Como fica o pulmão de uma pessoa com pneumonia?

Perguntado por: lguterres . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A pneumonia é uma infecção que afeta os alvéolos, que são os sacos de ar dos pulmões onde ocorrem as trocas de oxigênio e gás carbônico. Na pneumonia, um ou ambos os pulmões ficam com parte dos alvéolos cheios de líquido ou pus. É uma doença perigosa que, se não tratada rapidamente e adequadamente, pode levar a óbito.

Quais são os tipos de pneumonia?

  • Pneumonia Bacteriana.
  • Pneumonia Viral.
  • Pneumonia Fúngica.
  • Pneumonia Química.
  • Pneumonia Comunitária.
  • Pneumonia Hospitalar.

Os principais fatores de risco da pneumonia são:
Álcool: interfere no sistema imunológico e na capacidade de defesa do aparelho respiratório; Ar-condicionado: deixa o ar muito seco, facilitando a infecção por vírus e bactérias; Resfriados mal cuidados; Mudanças bruscas de temperatura.

A pneumonia não tratada também pode causar um abscesso pulmonar, formada quando uma pequena área do pulmão morre e um acúmulo de pus se forma no lugar, podendo resultar em uma infecção necrosante.

Uma pessoa com pneumonia usualmente começa a melhorar depois de 3 a 5 dias do tratamento antibiótico. A melhora se expressa por uma sensação de melhor estado geral, e redução dos sintomas como tosse e queda da temperatura.

Catarro esbranquiçado ou transparente
O mais comum é que a cor do catarro seja branca ou cinza clara, em alguns casos a secreção pode até ser transparente. Esse é um sinal de que a inflamação atinge principalmente o sistema respiratório superior, ou seja, vai das narinas até a garganta.

A internação hospitalar pode fazer-se necessária quando a pessoa é idosa, tem febre alta ou apresenta alterações clínicas decorrentes da própria pneumonia, tais como: comprometimento da função dos rins e da pressão arterial, dificuldade respiratória caracterizada pela baixa oxigenação do sangue porque o alvéolo está ...

Os principais sintomas são tosse seca, fadiga, desconforto no peito e falta de ar, que piora com algum esforço ou atividade física. Ocasionalmente, o paciente pode perder peso. Quando os sintomas aparecem, a doença já danificou os pulmões.

Se não tratada de forma eficiente, a pneumonia bacteriana pode evoluir para um quadro de infecção generalizada, que pode causar a morte do paciente.

Pneumonia fúngica – causada por fungos, acontece com maior frequência em pessoas imunodeprimidas (pacientes oncológicos ou vivendo com o vírus do HIV, por exemplo) ou com doenças crônicas. É a mais rara e que tem maior potencial agressivo.

O tratamento depende do micro-organismo causador da doença. Nas pneumonias bacterianas, devem-se usar antibióticos. Atualmente, amoxicilina, azitromicina e claritromicina são os medicamentos mais recomendados no tratamento das pneumonias comunitárias que comprometem pessoas previamente saudáveis.

Se tiver com sintomas de pneumonia, limite o contato muito próximo com outras pessoas. Cubra sempre o nariz e a boca ao tossir ou espirrar. Vacine-se.

A pneumologista explica que essas doenças são portas de entrada no sistema imunológico para infecções mais sérias e que, por isso, o vento, tão bem-vindo para diminuir o calor, deve ser evitado sempre que possível.

Onde dói quando uma pessoa está com pneumonia? Normalmente a pneumonia causa dores no peito e no tórax. Crianças podem também referir dor no abdome em alguns casos.

Em alguns doentes, a pneumonia necrotizante culmina com abcessos pulmonares, noutros por sua vez a aspiração produz uma doença com uma duração de várias semanas que se caracteriza por mal-estar, tosse produtiva e febre baixa.

O pulmão é um órgão capaz de se regenerar, mas dependendo da gravidade da infecção, é possível que haja sequelas como se fossem cicatrizes.

As complicações incluem derrame pleural (DP), empiema (EMP), pneumonia necrotizante (NEC) e abscesso pulmonar (ABS)4. O DP e o EMP são considerados diferentes estágios de uma mesma fisiopatologia, cujo processo de inflamação pleural ocasiona o acúmulo de líquido na cavidade pleural4.

a pneumonia viral pode ser curada de modo espontâneo. Em geral, a doença se desenvolve por outros problemas de saúde, como garganta inflamada e gripe. Em pessoas com o sistema imunológico fortalecido, a pneumonia é facilmente controlada. Já em indivíduos debilitados, ela tende a se manifestar de modo mais agressivo.