Como foi a Educação Física na Idade Contemporânea?

Perguntado por: acaetano6 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 9 votos

Na Idade Contemporânea a Educação Física volta ser necessária e passa a ser ensinada nas escolas. Nesse período surgem o Handebol, o Basquetebol e o Voleibol. O Barão de Coubertin faz renascer os Jogos Olímpicos e divulga o esporte como meio de integração entre os povos.

Através de atividades da Educação Física é possível criar espaços de desenvolvimento crítico, respeito às diferenças, solidariedade e cooperação. Também contribui na promoção, prevenção e reabilitação da saúde física e mental. Sendo assim, o estudo da Educação Física é o ser humano como um todo.

Já entre os romanos, que herdaram com a conquista da Grécia as atividades físicas dos gregos, em plena decadência, orientavam a educação física, objetivando o desenvolvimento das massas musculares. A educação física evolui à medida que se processa a evolução cultural dos povos. ...

A educação física já foi muito excludente e enviesada de modo que ela tinha um viés muito voltado para o militarismo, tendo uma política até excludente. Na atualidade a educação física prega bons valores e a integração social aliada a prática esportiva.

A educação física é uma área que trabalha para introduzir o ser humano na cultura do movimento. Para isso, propõe uma série de atividades planejadas para a promoção do condicionamento físico de crianças, jovens e adultos, sendo uma importante área para colaborar tanto com a saúde física quanto mental.

A EDUCAÇÃO FÍSICA surgiu na Grécia antiga, por volta de 386 a.C. Na época, a disciplina estava incluída na Academia de Platão, considerada a primeira escola de Filosofia do mundo ocidental.

A Educação Física brasileira, passou por cinco fases: a higienista, militarização, pedagogização, competitivista e a popular.

Neste período a Educação Física era também conhecida por “ginástica”e estava voltada para o controle do corpo individual e, em conseqüência, do social.

Os componentes da aptidão (velocidade, força, agilidade, equilíbrio e coordenação) devem ser lembrados no planejamento das aulas de educação física, pois tornam possível uma prática esportiva de melhor qualidade.

A Educação Física tem por objetivo promover um estilo de vida ativo e saudável para as crianças e os adolescentes, com base na prática de exercícios físicos e atividades desportivas na escola.

A Física Moderna possibilitou uma série de descobertas importantes para a compreensão da estrutura da matéria e sobre a natureza da luz. Além disso, explorou a natureza do mundo microscópico e as grandes velocidades relativísticas, trazendo explicações para fenômenos físicos que antes desconhecidos.

Podemos dizer que o início da Educação Física remonta aos tempos do homem primitivo. Quando esse precisava expandir e fortalecer suas capacidades físicas com a finalidade de sobrevivência. Ser bem sucedido nos desafios diários era, muitas vezes, uma questão de vida ou morte para essa população.

A principal novidade, para a Educação Física, é o fato de a BNCC situá-la na área de Linguagem e tratá-la no âmbito da cultura. Dessa forma, as expressões culturais passam a fazer companhia aos movimentos de práticas esportivas no campo dos objetos de conhecimento da Educação Física.

No Brasil, a atividade física passou a fazer parte dos programas escolares em 1854 - obra do então ministro do Império Luís Pedreira do Couto Ferraz (1818-1886), ao aprovar um regulamento que incluiu a ginástica nas instituições públicas da cidade do Rio de Janeiro.

Educação Física, inicialmente chamada de ginástica, foi implantada em nossas escolas no final do século XIX, revelando uma concepção higienista fundamentada nos conhecimentos da anatomia e fisiologia.