Como fazer tô legal?

Perguntado por: lgarcia . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 10 votos

O processo de obtenção do documento no “Tô Legal!” será bastante simples: o interessado acessa o serviço na internet, onde estarão informações como um mapa para verificar a disponibilidade do local de interesse e a documentação necessária para obter o “Tô Legal!”.

É o “Tô Legal!”, um sistema totalmente informatizado, que elimina a burocracia e facilita a vida do trabalhador que deseja vender os seus produtos e atuar dentro da legalidade nas ruas e avenidas de São Paulo. A expectativa é que cerca de 45 mil vendedores sejam legalizados. Acesse o site do Tô Legal!

Passo a passo da emissão de um alvará de funcionamento pela internet ou presencial

  1. Entrar com pedido de viabilidade. ...
  2. Definir o tipo jurídico da empresa. ...
  3. Definir o endereço para o negócio. ...
  4. Classificar as atividades exercidas pela empresa. ...
  5. Solicitar a emissão do alvará de funcionamento.

O custo para emissão do Alvará de Funcionamento SP varia de acordo com o tipo de empresa, sendo isenta para algumas e cobrada para outras. Quando cobrada a taxa para emissão do Alvará de Funcionamento pela Prefeitura de São Paulo inicia em R$ 169,84 para outras.

A solicitação do alvará é gratuita e em diversas cidades do Brasil é possível realizá-la online.

Trata-se de um tributo municipal, incidente em todo o país e cobrado anualmente, referente à atuação dos órgãos executivos que exercem poder de polícia.

Taxa de Resíduos Sólidos
O objetivo dessa taxa é custear os serviços de coleta, transporte, tratamento e destinação final de resíduos sólidos.

Vendedor ambulante não precisa de alvará, mas deve providenciar uma licença para trabalhar de acordo com as leis da sua cidade. Cada município do Brasil tem suas próprias regras para obter a licença que permite que um trabalhador atue como vendedor ambulante.

O CPF/CNPJ informado para obtenção do seu TPU deve ser o mesmo vinculado a sua Senha Web ou Certificado Digital, e ao seu CCM – Cadastro do Contribuinte Municipal ativo. Em caso negativo você precisará de nova Senha Web ou Certificado Digital onde conste o CPF/CNPJ vinculado ao seu TPU.

A Portaria de Autorização para comércio e prestação de serviços pode ser expedida para os locais disponíveis nas diversas Subprefeituras, bastando o requerente escolher o local e o período do dia em que irá trabalhar - manhã, tarde ou noite. O prazo máximo para cada Portaria de Autorização é de 90 dias.

Tenho certeza que você já teve esta dúvida, em algum momento da sua vida. Mas, estamos aqui para te esclarecer esta grande dúvida e sim, um vendedor ambulante pode se tornar um Microempreendedor Individual, sem problemas.

Você que se formalizou como MEI antes de 1/9/2020, também está dispensado de alvarás e licenças de funcionamento. Mais uma importante conquista da Lei da Liberdade Econômica. Mas para ficar de fato dispensado do alvará você precisa atualizar os dados da sua empresa.

Sim. De fato, os food trucks são legalizados em apenas algumas cidades e estados. Nas demais, são enquadrados em outras Leis. De toda forma, para colocar seu negócio na rua é necessário cumprir todas as regras que estas leis impõem.

Os MEIs estão dispensados de licenças e alvarás e de fazer pesquisa de viabilidade locacional, a partir das novas regras. Para pedir a dispensa, basta acessar o Portal do Empreendedor, escolher a opção “Solicitar dispensa de licenciamento” e informar os dados solicitados.

Para a emissão entre no site da Prefeitura, acesse o Portal de Serviços/Área das Empresas e clique em Emissão de Alvará. Se preferir, o contribuinte pode ir até o Setor de Tributação, de segunda a sexta, no horário das 7 às 13horas.