Como fica a barriga após miomectomia?

Perguntado por: lourique . Última atualização: 25 de maio de 2023
3.9 / 5 16 votos

No pós operatório, é comum apresentar dores e desconfortos abdominais, além da sensação de inchaço na barriga. Estes sintomas são esperados e facilmente tratados com medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios.

As mulheres que realizaram histerectomia por miomas uterinos volumosos podem mesmo ter uma diminuição do volume abdominal, levando à sensação de emagrecimento. Em relação a vida sexual, após a histerectomia, as relações não sofrem alteração na vida da mulher.

No caso da miomectomia, normalmente a recuperação deste tipo de cirurgia de miomas uterinos é rápida, mas é necessário que a mulher fique de repouso por, pelo menos, uma semana, para que a cicatrização ocorra de maneira completa. Neste período, deve-se evitar todo tipo de esforço físico.

Explico, cirurgias com mioma único ou poucos miomas, quando o cirurgião faz menos incisões no útero, a paciente pode engravidar entre 3 a 4 meses após a cirurgia. Já naqueles casos com múltiplos miomas ou nas laparotomias (corte de cesárea), normalmente indica-se uma espera de 4 a 6 meses.

Outra característica do período de recuperação é que não é exigido repouso absoluto. Um dia depois do procedimento, a mulher pode realizar suas atividades normalmente. Sendo assim, a posição para dormir após miomectomia deve ser a mais confortável possível, pode ser até de lado.

Para identificar se seus pontos estão infeccionados ou inflamarem, observe se há vermelhidão ao redor dos pontos, inchaço, sensação de que o local está mais quente, dor, odor ruim no local da ferida/cirurgia e, em alguns casos, febre alta.

O que acontece com os pontos internos plástica? Os tecidos internos também passam por esse processo de cicatrização. Portanto, o corpo pode levar até 2 anos e meio para recuperá-los totalmente. Porém, mesmo antes de completar esse processo de forma definitiva, o paciente já pode se sentir relativamente seguro.

Vale destacar que, o inchaço após a cirurgia é completamente normal. Os edemas acontecem devido ao procedimento, que causa uma espécie de trauma nos tecidos em que foi realizado. Diante deste cenário, começa a se formar um processo inflamatório, que ocasiona o inchaço.

Riscos e complicações da miomectomia
Na miomectomia histeroscópica realizada em consultório, quando os procedimentos são mais demorados, pode haver alguma dor/desconforto na realização do procedimento ou, de forma mais rara, podem ocorrer sintomas como naúseas, suores e sensação de desmaio (sindrome vagal).

A adaptação a discretos aumentos do fluxo menstrual e das cólicas é muito comum. Utilizar absorventes maiores, trocá-los com mais frequência e aumento do uso de analgésicos durante a menstruação pode ser um indicativo.

Quando os miomas atingem volumes muito grandes a mulher pode sim perceber um aumento do volume abdominal mas isto raramente acontece. Nesta situação o útero aumentado pode empurrar outros órgãos como a bexiga e o intestino e causar sintomas como aumento da frequência e dor para urinar e alteração do hábito intestinal.

A miomectomia por histeroscopia é realizada por meio de um equipamento chamado ressectoscópio, colocado através do colo uterino. Não há cortes nem cicatrizes. O mioma é fragmentado e retirado em pequenos pedaços pela vagina.

Por fim, pela miomectomia vaginal ou histeroscópica, os miomas são retirados pela vagina com auxílio do histeroscópio, um aparelho que permite visualizar a cavidade uterina. O tempo da cirurgia varia de acordo com cada caso, sendo a média de 1 a 2 horas. Normalmente o médico indica 7 dias de repouso.

São necessários cerca de quarenta e cinco dias para o útero voltar ao tamanho normal, pontua.

A maioria dos miomas são pequenos, com menos de 5cm. Desta forma, não fazem engordar ou crescer a barriga. Somente miomas muito grandes fariam a barriga crescer. No entanto, eles são muito raros e acometem mulheres que ficaram muito tempo sem acompanhamento de rotina e tratamento.

Apesar de estar no topo da lista do INSS, se fosse considerada outra forma de classificação, o mioma uterino não seria a condição mais comum para afastamentos do trabalho.

Após a alta o paciente pode subir e descer escadas, desde que isto seja feito lentamente e com auxílio de um familiar, nos primeiros 10 dias depois da cirurgia.

Elementos que contribuem para o bom funcionamento do intestino. O esperado é que o paciente consiga evacuar, pelo menos, nos 2 ou 3 dias posteriores à realização da cirurgia. Após este período, recomenda-se procurar o médico para investigar a origem do problema e as possíveis condutas a serem tomadas.

Gestação e cirurgia para retirada de miomas
Se engravidar, você vai poder optar pelo parto normal ou cesárea. A cirurgia anterior não vai mudar a indicação do tipo de parto.