Como fazer sombreamento no rosto desenho?

Perguntado por: dmagalhaes2 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

Faça uma pressão um pouco maior com o lápis para fazer tons mais escuros do lado oposto à fonte de luz. Faça camadas de sombreado, trabalhando em direção à parte mais escura do desenho. A sombra mais escura é chamada de sombra projetada.

Técnicas para Criar o Efeito de Luz e Sombra
As técnicas mais utilizadas são: Chapado (efeito contrastante entre as áreas claras e escuras, onde não há meio tom) Esbatido (transição gradual entre as áreas claras e escuras, formando um degradê) Esfumado (efeito de fumaça, obtido com um esfuminho, algodão, cotonete, etc)

Como já dissemos, toda vez que houver um objeto bloqueando o caminho da fonte de luz, surgirá uma sombra. Como o objeto é denso e opaco a luz não consegue transpassa-lo e é por isso que a sombra se forma. Com isso, a palavra “sombra” pode ser definida como uma região destituída de luz, ou seja, que não existe luz.

O lápis ideal para desenhar sombras é o lápis 4B ou 6B. Estes são macios, grossos e mais escuros, perfeitos para criar tons mais escuros que outros lápis não conseguem alcançar.

Com um lápis e um papel você já pode iniciar. O exercício mais comum para quem está começando é treinar com linhas e formas geométricas. Por exemplo, desenhar várias retas, uma embaixo da outra, e fazer o mesmo depois com círculos, espirais, etc. Nesse momento, o uso da borracha é opcional.

A técnica de sombreamento é utilizada basicamente para criar sombra, representando de maneira contundente a luz e a escuridão de algo em um desenho, além de dar textura à figura ou imagem.

Outra opção para alcançar o efeito de sombra em nossas ilustrações com tinta é usar pequenos pontos ou linhas, mas sem chegar a sobrepô-los. O que causará um efeito degradê, ou de sombras mais ou menos intensas, será a distância entre nossos pontos e linhas. Quanto mais próximos, mais intensa a sombra.

Você deve tomar cuidado com duas áreas: o canto interior dos olhos e também a parte abaixo das sobrancelhas. Para que a sombra fique com efeito bonito, deve-se passar um tom escuro no canto externo, a cor escolhida no centro da pálpebra e a cor clara no canto interno.

O esfuminho nada mais é que um rolinho de papel prensado. Suas pontas são semelhantes a de um lápis, porém nas duas extremidades. Ele tem unicamente a função de suavizar os traços mais secos do lápis. Produz, assim, um sombreamento mais uniforme e suave sobre o desenho.

Para conseguir criar profundidade em um desenho existem três recursos que podem ser utilizados: através da aplicação de sombras e luzes, através do efeito de perspectiva atmosférica e, por fim, através da técnica de perspectiva.

Para desenhar pessoas de forma realista, é fundamental conhecer e entender as proporções do rosto, como a distância entre os olhos e a boca, o tamanho e altura do nariz, a largura e formato da face, etc. Quanto mais proporcional estiver o desenho, mais realista e parecido com uma fotografia ele vai ser.

Desenhar o queixo e dividir a cabeça pela metade na vertical, e também na horizontal. Posicionar os olhos, o nariz, a boca, o cabelo e as orelhas. desenhar o chapéu de palha e adicionar detalhes do Luffy, como a cicatriz embaixo do olho. Passar a caneta preta sobre o contorno do desenho e apagar o esboço feito a lápis.

Nesse ponto, você observará que um objeto possui dois tipos de sombras quando iluminado: própria e projetada. A primeira está relacionada àquela que é formada pelo objeto, ou seja, o efeito de contraste que está na superfície do objeto. Já a segunda, são as sombras projetadas em volta da peça.

SOMBRA PROJETADA: Ocorre quando um objeto é iluminado e projeta uma sombra sobre um plano ou sobre outro objeto. A sombra e a luz são elementos fundamentais da linguagem visual.

O jogo de luz e sombra ou claro e escuro da maquiagem é relativamente simples (veja aqui): deve-se sombrear (escurecer) a parte do rosto a qual deseja diminuir e iluminar (clarear) a parte que deseja aumentar, dando-lhe destaque e volume.

  1. Comece pelo primer de olhos. ...
  2. Escolha um tom de sombra neutro para usar como base. ...
  3. Use uma sombra um pouco mais escura para marcar o côncavo. ...
  4. Aplique a sombra com batidinhas leves. ...
  5. Ilumine a região abaixo da sobrancelha para destacar o olhar.

Quando ela é direcionada da direita para a esquerda, quanto mais inclinado estiver o foco de luz, maior é a sombra. Isso explica as diferenças no tamanho das sombras no decorrer do dia (manhã, mais comprida; ao meio dia quase não se observa a sombra; à tarde, mais comprida), devido à posição aparente do Sol no céu.

Conheça os efeitos de sombra mais conhecidos: Chapado (não há meio tom); Esbatido (transição gradual de pressão ou tonalidade do lápis – degradê); Esfumado (efeito de fumaça obtido esfregando algodão ou papel no grafite);