveis!

  1. 1 – Escolha um Tom de Madeira Dominante. ...
  2. 2 – Utilize tons de madeira semelhantes. ...
  3. 3 – Jogue com Contraste. ...
  4. 4 – Crie Harmonia a partir dos detalhes. ...
  5. 5 – Use um Tapete como elemento de ligação.

Os tipos de tinta indicados para pinturas de paredes de madeira são os esmaltes a base de água ou sintéticos. O primeiro deve ser aplicados com um rolo de lã, enquanto o segundo pede a aplicação com um rolo de espuma. A quantidade de demãos depende da intensidade que você espera da nova cor e da tinta utilizada.

A melhor opção de pintura de madeira é a tinta látex, também conhecida como tinta látex PVA. O nome PVA vem da substância usada na fabricação do látex, o acetato de polivinila. Essa tinta é feita à base de água, permitindo uma fácil aplicação tanto com rolos, trinchas e pincéis.

A forma mais barata de criar um ambiente rústico, é investir em papel de parede com estampas de madeira, tijolinho ou de palha da Inove. Eles conseguem caracterizar esse estilo, ao mesmo tempo, que possuem um custo beneficio muito alto, pois, são de baixo custo, fáceis de limpar, além de possuírem uma boa durabilidade.

Para pintar as paredes que já possuem textura é necessário usar um rolo de lã, um pincel ou pistolas e compressores. Como o acabamento tem ranhuras — que são o charme do grafiato —, a aplicação exigirá mais cuidado e paciência para obter os melhores resultados.

As texturas mais tradicionais usam a massa e instrumentos manuais como a desempenadeira ou os rolos de tinta. Já no caso da textura projetada, é utilizado um equipamento especial: a pistola projetora de textura, que confere praticidade na aplicação.

As texturas da madeira podem ser divididas de acordo com sua uniformidade, sendo elas grossa, fina e média. As madeiras de textura grossa tem essa característica pela presença de poros grandes, que são visíveis a olho nu, dando a sensação desagradável ao tato.