Como fica a barriga de uma pessoa que tem endometriose?

Perguntado por: efarias . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.2 / 5 20 votos

A paciente fica com a barriga bastante inchada e com sensação de estar cheia. Muitas vezes esse inchaço é doloroso. É comum as mulheres relatarem que essa distensão aparece em um certo momento do ciclo menstrual, mas pode também não ter relação com tal período.

Não existe relação entre endometriose e aumento de peso comprovada em pesquisas científicas. O que ocorre em muitos casos é o inchaço abdominal, que é um dos sintomas da doença, que pode ser interpretado erroneamente como fato de que a endometriose engorda.

Sintomas de endometriose
Dor/cólicas fortes. Dor durante e/ou após a relação sexual. Dor ao evacuar (fazer cocô) Dor nas costas, principalmente na lombar.

A endometriose pode ser confundida com outras condições que podem causar dor pélvica, como doença inflamatória pélvica (PID) ou miomas.

Em geral, barriga inchada e desconforto abdominal são sinais de má digestão, que pode causar gases; má alimentação (dieta pobre em fibra); e grande quantidade de alimentos ingeridos em uma refeição.

Quando os níveis de estrogênio são alterados, podem aparecer modificações no sistema de retenção de líquidos e no acúmulo de gorduras no organismo. Por esse motivo, é possível que a mulher com endometriose tenha uma predisposição maior para o ganho de peso em comparação às mulheres que não possuem essa doença.

É fato que exercícios físicos são essenciais para que se tenha uma boa qualidade de vida. Até aí, nenhuma novidade. Entretanto, pesquisas apontam a importância que a prática regular de atividades físicas tem para mulheres com algum tipo de endometriose.

Endometriose não costuma influenciar no fluxo da menstruação
“É muito improvável que uma alteração de fluxo menstrual tenha como causa a endometriose, pois nessa doença, o sangramento anormal ocorre dentro da cavidade pélvica e não na via vaginal”, afirma a ginecologista e obstetra Raphaella Bristot Silveira.

- Sangramento: fluxos menstruais intensos ou prolongados, sangramento entre as menstruações ou irregularidade menstrual. - Sintomas intestinais: diarréia, intestino preso, cólicas ou sangramentos, dificuldade ou dor ao evacuar. - Sintomas urinários: dor ou sangramento ao urinar e aumento da freqüência urinária.

As cólicas são muito comuns durante a menstruação, no entanto, aquelas com endometriose geralmente relatam sentir dores mais intensas do que normal. A dor pélvica e as cólicas podem começar antes e se estender por vários dias da menstruação.

Ou seja, a endometriose é muito complexa. A fisioterapia pélvica ajuda a liberar as estruturas que estão com pouco movimento, aliviando as dores e, consequentemente, reduzindo o inchaço abdominal”, esclarece.

Endometriose em estado avançado pode causar, por exemplo, uma hidronefrose, que é a obstrução das vias que ligam o rim à bexiga. Outro problema causado pela endometriose é o aumento no risco de infertilidade. A infertilidade, na realidade, não é culpa apenas da endometriose.

Como alimentos ultraprocessados, ricos em gorduras trans, açúcares simples, frituras, refinados e álcool. Esses alimentos podem aumentar a inflamação no corpo e piorar os sintomas da endometriose, por isso, podem ser considerados os piores alimentos para a endometriose.

Dentre os primeiros sintomas que costumam aparecer em um quadro de endometriose, pode-se dizer que o principal é a cólica abdominal. Em alguns casos, a paciente também pode sentir dor em outras áreas do corpo, como na parte inferior das costas, na pelve, reto e vagina.

Endometriose profunda
Além disso, os sintomas tendem a ser mais intensos no período menstrual.

Exame de sangue CA 125 – este exame serve para avaliar a quantidade de proteínas CA-125 na corrente sanguínea. Valores aumentados de CA-125 podem indicar a presença de endometriose. Ultrassonografia transvaginal – a análise das imagens permite ao médico averiguar se há presença de cistos nos órgãos da região pélvica.

Ressonância Magnética
O procedimento é mais refinado do que as ultrassonografias e tem por objetivo acompanhar o desenvolvimento da endometriose e possível evolução da doença. Contudo, a ressonância magnética também pode ser feita para diagnóstico inicial da doença.

Uma recente pesquisa do Hospital Universitário de Zurique, na Suíça, apontou que em mulheres que sofrem de endometriose a ocorrência de fadiga é o dobro do que em mulheres saudáveis.

Alguns tratamentos medicamentosos e cirúrgicos podem indicar que sim, quem tem endometriose pode engravidar. Em até 50% dos quadros, com uma cirurgia de remoção da doença da cavidade do abdômen e dos aparelhos reprodutivos, quem tem endometriose pode engravidar de maneira natural.

Insuficiência renal aguda. Insuficiência pancreática. Câncer gástrico, câncer de ovário e outros tumores. Síndrome de Dumping, uma doença causada pelo acúmulo de alimentos sólidos ou líquidos na região abdominal.

Barriga inchada pode ser sintoma de alguma doença? Sim. Pode ser um sintoma que indica: gastrite, sinal de obstrução intestinal por algum tipo de câncer, alteração da flora intestinal, intoxicação alimentar com diarreia e doença inflamatória intestinal.