Como fazer regra de 3 de forma simples?

Perguntado por: dmello . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.3 / 5 15 votos

1º passo – Identificar as grandezas e construção da tabela. 2º passo – Analisar se as grandezas são diretamente ou inversamente proporcionais. 3º passo – Aplicar o método de resolução correto para cada um dos casos, e, por fim, resolver a equação.

A regra de três só pode ser usada quando as grandezas relacionadas forem proporcionais, ou seja, se uma delas aumentar ou diminuir na mesma proporção que a outra. Essas grandezas podem ser diretamente proporcionais ou inversamente proporcionais.

O cálculo da regra de 3 é feito separando-se os valores em duas colunas. Na primeira linha coloca-se o nome das grandezas em cada coluna. Na linha debaixo preenche-se os respectivos valores conhecidos das duas grandezas. Na terceira linha escreve-se o outro valor conhecido e na coluna do valor desconhecido coloca-se x.

1º passo: dividir o valor por 100 e encontrar o resultado que representa 1%. 2º passo: multiplicar o valor que representa 1% pela porcentagem que se quer descobrir. Chegamos mais uma vez a conclusão que 20% de 200 é 40.

regra de três simples são apenas dois elementos, já na composta são três ou mais elementos.

Regra de Três - Planos de aula - 9º ano.

Se a relação entre as grandezas for direta (quando uma grandeza aumenta, o mesmo acontece com a outra) é preciso aplicar a regra de três simples direta. Mas, se a relação entre as grandezas for inversa (quando uma grandeza aumenta a outra diminui) é preciso aplicar a regra de três simples inversa.

Então temos uma regra de três simples diretamente proporcional, ou seja, aumenta em uma razão e também aumenta na outra.

se alguma grandeza for inversamente proporcional ao valor desconhecido, inverta a posição dos valores; quando todas as grandezas estiverem diretamente proporcionais, faça a multiplicação cruzada; resolva a equação para encontrar o valor desconhecido (x).

Grandezas diretamente e inversamente proporcionais
Duas grandezas são inversamente proporcionais quando, ao se multiplicar o valor de uma delas por um número positivo, o valor da outra é dividido por esse mesmo número positivo.

A Matemática básica envolve os conteúdos estudados na escola no Ensino Fundamental e Médio, etapas que compõem a Educação Básica. Desde o início do seu aprendizado, o aluno é apresentado aos campos da Matemática: Aritmética, Álgebra, Geometria, Estatística e Probabilidade.

Como fazer um cálculo de porcentagem? Para fazer o cálculo da porcentagem, é preciso dividir um valor sobre o outro para que você saiba quanto de um valor representa em relação ao outro. Por exemplo, 15 representa 25% de 60, pois 15/60 = 0,25 (0,25 x 100 = 25%).

Como calcular um terço

  1. Primeiro, divida o número 24 por 3, o resultado dá 8.
  2. Depois, multiplique o numerador da fração (6) pelo 8 da divisão anterior.
  3. Multiplique 6 × 8 = 48.

A maneira mais fácil de como transformar um número em porcentagem é multiplicando o valor por 100 e acrescentando o símbolo %. Ou seja, para transformar o número decimal 0,69 em porcentagem, basta fazer: 0,69 . 100 = 69%

20% = 20/100 = 0,2
Por fim, o símbolo representativo de porcentagem, é claro, é o %.

A porcentagem representa um valor dividido por 100. Dessa forma, falar 25% de um valor é o mesmo que dizer 25 de 100, ou seja, 25 dividido por 100. E, para descobrir o número exato de ausentes no evento, é só multiplicar o todo pela porcentagem. Dessa forma: 160 x 25% = 160 (25/100) = 160 x 0,25 = 40.

A regra de três simples pode ser de duas maneiras: direta, quando as grandezas envolvidas são diretamente proporcionais; inversa, quando as grandezas envolvidas são inversamente proporcionais.

A regra de três é uma técnica matemática usada para encontrar um valor não identificado a partir da relação entre duas ou mais grandezas.