Como fazer o corpo produzir mais serotonina e menos cortisol?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

As atividades aeróbicas, principalmente, ajudam a reduzir o nível de cortisol e também a quantidade de glicose no sangue. Exercícios mais intensos podem ocasionar um aumento do hormônio na sequência, mas contribuem com sua diminuição a longo prazo.

Vitamina B5. Um nutriente que auxilia a produção de serotonina e, quanto mais houver essa substância no organismo, menor o nível de cortisol e mais bem-estar e felicidade.

8 maneiras de aumentar o nível de serotonina, o hormônio da...

  1. Chocolate. Sim, ele realmente nos deixa mais feliz! ...
  2. Meditação consciente. Torne-se mais atento! ...
  3. Exercícios. A atividade física também aumenta o nível de serotonina. ...
  4. Ioga. ...
  5. Sol. ...
  6. Ômega 3. ...
  7. Iogurte. ...
  8. Afeto.

O Panax ginseng é uma das plantas mais estudadas para esta finalidade. Em um estudo realizado com indivíduos submetidos ao estresse físico, observou-se que a administração do Panax ginseng reduziu a resposta do eixo, diminuindo as concentrações de cortisol.

Funciona assim: toda vez que você fica ansioso, seu organismo libera um hormônio chamado “cortisol”. “Esse é um hormônio importante, que tem um papel que nos protege”, afirma o médico. “Quando estamos ansiosos, o cérebro entende que estamos sob ameaça. Ele aumenta o cortisol, que aumenta a glicose sanguínea.

Quais são os antidepressivos fitoterápicos mais usados?

  • – Erva de São João/Hipericão/Hypericum perforatum) ...
  • – Açafrão. ...
  • – Passiflora (Passiflora incarnata) ...
  • – Valeriana (Valeriana officinalis)

Banana, abacaxi, abacate e ameixa. São as frutas com mais triptofano, aminoácido essencial que promove a liberação de serotonina.

As vitaminas do complexo B, especialmente a B6 e a B12, são aliadas na produção de serotonina. São nutrientes especialmente importantes para pessoas idosas e, muitas vezes, uma suplementação é indicada.

Um bom remédio caseiro para cortisol alto é o consumo de inhame porque ajuda a regular os níveis de cortisol no sangue. Além disso, o inhame tem um fitoesteroide que consegue diminuir os efeitos desagradáveis do excesso de cortisol no sangue.

A causa mais comum do aumento crônico e relevante do cortisol é o uso prolongado de MEDICAMENTOS com CORTICOIDES ( por exemplo: tratamento de asma grave, lúpus e outras doenças autoimunes). Mais raramente, pode ocorrer a produção do hormônio pelo nosso corpo.

Os níveis de serotonina no corpo podem diminuir por diversos fatores. Os principais são: Alimentação inadequada. Estresse.

A serotonina baixa é causada por estresse e alimentação inadequada. No primeiro caso, acontece o aumento do cortisol, que provoca a diminuição do processo químico no cérebro, afetando a produção de serotonina.

Há uma série de hormônios que, quando bem alterados, podem desencadear a tristeza sem fim. É o caso da corticotrofina, do cortisol, do estrogênio, da progesterona e do T4. Alguns dificultam a comunicação cerebral. Outros interferem na ação da serotonina, neurotransmissor relacionado à sensação de bem-estar.

O exame de cortisol é feito por meio da coleta simples do sangue do paciente ou pelo exame de urina. Sendo assim, é possível avaliar o nível do hormônio em exames de check-up, bem como em análises específicas solicitadas pelo médico.