Como fazer um Saci com papel higiênico?

Perguntado por: ldamasio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Primeiramente, para fazer um Saci Pererê com tubo de papel higiênico, pintamos o rolo com tinta preta. Passe duas mãos para um melhor efeito. Depois, recorte o papel vermelho (no nosso caso, optamos pela cartolina) e faça um cone. Esse será a carapuça do Saci.

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro que se originou entre tribos indígenas do sul do Brasil, mas que sofreu influência de diferentes culturas. Tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo. Já foi retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena e um rabo.

O Saci usa um capuz vermelho na cabeça onde se concentra todo o seu poder. Ele anda por todo lado fazendo mil travessuras: dá nó na crina do cavalo, azeda o leite, estraga os ovos das galinhas chocas, esconde as coisas dos outros...

Faça um brainstorming de ideias para o design do personagem. Você pode pensar em hobbies, interesses e traços de personalidade que ele vá refletir. Anote tudo em uma folha de papel, tentando chegar cada vez mais ao cerne da sua criação. Pense no design do personagem a partir desses traços de personalidade.

Fazendo o Saci com tubo de papel higiênico
Primeiramente, para fazer um Saci Pererê com tubo de papel higiênico, pintamos o rolo com tinta preta. Passe duas mãos para um melhor efeito. Depois, recorte o papel vermelho (no nosso caso, optamos pela cartolina) e faça um cone. Esse será a carapuça do Saci.

O Saci é muito brincalhão, agitado e travesso. Por isso ele está sempre realizando travessuras por onde passa. Ele gosta de bagunçar a crina dos cavalos durante a noite, dando nós e fazendo tranças.

Entre suas receitas prediletas estão lambari frito, paçoca de amendoim e, claro, arroz, feijão, farofa e mandioca frita. No meio da tarde, aplaca a fome com quitandas do tipo broa de fubá, bolachinhas e biscoito de polvilho. Também é chegado em doces como pé-de-moleque, goiabada cascão e bananada.

Yaci-Yaterê é o nome indígena do personagem, na língua tupi guarani. Com o passar dos anos outros nomes variantes foram adotados nas estórias. E são eles: Saci-Cererê, Matimpererê, Matita Perê, Saci-Saçurá e Saci-Trique.

O Saci-pererê, ou simplesmente saci, é um menino negro e travesso, que fuma cachimbo e carrega uma carapuça vermelha que lhe concede poderes mágicos. Uma das importantes características desse personagem é que ele possui apenas uma perna.

77 anos de idade

Conta a lenda que o saci vive até os 77 anos de idade e, então, transforma-se em um cogumelo venenoso, embora outras versões falam que ele se transforma em um cogumelo chamado orelha-de-pau.

Você sabe por que o Saci tem só uma perna? De acordo com a lenda contada pela Chiara Conte, o Saci foi escravizado e teve sua perna presa para não fugir. Ansiando por sua liberdade, ele corta a própria perna para conseguir fugir.

Segundo M rio Corso, autor de Monstru rio- Invent rio de Entidades Imagin rias e de Mitos Brasileiros, publicado pela Tomo Editorial, o personagem ficou sem a perna direita. “O lado esquerdo simboliza o plano contr rio ao nosso, o torto, o invertido, o errado”, explica Corso.

Saci-pererê é uma das lendas mais conhecidas do folclore brasileiro e faz menção a um negrinho travesso que possui uma perna apenas, mora nas florestas e comete diversas travessuras contra viajantes e moradores das zonas rurais.

cor negra

Reza a lenda que Saci é um menino travesso, de cor negra, que possui apenas uma perna, usa uma carapuça ou gorro vermelho na cabeça e fica o tempo todo fumando cachimbo.

Muito brincalhão e travesso, o Saci surge como um redemoinho e gosta de assustar pessoas. Embora o Saci-pererê seja o mais conhecido, existem três tipos de saci: O Pererê, o Trique e o Saçurá.

O Saci pode se transformar em um redemoinho de vento e desaparecer no ar. Segundo a lenda, esses poderes mágicos emanam do seu gorro. Monteiro Lobato indica, inclusive, que aquele que capturasse a carapuça teria poderes sobre o menino endiabrado das matas brasileiras.