Como fazer o teste de TDAH?

Perguntado por: lsoares . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.5 / 5 4 votos

O primeiro passo para fazer o teste para TDAH é agendar uma consulta com um profissional médico ou de saúde mental. Um diagnóstico clínico algumas vezes envolve a coleta de informações de várias fontes, incluindo professores, pais ou cuidadores.

A saber, não há nenhum exame ou teste único e específico para TDAH, como por exemplo exames de sangue para doenças físicas. Mesmo exames médicos (como eletroencefalograma ou ressonância magnética) ou neuropsicológicos são apenas complementares ao diagnóstico.

Uma avaliação completa custa entre 1500 e 2000 reais.

O Projeto de Lei 2630/21, do deputado Capitão Fábio Abreu (PL-PI), cria a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

O médico que diagnostica TDAH pode ser um neurologista, neuropediatra ou psiquiatra.

5 sinais para identificar TDAH:

  1. Desatenção. A criança se distrai facilmente. ...
  2. Agitação incontrolável. Crianças hiperativas não conseguem ficar quietas. ...
  3. Dificuldade de compreender instruções. Se a criança não entender as orientações da primeira, segunda e terceira vez, acredita-se que ela possa ser hiperativa. ...
  4. Ansiedade.

Os desatentos sonhadores se apresentam geralmente como introvertidos, ansiosos, mimados, descoordenados, distraídos. Na escola o rendimento pode ser mediano, mas, testes de QI são normais. Como tendem a ser quietos e calados, incomodam menos que as crianças disruptivas, assim, vão passando quase invisíveis.

Mas amigos que não se sentem reconhecidos e apreciados podem cair no esquecimento e, possivelmente, se questionem: “O que há nessa relação para mim?” Você fica entediado. Algumas pessoas com TDAH gostam de ter amigos, mas muitas vezes se sentem entediadas com eles, precisando de uma pausa.

De acordo com a Associação Brasileira do Deficit de Atenção, estudos já relacionaram o TDAH com causas hereditárias, substâncias ingeridas na gravidez, sofrimento fetal, exposição ao chumbo, entre outros fatores.

“Eu, eu, eu” – Um sinal comum de TDAH é uma incapacidade de reconhecer as necessidades e desejos de outras pessoas. A criança com TDAH interrompe outras pessoas quando elas estão falando e pode ter problemas em esperar a sua vez em atividades de sala de aula ou em jogos com outras crianças.

O paciente com ansiedade tem dificuldade de se concentrar em situações que deixam ansioso (com medo, apreensivo, preocupado). Já o paciente com TDAH tem dificuldade de se concentrar em qualquer tipo de situação durante a maio parte do tempo. É necessário uma observação atenta a esses pequenos detalhes.

Pessoas com TDAH geralmente apresentam dificuldades em suas atividades acadêmicas e no trabalho, principalmente devido à dificuldade de concentração. Além disso, as crianças, por terem sintomas mais acentuados da hiperatividade e impulsividade, apresentam ainda dificuldade de relacionamento com outros colegas.

Faça aqui um teste online rápido e gratuito de TDAH para adolescentes a partir de 17 anos e adultos, elaborado a partir dos critérios diagnósticos do DSM-5 para o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Esta é a versão do teste online de TDAH para adultos e adolescentes com 17 anos ou mais.

O profissional que trata o TDAH pode ser um psiquiatra ou um neurologista. É importante que seja um profissional capacitado nessa área para que seja feito um diagnóstico correto.

Poucas horas de sono aumentam os sintomas do TDAH, diminuindo a capacidade de manter o foco durante dia. Para isso, evite tomar cafeína antes de dormir, mantenha uma rotina à noite e evite exercícios por até uma hora antes de ir dormir.