Como foi a descoberta do nêutron?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

Os nêutrons foram descobertos apenas em 1932, por James Chadwick. Contudo, Ernest Rutherford já sugeria a presença de cargas neutras no núcleo em 1920 e, inclusive, cunhou o termo nêutron para essas partículas.

O Prêmio Nobel de Física de 1935 foi concedido a James Chadwick “pela descoberta do nêutron”. Em 1920, Lord Rutherford já havia sugerido que, além de prótons e elétrons, também existiam partículas do mesmo peso de um próton, mas sem qualquer carga elétrica.

Thomson realizou novas experiências que o levaram a concluir que os raios catódicos eram formados por partículas que possuem carga negativa. Tempos mais tarde, Thomson provou que esses raios eram desviados mediante a aplicação de campo elétrico. Assim, essas partículas foram denominadas de elétrons.

Importância do nêutron para o átomo
A descoberta da partícula neutra proporcionou um entendimento maior com relação à estrutura atômica dos elementos químicos. Além disso, o nêutron pode definir os isótonos, ou seja, os elementos que possuem número de massa e atômico diferentes, mas com mesmo número de nêutrons.

Quark, glúon, elétron e fóton estão entre as primeiras partículas fundamentais formadas no Big Bang. Da combinação de partículas de quark, ainda nos primeiros segundos de vida do universo, foram formados prótons e nêutrons, os componentes dos núcleos atômicos.

Resposta: Ela foi cunhada no Inglês em 1921 a partir de NEUTRAL, do Latim NEUTRALIS, “relativo ao que é neutro”, de NEUTER, “nem um nem outro” (no caso da partícula subatômica, por não ter carga elétrica de qualquer tipo).

Já que a grande maioria da massa de um átomo é encontrada em seus prótons e neutros, subtrair o número de prótons (ou seja, o número atômico) da massa atômica lhe dará o número calculado de nêutrons no átomo. O número depois do ponto decimal representa geralmente uma massa muito pequena dos elétrons no átomo.

Chadwick (Figura 1) descobriu a existência de uma partícula eletricamente neutra e com massa um pouco maior do que a do próton – o nêutron. No seu núcleo, o berílio tem quatro prótons e cinco nêutrons. Ao ser bombardeado por partículas alfa, o berílio se transforma no carbono e libera um nêutron.

Ernest Rutherford

Os estudos sobre essa partícula começaram em 1886 por Eugen Goldstein, no entanto foi Ernest Rutherford que a registrou como próton, que significa primário.

A descoberta do nêutron pelo físico inglês James Chadwick em 1932 baseou-se na seguinte observação: o berílio, quando bombardeado por partículas alfa, produzia partículas neutras, de massa e velocidade desconhecidas.

Os nêutrons ficam juntamente aos prótons no núcleo do átomo. Assim, eles diminuem as forças de repulsão entre os prótons e mantêm o núcleo estável, com as partículas unidas. A massa de um nêutron é igual a 1,675 . 10-27 kg, sua massa em unidade de massa atômica é relativamente igual a 1.

6,0135 u.

Sabe-se que o próton e o nêutron têm, cada um, 1,6 x 10-24 grama (ou 0,0000000000000000000000016 g). É infinitamente pequeno, mas ainda assim é 1 840 vezes mais pesado que a massa do elétron, de apenas 9,1 x 10-28 grama.

Os prótons são partículas subatômicas que foram descobertos em 1886, quando o físico alemão Eugen Goldstein realizou um experimento usando uma aparelhagem semelhante ao tubo de raios catódicos, onde ele observou o surgimento de um feixe luminoso no sentido oposto ao dos elétrons.

Só no início do século XX, porém, os cientistas conseguiram provar a existência dos átomos. O autor da proeza foi o físico francês Jean-Baptiste Perrin (1870-1942), ao fazer, em 1908, uma experiência baseada num trabalho apresentado por por Einstein em 1905.

Propôs a existência de um núcleo e elétrons orbitando em sua volta. O modelo atômico de Bohr, proposto em 1913 por Niels Bohr, apresenta os elétrons distribuídos em camadas ao redor de um núcleo.

Nêutron (n0)
Essas partículas foram descobertas pelo físico inglês James Chadwick, em 1932, durante experimentos realizados com material radioativo, e receberam o nome de nêutrons.