Como fazer o chá de boldo para vir a menstruação?

Perguntado por: hvargas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Para preparar o chá de boldo, você pode usar 1 colher de chá de folhas secas ou um punhado de folhas frescas da planta. Basta misturar o boldo com 200 mL de água e levar ao fogo para ferver. Logo após a bebida levantar fervura, desligue o fogo e aguarde 10 minutos antes de coar e beber.

Agora, se a intenção for controle de diarreia, a metade de um copo de chá de boldo várias vezes ao dia, em curtos intervalos, pode ajudar bastante na eliminação do agente infeccioso. Em casos de constipação ou prisão de ventre, o ideal é tomar dois copos de chá de boldo entre as refeições, de duas a três vezes por dia.

Os chás de gengibre, folhas de rabanete, orégano, sene e canela podem fazer a menstruação descer em pouco tempo.

O chá de boldo não é recomendado para o consumo em mulheres grávidas, pois ele possui uma substância tóxica chamada ascaridol, que pode aumentar as contrações uterinas causando dor abdominal, sangramento, má formação fetal e aborto.

*Imagem meramente ilustrativa. Não é recomendável. Remédio natural, indicado para combater problemas de digestão, o boldo pode ter efeitos negativos no feto, principalmente nos primeiros três meses da gestação, e por isso deve ser evitado por gestantes.

Variações e problemas de humor
Variações de humor, ansiedade, depressão e irritabilidade são sinais comuns de que a menstruação está a caminho. As variações de humor são um sintoma clássico da TPM.

O principal remédio para ajudar a menstruação a descer é à base de progesterona3.

Acetoflux é um medicamento que possui como princípio ativo o acetato de medroxiprogesterona. É o popular "remédio para descer a menstruação". De modo geral, é indicado para a ausência de menstruação, que já dura mais de 3 meses, e pode ser chamada de amenorreia secundária.

Relaxe. O estresse pode atrasar a menstruação por isso, se você quer fazer a menstruação descer, procure relaxar reduzindo a carga de trabalho, fazendo algo que você goste, tomando um banho quente relaxante a luz de velas e com aroma de óleos essenciais ou praticando meditação.

CHÁS PARA REGULAR A MENSTRUAÇÃO:

  1. Chá de manjerona;
  2. Chá de canela;
  3. Chá de folhas de arruda;
  4. Chá de erva-de-São-Cristóvão;
  5. Chá de inhame-selvagem.

Até 15 dias, pode ser considerado um atraso menstrual normal, inclusive a irregularidade menstrual é comum para a maioria das mulheres. No entanto, para aquelas que apresentam um ciclo regular, um atraso de 5 a 7 dias, já pode significar o primeiro sinal de uma gravidez ou de algum problema.

Estresse, viagens, dietas, doenças e medicamentos (incluindo anticoncepcionais) também podem afetar a duração do seu ciclo, sintomas e a duração e intensidade da sua menstruação. Até 7–9 dias de variação entre ciclos é considerada normal em adultos.

Posto isto, reforça a médica, “nenhum chá de canela corrige estes atrasos”. Além disso, ao contrário do que é alegado nas várias publicações sobre esta infusão, há alguma evidência – embora pouco robusta – a sugerir que a canela em cápsulas possa até ter impacto na redução do fluxo menstrual da mulher.

Stress, uso de medicamentos, distúrbios hormonais, uso de anticoncepcional, alterações uterinas, entre outros, são fatores que podem atrasar o início do fluxo menstrual! Quando o atraso ocorre entre 3 a 6 meses, o nome técnico para a ausência da menstruação é amenorreia.

Existem dois métodos de interrupção da gravidez, através da toma de medicamentos ou de uma cirurgia. A jovem pode escolher o método que prefere, mas as opções devem ser discutidas com o profissional de saúde.

A Agência Nacional de Vigilancia Sanitária (Anvisa) orienta derramar 150 ml de água fervendo em 1 colher (chá) de folhas de boldo e abafar a bebida por cinco a 10 minutos. A receita caseira deve ser consumida só para alívio de sintomas leves e o tratamento não pode ultrapassar quatro semanas.