Como fazer um texto com suas palavras?

Perguntado por: aesteves . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4 / 5 10 votos

Portanto, tenha autonomia para escrever com suas próprias palavras.
...
Como fazer um bom resumo de texto?

  1. Leia atentamente o texto original. ...
  2. Marque as principais ideias do texto. ...
  3. Sublinhe as palavras-chave. ...
  4. Tenha o poder de síntese. ...
  5. Cuidado com a coesão e coerência. ...
  6. Faça uma leitura final. ...
  7. Não se esqueça de citar a fonte.

O texto do resumo deve ser corrido, formado por frases concisas, afirmativas, simples e coerentes e, de preferência, em parágrafo único. A primeira frase do seu resumo deve ser significativa e apresentar o documento ao leitor. Utilize verbos na voz ativa e na 3ª pessoa do singular (ele).

Um bom texto é sempre aquele que possui um conteúdo rico e relevante. No momento de sua pesquisa, priorize os aspectos principais e que você sabe que serão importantes. Você também pode anotar as informações principais para nortear sua escrita.

Em suma, em síntese, enfim, em resumo, portanto, assim, dessa forma, dessa maneira, por isso, assim sendo, por conseguinte, conseqüentemente então, deste modo, desta maneira,em vista disso, diante disso.

Introdução, desenvolvimento e conclusão
Ele começa pela introdução, que deve ser usada para apresentar o tema do texto. Geralmente, é construída em apenas um parágrafo. Depois disso, vem a etapa de desenvolvimento, que é o corpo do conteúdo, onde todas as ideias são expostas.

O corpo do resumo deverá estar no modo justificado, fonte Arial, tamanho 12, espaçamento 1,5 entre linhas e conter no mínimo 300 e no máximo 400 palavras. Os resumos devem ser em parágrafo único sem incluir figuras, tabelas ou referências.

Em teses o resumo deve ser apresentado com o máximo de 500 palavras e em dissertações e demais trabalhos acadêmicos, com o máximo de 250 palavras. Recomenda-se o máximo de 10 palavras ou expressões. Versão em outro idioma do resumo da tese ou dissertação. Deve ser iniciado pelo título da tese ou dissertação.

A NBR 6028/2003 postula que o resumo pode ser classificado em três tipos: indicativo, informativo ou crítico, os quais são determinados por características específicas, vistas a partir de agora.

O resumo é uma produção textual que apresenta, de maneira fiel, as ideias presentes em outro texto. Ele tem por finalidade, como o próprio nome diz, resumir para o leitor o conteúdo apresentado no material original.

Faça elogios. Uma ótima maneira de dar o pontapé inicial em uma conversa é fazer um elogio logo de cara. Além de fazer a pessoa se sentir bem, você vai passar a impressão de ser um cara autoconfiante e seguro. Diga algo como “Oi, linda!” ou “E aí, estrela do time, tudo joia?”.

Abuse e use de técnicas

  1. Conheça bem o seu leitor. Não tem mistério. ...
  2. Faça analogias. Nesse método, qualquer semelhança não é mera coincidência. ...
  3. Use o método APP. ...
  4. Seja objetivo. ...
  5. Utilize verbos no imperativo. ...
  6. Traga autoridade para o texto.

As três partes estruturantes de um texto: introdução, desenvolvimento e conclusão. Como escrever um texto coerente, ordenar frases e ideias para construir uma narrativa com coerência.

A principal dica de como fazer uma boa introdução, portanto, é a de manter a atenção do leitor. Para isso, deixe a primeira frase curta e utilize as próximas linhas para explicar o assunto do texto e a importância do tema que você está discursando de maneira breve e que instigue a curiosidade.

Primeiro, a introdução. Depois, o desenvolvimento. Por fim, a conclusão. Entender o que deve ser escrito em cada uma dessas etapas é primordial para fazer um bom texto.

As três partes são: Introdução, desenvolvimento e conclusão, e cada uma vai cumprir uma função específica. A introdução faz uma rápida apresentação do assunto e já traz uma ideia da sua posição no texto, é normalmente aqui que você irá identificar qual o problema do texto, o porque ele está sendo escrito.

Transmite confiança e seriedade. Escrever bem não se resume apenas à difusão de ideias. É também uma habilidade capaz de transmitir confiança. Um candidato com um português impecável, por exemplo, causa imediatamente uma boa impressão nos entrevistadores, obtendo uma grande vantagem perante seus concorrentes.

Meu nome é Fernando da Costa, tenho 25 anos e nasci no Rio de Janeiro. Atualmente, vivo com os meus pais, mas busco a minha independência. Para conseguir isso, busco uma vaga na jornalismo esportivo, área pela qual sempre fui apaixonado. A minha paixão me levou a criar o meu próprio blog aos 15 anos.

Eu o que fui, eu o que sou e eu o que serei. E eis que depois de uma tarde de “quem sou eu” e de acordar à uma hora da madrugada ainda em desespero — eis que às três horas da madrugada acordei e me encontrei. Fui ao encontro de mim. Calma, alegre, plenitude sem fulminação.

Comece

  1. Inicie com Sua Própria História. Você é, sem dúvida, a melhor pessoa do mundo para escrever sua própria história e a de sua família. ...
  2. Conte suas Histórias Favoritas para os Outros. ...
  3. Faça uma Linha do Tempo dos Principais Eventos da Vida. ...
  4. Seja Específico. ...
  5. Apenas Comece.

Falar para escrever
No smartphone ou tablet Android, instale o app Gboard. Abra qualquer app em que você possa digitar, como o Gmail ou o Keep. Toque na área onde você quer inserir o texto. Ao ver a mensagem "Fale agora", diga o que você quer escrever.

Os processos de produção textual podem ter inúmeras finalidades. Você pode, por exemplo, desejar escrever uma redação, uma carta, um discurso para dizer em público, um texto para um blog ou website ou simplesmente um artigo que publicite seu produto ou marca.