Como fica a pessoa com Mal de Parkinson?

Perguntado por: lteixeira9 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.8 / 5 10 votos

Sintomas: a história de quem é acometido pela doença de Parkinson consiste num aumento gradual dos tremores, maior lentidão de movimentos, caminhar arrastando os pés, postura inclinada para frente. O tremor afeta os dedos ou as mãos, mas pode também afetar o queixo, a cabeça ou os pés.

A dor na doença de Parkinson é um desses sintomas. Em cada parkinsoniano, ela surge (ou não) em um lugar e em uma intensidade. Por isso, é tão comum ouvir dos portadores de Parkinson que há 'dias bons' e 'dias ruins'. Alguns felizardos conseguem driblar a dor com exercícios leves.

A FALA – Muitos pacientes apresentam mudanças no tom de voz e no ritmo da fala. A principal queixa é a voz fraca ou excessivamente baixa. Isto acontece quando as pregas vocais não se fecham corretamente, possivelmente devido à rigidez muscular e à lentidão dos movimentos.

Estágio 5 – Totalmente Dependente
O último estágio de Parkinson apresenta os mais debilitantes sintomas. Andar ou permanecer em pé sozinho já não é mais uma possibilidade.

Qual a pior fase do Parkinson? A fase avançada, em que a motricidade é muito comprometida e há déficit cognitivo, nesse estágio o paciente não é capaz de viver sem acompanhamento diário.

Se não for tratada, a doença piora até a pessoa se tornar completamente inválida. O Parkinson pode levar à deterioração de todas as funções cerebrais e à morte prematura.

Exames para detectar a Doença de Parkinson
Um dos exames de imagem mais utilizados é a ressonância magnética (RM). A RM permite a visualização do cérebro em alta resolução, o que possibilita a detecção de lesões e outras anomalias no tecido cerebral.

A pessoa sente tontura repentina ou uma sensação de que vai desmaiar, comprometendo equilíbrio e aumentando os riscos de queda. Eventualmente pode ocorrer mal estar e suor frio até efetivamente desmaios, ou mesmo piora repentina dos sintomas como dificuldade para se movimentar e lentidão do pensamento.

OS principais sintomas da doença de Parkinson são a lentidão motora (bradicinesia), a rigidez entre as articulações do punho, cotovelo, ombro, coxa e tornozelo, os tremores de repouso notadamente nos membros superiores e geralmente predominantes em um lado do corpo quando comparado com o outro e, finalmente, o ...

De acordo com o ensaio, alucinações em geral estão entre os sintomas menos conhecidos da doença de Parkinson, apesar de serem comuns, acometendo cerca de metade dos diagnosticados.

É possível viver bem com Parkinson. Esteja atento aos sinais da doença, seja em você ou em alguém da família. O diagnóstico precoce, o tratamento multidiciplinar e pensamento sempre positivo garantem uma boa qualidade de vida para o parkinsoniano.

Carboidratos refinados, como o arroz branco, o pão, a batata, também vão causar esse pico de insulina. Outra questão é: bebida alcoólica não deve ser consumida por quem tem o Mal de Parkinson, porque também vai causar um desequilíbrio e aumentar o nível inflamatório.

Para viver bem com Parkinson, com uma boa qualidade de vida, disposição para enfrentar os desafios e sem se sentir vulnerável ou constrangido, alguns passos, que chamamos de Suporte Social, são muito importantes.

Além dos remédios, é recomendado que a pessoa com Parkinson pratique atividades físicas regulares e moderadas, para estimular os movimentos. Terapias auxiliares como fisioterapia, fonoaudiologia e suporte psicológico também exercem um papel importante na melhoria da qualidade de vida e independência do paciente.