Como fazer orações intercaladas?

Perguntado por: lbarreto . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 20 votos

Oração intercalada, parentética ou explicativa é aquela que ocorre no meio de outra oração (ou proposição), ou no final do período. Ex.: Vocês, creio eu, não me estão a esconder nada, pois não? Meninos – pediu ela – vão lavar as mãos, que vamos jantar. Fiquei perfeitamente esclarecido.

As orações intercaladas (ou interferentes) representam um assunto que nos lembra uma outra modalidade de orações já existentes – as orações subordinadas. São denominadas subordinadas porque apresentam uma dependência sintática entre os termos que as compõem.

O elemento intercalado não pertence à estrutura em desenvolvimento. Uma característica interessante das intercalações é que elas segmentam frase ou período, mas não separam partes de um mesmo sintagma. Resultam inaceitáveis intercalações como as dadas a seguir porque rompem a continuidade do sintagma.

Oração intercalada, parentética ou explicativa é aquela que ocorre no meio de outra oração (ou proposição), ou no final do período. Ex.: Vocês, creio eu, não me estão a esconder nada, pois não? Meninos – pediu ela – vão lavar as mãos, que vamos jantar.

A oração se define como uma unidade sintática em que há verbos ou locuções verbais. Ela pode ser subdividida em: oração absoluta; oração coordenada; oração subordinada. Quando absoluta, a oração sempre será de período simples.

A vírgula é usada para separar orações e também para intercalar uma oração dentro de outra. Orações não ligadas por conjunções: Os seres vivos nascem, crescem, reproduzem-se, morrem. Acordou, abriu os olhos, olhou para o teto, continuou deitada.

Parênteses ( () )
Os parênteses ( ) são usados para separar palavras, locuções ou frases explicativas que são intercaladas no texto. Podem indicar também a intercalação de um comentário.

O "R" intercalado é aquele encontrado no meio de uma sílaba, entre uma consoante e uma vogal. Existe ainda o chamado "R brando", que é aquele que se localiza entre duas vogais.

Significado de Intercalar
Do latim intercalaris. e. verbo transitivo direto, bitransitivo e pronominal Colocar ou se colocar de permeio (no meio de); interpor-se: intercalar um comentário (entre duas notícias); tristeza e alegria intercalavam-se.

Quando não devemos usar a vírgula? A ordem canônica de uma frase em língua portuguesa é sujeito, verbo e complementos. Quando essa sequência é respeitada, não se coloca vírgula alguma. Então, resumidamente, não se separa por vírgula sujeito e predicado, nem verbo e complementos.

* Adjunto adverbial anteposto ou intercalado – Mediante tal situação, o adjunto deve ser separado por vírgula. Entretanto, quando este aparecer em pequena extensão, a vírgula estará dispensada. Hoje pela manhã, encontrei alguns professores reunidos com o diretor. Amanhã irei rever alguns amigos.

O recurso Horário Intercalado permite a inclusão de “n” períodos em um mesmo ticket sendo, na prática, especialmente útil para os casos em que um determinado chamado/ticket foi tratado durante o dia, mas com interrupções.

A divisão é a operação matemática utilizada para separar os elementos de um conjunto em conjuntos menores, ou seja, para repartir uma quantidade em partes iguais. A divisão possibilita a resolução de diversos tipos de situações cotidianas, por isso é importante compreender seu funcionamento para aplicar adequadamente.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

A dica primordial é começar e transformar em hábito. Você pode optar, inicialmente, por uma dezena do Santo Terço ou uma oração durante as refeições em família. Mas que seja algo constante, sem a ansiedade de acelerar o ritmo de uma hora para outra. É fazendo pequenos gestos que chegaremos à santidade.

Primeira oração (Cheguei), segunda oração (tirei os sapatos), terceira oração (respirei fundo) e quarta oração (me joguei no sofá). Oração subordinada - quando o período é composto e as orações dependem umas das outras para fazer sentido. Exemplo: Se precisar de ajuda, chame.

Conjunções são palavras usadas para ligar duas orações na mesma frase.

Conduzindo a reunião de oração. Considere iniciar com alguns minutos de silêncio e meditação. Um curto período em silêncio pode ajudar as pessoas a se conectarem com Deus. Incentive os participantes a se concentrarem completamente no Senhor durante este tempo.

Sob o ponto de vista sintático, a ordem direta da oração refere-se à utilização da tríade sujeito - predicado - complemento (objeto direto/indireto/predicativo do objeto/complemento nominal). Respeitado esse fundamento básico, as chances de a mensagem ser transmitida de forma mais eficiente aumentam consideravelmente.

Dito isso, as orações desenvolvidas podem desempenhar o papel de sujeito, predicado, complemento nominal, objeto direto, objeto indireto e aposto, sendo classificadas em seis tipos: subjetiva, predicativa, completiva nominal, objetiva direta, objetiva indireta, apositiva.