Como fazer uma horta do zero?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.9 / 5 6 votos

Então “vambora” nessa jornada!

  1. 1 - Escolha do local. Esse passo é primordial. ...
  2. 2 - Localização do sol. Para que as plantas consigam aproveitar melhor a luz solar, uma ótima estratégia é direcionar os canteiros no sentido Norte – Sul. ...
  3. 3 - Saiba onde plantar. ...
  4. 4 - Prepare o solo. ...
  5. 5 - Cuidados Extras.

Qual o material necessário ? Para os canteiros, necessita-se, principalmente, de pá, enxada, ancinho, estacas e barbante. Outros materiais se tornam importantes na manutenção das hortas: carrinho de mão, enxadinha (sacho), enxadão, mangueira, regador e pulverizador.

Em um recipiente com terra, misture um pouco de serragem e folhas secas para deixar o substrato mais solto; Adicione o substrato no vaso e plante as mudas de hortaliças dando espaço para elas crescerem; Por fim, regue a sua horta todos os dias e mantenha o vaso em um local com luz solar.

Os adubos mais comuns para horta são: Húmus de minhoca: é produzido a partir da decomposição de matéria orgânica feita por minhocas. O produto fornece nutrientes e deixa o solo macio e mais leve. Esterco bovino: é um combo de benefícios para terra, porque melhora a fertilidade, aeração e infiltração de água.

3 dias

Quanto à rega, deve ser feita apenas quando o solo estiver muito seco, o que vai depender do clima. Em geral, a cada 2 ou 3 dias, mas podem aguentar até uma semana sem água. É possível colocar o dedo na terra ou usar a dica do palito de churrasco para verificar a umidade.

Para plantar em todo o Brasil
Acelga, agrião, aipo, alho-poró, almeirão, beterraba, cebola, cebolinha, cenoura de inverno, chicória, couve manteiga, ervilha, espinafre, jiló, mostarda, nabo, rabanete, repolho de inverno, rúcula, salsa e manjericão.

Adube o solo periodicamente
Depois da escolha da melhor terra para a horta, é preciso adubar o solo e fazer isso periodicamente. Nessa etapa, uma boa dica é misturar um pouco do fertilizante com o solo, como forma de prepará-lo para o próximo passo — a plantação.

A primeira orientação é simples: para deixar o solo pronto para o plantio, o ideal é fazer uma mistura entre compostos orgânicos e inorgânicos. Os orgânicos são formados pela decomposição de microrganismos, animais ou vegetais, como húmus de minhoca.

Pimentas: São fáceis de cultivar, e garantem temperos por longos períodos. Salsinha, coentro: O pé de salsinha dura muito tempo, fornecendo o tempero fresco o ano todo. Manjericão, hortelã, alecrim: Muito fácil de plantar e de encontrar a venda, ele pode ser colhido aos poucos o ano todo.

Para saber qual é a melhor terra para horta, pegue um punhado nas mãos e aperte. Se o solo for arenoso, irá esfarelar, pois é seco e pobre em matéria orgânica. Se for argiloso, tenderá a ficar no formato da mão fechada, pois é rico em matéria orgânica.

Para cultivo em vasos ou jardineiras, prepare um mix com terra vegetal, húmus de minhoca e areia para plantio, na proporção de 1:1:1. Misture bem. Escolha um vaso com profundidade de, no mínimo, 20 centímetros. Faça uma camada de drenagem com argila expandida ou brita (pedrinhas de construção).

O que plantar numa horta de quintal para não se frustrar
Hortelã: é uma planta resistente e pode ser colhida a qualquer momento. Ela pode ser plantada por meio de mudas ou sementes. Salsinha: apesar de ser resistente, essa planta não suporta climas excessivos. Além disso, pode ser colhida a qualquer momento.

Outras opções de adubos para horta

  • Húmus de minhoca: não é segredo que as minhocas auxiliam as plantas a crescerem fortes e saudáveis. ...
  • Esterco de gado: quem cuida de hortas e jardins sabe como o esterco de gado pode ser valioso na hora de preparar os melhores adubos para hortas.

“O esterco de galinha é um fertilizante seguro e ideal para o jardim de sua casa. Ele adiciona matéria orgânica ao solo e aumenta a capacidade de retenção de água e as bactérias benéficas presentes na terra”, diz Carvalho.

CONFIRA ALIMENTOS QUE SÃO EXCELENTES ADUBOS:

  • Borra de café Segundo o especialista, desde que não tenha a presença de açúcar na borra, mesmo sendo considerada um pouco ácida, é rica em matéria orgânica. ...
  • Casca de ovo. ...
  • Casca de banana. ...
  • Grama e galhos de plantas. ...
  • Cascas e água do cozimento dos legumes.

Os melhores períodos para regar as plantas são as primeiras horas da manhã e no final da tarde, após as 15 horas. Evite molhar as plantas em horários muito quentes, pois a água evapora muito rápido. Regar a noite também não é indicado, pois a absorção da água é menor, fazendo com que as folhas demorem muito para secar.

Já em caso de sol pleno, deve-se molhar a terra, e não as folhas, porque o risco é queimar a planta. Isso acontece porque a gotícula pode causar uma espécie de lupa. Vegetais como as palmeiras suportam calor e sol pleno, mas há alternativas para os menos resistentes que precisam de iluminação.

O que pode causar a deficiência no desenvolvimento da planta
Os erros mais comuns envolvendo esses fatores são acesso à pouca luz, excesso de nutrientes na terra, baixa quantidade de dióxido de carbono, muita água e temperatura desregulada. A temperatura é o principal fator limitante do crescimento.