Como fazer uma imagem pop arte no papel?

Perguntado por: iilha . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 5 votos

Use um papel vegetal para desenhar as partes mais escuras da fotografia, transformando o desenho em uma espécie de negativo. Depois, transfira-o para a folha final. Agora é só enquadrar e pronto! O seu próprio quadro com estilo pop art!

Características da Pop Art
Inspiração nas expressões urbanas em relação à cultura: histórias em quadrinhos, campanhas publicitárias, jornais sensacionalistas, cinema, rádio, música, itens de consumo (produtos enlatados, carros, geladeiras etc);

Materiais usados e técnicas
Uma das principais técnicas usadas pelos artistas da pop art foi a serigrafia (impressão de grande quantidade de cópias a partir de um original). Fotografias, colagens e pinturas também foram muito utilizadas.

Enquanto a Op Art procurava expressar as constantes modificações da realidade em que o homem vive; A Pop Art procurava expressar a realidade contemporânea, sobretudo a cultura da cidade, dominada pela tecnologia industrial. A expressão “Pop-Art” vem do inglês e significa “arte popular”.

A expressão “pop-art” vem do inglês que significa “arte popular”. A fonte da criação para os artistas ligados a esse movimento era o dia-a-dia das grandes cidades norte-americanas, pois a proposta era romper qualquer barreira entre a arte e a vida que a tecnologia criou nas grandes cidades.

Pop art ou arte pop foi um movimento, surgido principalmente nos Estados Unidos e na Inglaterra, na década de 1950, que utilizava elementos, figuras e a própria estética popular em seus trabalhos, de maneira a fazer uma crítica direta e irônica da sociedade consumista que se formava naquela época, especialmente com a ...

Individualmente ou em grupos, os alunos deverão produzir uma obra que siga a estética da pop art, buscando temas, personagens e métodos que traduzam a cultura de massa contemporânea. A seguir, eles apresentam os trabalhos e o professor abre a discussão com a classe.

Os artistas deste movimento buscaram inspiração na cultura de massas para criar suas obras de arte, aproximando-se e, ao mesmo tempo, criticando de forma irônica a vida cotidiana materialista e consumista.

Pop Art: principais artistas brasileiros

  • Rubens Gerchman (1942-2008) Em 1967, Rubens Gerchman foi premiado no Salão Nacional de Arte Moderna com uma viagem aos Estados Unidos. ...
  • Antonio Dias (1944-2018) Antonio Dias era um artista multimídia. ...
  • Hélio Oiticica (1937-1980) ...
  • Vik Muniz (1961-)

Eu era um homem rico

“Eu era um homem rico”, 1947, de Eduardo Paolozzi, do Independent Group, é considerada a primeira obra da Pop Art. Jasper Johns e Robert Rauschenberg foram os pioneiros da American Pop Art. No entanto, foi Andy Warhol o grande responsável pela fama do movimento.

Os principais artistas da pop art foram Robert Rauschenberg (1925), famoso pelas pinturas com garrafas de Coca-Cola, embalagens de produtos industrializados e pássaros empalhados; Roy Lichtenstein (1923-1997), com suas obras baseadas nas histórias em quadrinhos e anúncios publicitários; e Andy Warhol (1927-1987), com ...

A Pop Art (ou Arte Pop) foi um movimento artístico que surgiu nos anos 50 como uma forma de crítica à sociedade consumista da época. Ao contrário do que muitos pensam, a Pop Art não se refere a manifestações artísticas de classes populares, mas sim a uma interpretação por parte dos artistas sobre a cultura popular.

Andy Warhol (1928 – 1987), conhecido pela alcunha de “o Papa do Pop”, não teve, no entanto, uma vida fácil, tanto social, como no mundo da Arte.

Os artistas recorrem à ironia para elaborar uma crítica ao excesso de consumismo que permeia o comportamento social, estetizando os produtos massificados, tais como os provenientes da esfera publicitária, do cinema, dos quadrinhos, e de outras áreas afins.

Inspirando-se em imagens e personalidade da cultura de massas, os artistas da pop art buscam ironizar a vida cotidiana materialista e consumista das pessoas. Na obras artísticas da pop art, o uso de elementos criados a partir das novas tecnologias do século XX substituem os tradicionais pincéis, tintas e quadros.

A arte popular é a arte da intuição, aquela em que o artista exerce seu ofício sem ter frequentado escolas de artes para esse fim. Apesar disso, suas obras são de altíssimo reconhecimento estético e artístico. Os artistas se inspiram em sua regionalidade, crenças, lendas e costumes típicos de sua cultura.

Op Art foi um movimento artístico que teve início, simultaneamente, nos Estados Unidos e na Europa na década de 1960. Também conhecido como Arte Óptica, o movimento utiliza da ilusão óptica para criar movimento nas produções, com grafismos e estampas que se modificam conforme os olhos percorrem a figura.