Como fazer o bebê pegar no sono profundo?

Perguntado por: dleiria . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Os punhos fechados abrem-se e os braços e pernas ficam pendurados como se não tivessem peso algum. O bebê agora está num sono mais profundo, permitindo que você o coloque no berço e saia de perto, suspirando aliviado e satisfeito porque seu bebê finalmente está descansando confortavelmente.

Devido a essa imaturidade cerebral, os recém-nascidos são capazes de fazer apenas coisas muito básicas, como dormir e comer; e até mesmo os movimentos do seu corpo são movidos principalmente por reflexos. Até mesmo a forma como os recém-nascidos dormem é subdesenvolvida.

No sono profundo, o bebê tem uma respiração regular e profunda. Sua postura na cama é de entrega total, o seu corpinho fica relaxado e, geralmente, tem as mãos abertas, a feição tranquila e sorridente. Despertá-lo nesta fase do sono é altamente incômodo para o bebê, o qual se sente jogado da cama.

O que acontece para que o seu filho dê aquele belo sorriso enquanto dorme, é que ele chegou à fase REM (Rapid Eye Movement ou Movimento Rápido dos Olhos, em português) do sono, quando ocorre uma atividade muito intensa no cérebro, fundamental para o desenvolvimento neurológico do seu bebê.

A maior parte dos bebês é fisicamente apta a dormir a noite inteira a partir dos 6 meses, embora haja muitas variações nessa faixa etária. Assim como o dos adultos, o ciclo de sono de uma criança está relacionado ao seu cotidiano de alimentação, temperatura corporal e descargas hormonais.

Ajude seu filho a relaxar! Faça passeio de carrinho ou sling se ele não conseguir fazer as sonecas. Ter um momento de descanso, mesmo que seu filho não durma, já o ajuda muito. Tanto para o sono do dia, quanto para o sono da noite, tenha um ritual do sono para que ele adormeça com mais facilidade.

Uma pergunta muito constante entre mamães e papais é: por que meu bebê briga com o sono? Isso é muito comum acontecer porque o cérebro do bebê é programado para captar o que está no ambiente, ficar alerta, aprender. Assim, conforme o bebê vai se desenvolvendo, ele vai ficando mais alerta e brigando mais com o sono.

Outras estratégias para relaxar o bebê antes de dormir incluem:

  1. Com uma bola de Pilates. Essa atividade pode ser utilizada em bebês com mais de 3 meses de vida, que é quando ele já consegue segurar melhor o pescoço. ...
  2. Dar um banho. ...
  3. Fazer uma massagem. ...
  4. Colocar músicas calmas. ...
  5. Barulho contínuo.

Quando o bebê completa seis meses, ele já consegue ter sonos mais longos, podendo dormir por até seis horas seguidas durante à noite. Já as crianças com um ano podem dormir cerca de 10 horas por noite, tirando sonecas durante o dia.

Com o bebê é a mesma coisa: ele ainda não sabe que nasceu e leva de 3 a 4 meses para começar a entender que toda vez que chora, a mãe vem de fora para atendê-lo.

Nos primeiros dois meses de vida, os olhos de uma criança podem parecer cruzados ou vaguear para os lados. Isso geralmente é normal. À medida que a coordenação visual melhora, os olhos do bebê trabalham juntos para se concentrar e seguir um objeto em movimento.

Aos três meses de idade, os bebês já têm uma visão tridimensional e se tornam capazes de seguir objetos e pessoas com o olhar. Aos 4 meses conseguem enxergar todas as cores e podem prever o movimento de um objeto.

Tamanho e peso O seu bebé está a crescer rapidamente: em média, com três meses, os rapazes pesam 5,8 kg, a média de comprimento é de 60 cm; nas raparigas, a média do peso é de 5,3kg e 59cm de comprimento.

Calmantes não são indicados para bebês menores de 1 ano de vida, mas a partir dessa idade, os remédios homeopáticos, conhecidos também como florais, podem ser recomendados para o bebê que seja muito agitado e que as técnicas não funcionam.

Existem alguns métodos recomendados para acalmar o bebê durante as cólicas, como passar uma compressa de água morna levemente na barriga dele ou massagear a barriguinha com movimentos circulares, mas o mais importante é sempre colocar o bebê para arrotar depois de cada amamentação.

Essa é a famosa crise dos 3 meses — a primeira da vida dos pequenos! Se você é uma mamãe de primeira viagem, dizemos isso porque, via de regra, as crianças mudam o seu comportamento a cada 3 meses até completar 1 ano. Esses períodos são conhecidos como as crises dos 3, 6, 9 e 12 meses.

É interessante iniciar esse passo a passo desde os primeiros dias de vida do bebê. Aos poucos, ele vai entender quando e como deve dormir, e em menos tempo que você espera, irá fazer isso sozinho, no berço, no quarto dele, sem qualquer briga, choro e irritação. Não esqueça de programar as horas para as sonecas também.

Você não precisa dar bronca no bebê, mas pode começar a orientá-lo. E essa fase é um verdadeiro exercício do “não”, que será o seu mantra toda vez que o bebê fizer algo que não deve. Toda vez que ele colocar algo na boca ou puxar o fio do aparelho de TV, olhe firme para ele e diga “Não”!