Como fazer para recuperar a fala de quem teve AVC?

Perguntado por: laparicio . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

Para reduzir as limitações provocadas pelo AVC, a fisioterapia, terapia da fala e estimulação cognitiva podem resultar em ganho de autonomia e ajudar na recuperação. Além disso, o uso da eletricidade é um aliado no tratamento.

A recuperação de um acidente vascular cerebral é um processo lento e gradual. Sendo praticamente aceite que o pico de recuperação de um Acidente Vascular Cerebral anda à volta dos 3 meses, podendo ir até aos 6 meses após o Acidente Vascular Cerebral.

A terapia fonoaudiológica deve estar voltada para a reabilitação da comunicação da pessoa afetada pelo AVC, pois é comum nesses casos. O diagnóstico fonoaudiológico inclui avaliações de fala, funções cognitivas, compreensão e expressão da linguagem.

Afasia é um distúrbio da linguagem decorrente de uma lesão cerebral, como um AVC, que acarreta alterações tanto na compreensão como na expressão oral e escrita. As alterações podem no conteúdo, na forma e no uso da linguagem.

Área de Broca é a parte do cérebro humano responsável pela expressão da linguagem, contém os programas motores da fala.

Não existe tratamento específico
Não existem tratamentos à base de medicamentos que permitam reverter, abrandar ou curar a afasia progressiva primária. Segundo o neurologista Diogo Haddad, alguns medicamentos podem minimizar impactos decorrentes dos sintomas da doença.

“Também descobrimos que um acidente vascular cerebral reduziu a expectativa de vida de um paciente em cinco anos e meio, em média, em comparação com a população em geral.

Os principais exercícios de fisioterapia para AVC são aqueles que estimulam o movimento de punhos e antebraço, articulação dos joelhos e sola dos pés. Estes exercícios podem ser feitos de forma contínua por mais de 1 minuto cada um.

O relatório concluiu que a combinação de chá verde e café contribui para redução do risco de AVC. Mesmo em menor quantidade, consumir apenas o chá também ajuda a proteger contra a doença. Pessoas que bebiam entre duas e quatro xícaras por dia tinham 14% menos chance de ter um AVC.

Acidente vascular cerebral (AVC) pode causar algumas pessoas (20% a 57% das pessoas com AVC) a perder a capacidade de ver todo o espaço à frente - muitas vezes uma metade completa do campo de visão normal é perdida. Esses problemas com a visão são chamados de defeitos de campo visual.

A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras. Esse transtorno de linguagem pode alterar a fala, a compreensão, a leitura e a escrita e assim comprometer a comunicação do indivíduo em diversos graus.

De acordo com alguns estudos, as palavras são percebidas através de um centro especializado de recepção de palavras (área de Wernicke) que está localizado na junção temporoparietal esquerda. Essa região junto com o córtex frontal também são responsáveis pelo compreensão das palavras e articulação de frases.

O indivíduo não consegue nomear objetos ou compreender o que escuta, por exemplo. O tratamento da afasia é feito pelo fonoaudiólogo.

A afasia é a perda parcial ou total da capacidade de expressar ou compreender a linguagem falada ou escrita. É o resultado de danos às áreas do cérebro que controlam a linguagem. As pessoas podem ter dificuldade de ler, escrever, falar, compreender ou repetir a linguagem.

Não existe uma receita. Existe aprendizado no cotidiano, existem trocas e experiências que permitem à pessoa com afasia e ao seu interlocutor construir conjunta e reciprocamente a melhor forma de interação. O fonoaudiólogo tem o olhar, a escuta e a palavra para ajudar nesta caminhada.