Como fica o saco com varicocele?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.2 / 5 7 votos

A detecção da varicocele é bastante visual. É possível que o paciente perceba uma dilatação ou uma tortuosidade nas veias do saco escrotal, que podem formar estruturas parecidas com “cachos de uva” na bolsa escrotal.

A embolização de varicocele é o método mais atual e inovador para tratar a varicocele. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, ambulatorial e que exige apenas anestesia local, proporcionando ao paciente a mesma eficiência da cirurgia, mas com um tempo de recuperação muito menor.

O conhecimento clássico sobre varicocele afirma que sua incidência no lado esquerdo ocorre em 80 a 95%, bilateralmente entre 25 a 45%, e raramente apenas no lado direito.

Os sintomas incluem:
dor no(s) testículo(s) sensação de peso no escroto. veias dilatadas que podem ser sentidas. desconforto no testículo.

dor nos testículos e na região da virilha em intensidade variada, piorando ao longo do dia e diminuindo ao deitar; inchaço ou presença de nódulo testicular; sensação de peso nos testículos; infertilidade.

As causas das alterações morfológicas que podem provocar a infertilidade devido à varicocele são objeto de estudos ainda, mas as hipóteses mais comuns e aceitas são: Elevação da temperatura escrotal e testicular; Diminuição de oxigênio nos testículos (hipóxia testicular);

A varicocele, portanto, pode afetar a fertilidade masculina, porém esse quadro pode ser revertido com o tratamento cirúrgico ou com o auxílio de técnicas de reprodução assistida.

Varicocele, ou varizes do testículo, consiste na dilatação anormal das veias testiculares, principalmente após esforço físico. Essas veias fazem parte do cordão espermático. Sua dilatação pode dificultar o retorno venoso provocando disfunção testicular e piora da qualidade do sêmen.

Grau 3. Esse é o mais elevado grau da doença. Existem grandes alterações que podem ser facilmente identificadas, como inchaço escrotal e presença de veias semelhantes às varizes que se formam nas pernas. Homens com esse grau de varicocele têm risco aumentado de apresentar infertilidade.

Em homens que possuem varicocele bilateral, a embolização permite o tratamento simultâneo no mesmo procedimento. A embolização é tão eficiente ou mais se comparado à cirurgia, proporcionando o aumento do número e da qualidade dos espermatozóides. Não demanda incisões na área escrotal.

Quando há sintomas, o mais comum é a dor testicular e uma sensação de peso na bolsa escrotal, que piora em pé e alivia ao deitar (leia: Dor nos testículos – Principais causas). Isso faz todo o sentido, já que, quando deitamos, o sangue não precisa vencer a gravidade para voltar ao coração, facilitando sua drenagem.

Considerado padrão ouro no tratamento da varicocele, a microcirurgia pode custar até R$10 mil, na iniciativa privada. Pelo SUS, o procedimento é totalmente gratuito.

A dilatação destes vasos em mais de 2 mm é chamada de varicocele ou varicocelo.

A varicocele é a principal causa de infertilidade nos homens. No mundo inteiro, afeta 15% da população masculina e cerca de 40% dos homens com infertilidade primária (nunca tiveram filhos).

Causa mais frequente de nódulos escrotais, a varicocele se desenvolve em casos de dilatação excessiva das veias, gerando acúmulo de sangue e a formação do caroço.

A varicocele atinge cerca de 15% dos homens em todo mundo, e na maioria das vezes se apresenta de forma assintomática. No entanto, o sinal mais comum é a presença de veias dilatadas e tortuosas na bolsa escrotal.

Se o homem já tiver uma fertilidade inicial boa, é possível conviver com a varicocele sem comprometimento da capacidade reprodutora. Se a fertilidade inicial for baixa, entretanto, mesmo uma varicocele de menor grau pode se tornar um problema grave. A avaliação tem de ser feita caso a caso.

Hirudoid 3mg/g pomada bisnaga com 40g.