Como foi criado o primeiro instrumento musical?

Perguntado por: agil . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.4 / 5 10 votos

Eram feitas de ossos, principalmente a tíbia, de humanos ou animais. É provável que o primeiro objetivo tenha sido imitar o som dos pássaros. Com o passar do tempo, o homem foi compreendendo melhor a “mecânica da coisa”, e então surgiram outros instrumentos de sopro, como o fagote e a flauta doce.

Os primeiros registros históricos que nos ajudam a conhecer melhor a origem dos instrumentos musicais foram feitos em pinturas rupestres. Eles datam de cerca de 60.000 a.C. e revelam a representação de instrumentos de sopro, como flautas e apitos.

Uma flauta de osso de pássaro descoberta em uma caverna da Alemanha foi entalhada há cerca de 35 mil anos e é o mais antigo instrumento musical artesanal já descoberto, dizem arqueólogos, oferecendo a mais nova evidência de que as primeiras populações humanas da Europa tinham uma cultura complexa e criativa.

Flauta de osso de pássaro, possivelmente com 35 mil anos, foi descoberta em caverna de Hohle Fels. A flauta por sua vez, é conhecida como o primeiro instrumento da humanidade, existente em todas as culturas primitivas.

A primeira música gravada
Partindo para um conceito mais moderno, a primeira música que foi gravada é a obra Au clair de la lune, música francesa de 1860. São apenas 10 segundos registrados de uma voz feminina captada em um aparelho chamado de fonoautógrafo.

Na Bíblia. Segundo a Bíblia, Jubal foi o pai dos homens que tocavam harpa e flauta no mundo antes do Dilúvio.

A música surgiu quando o homem descobriu que, batendo um objeto no outro, ele produzia sons e que isso não era simplesmente, um tanto de barulhos. A música teve várias funções no decorrer da história, como para louvar os deuses, exaltar autoridades, lutar, etc.

A evolução dos instrumentos se processou lenta e gradualmente através dos séculos. Foi na primeira metade do século XIX, com o grande desenvolvimento da música orquestral, sobretudo entre 1810 e 1850, que os instrumentos musicais adquiriram, em sua essência, as formas que ainda hoje apresentam.

É impossível saber ao certo quando e onde surgiram os primeiros instrumentos musicais, mas sabe-se que são muito antigos. O homem começou a construí-los para imitar os sons da natureza, como o vento e o trovão, o canto dos pássaros e até o rugido das feras.

Eram produzidos com bambu e pele de animais há 10 mil anos. Eram utilizados para comunicação a distância e em rituais religiosos. A partir daí, surgiram os instrumentos de cordas. A harpa, por exemplo, teria sido originada dos arcos de caça quando faziam barulho ao roçarem nas cordas.

Inicialmente, as ferramentas produzidas eram de madeira, ossos e dentes, depois, de pedras lascadas e marfim. Aos poucos os instrumentos de pedra ficaram mais elaborados, as pedras eram polidas e cada vez mais afiadas. Serviam como excelente ferramenta de corte, presas a ossos, chifres ou madeira.

Instrumentos mais difíceis para se aprender a tocar

  1. Violino. Uma série de fatores faz o violino ser um dos instrumentos mais complexos, exigindo muita dedicação e foco. ...
  2. Harpa. Esse instrumento tem um grande número de cordas, o que por si só já dificulta o aprendizado. ...
  3. Oboé ...
  4. Piano. ...
  5. Acordeão. ...
  6. Bateria.

A guitarra, o instrumento musical mais popular de todos os tempos, é o ícone mais duradouro da história. Desde o início, as pessoas, que viviam em pequenos grupos, cantavam e dançavam as suas próprias músicas e alguns estudiosos especulam, inclusive, que a música pode ter surgido antes da linguagem.

Se trata de um órgão de tubos e o nome completo dele. é The Wanamaker Grand Court Organ, o instrumento. possui sete andares, 28.677 canos, com pedais, muitas. teclas com fios, escadas de madeira internas e etc. o.

Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta.

Guido d´Arezzo, ou Guido Aretinus, é considerado o pai da notação musical moderna. Foi ele quem primeiro sistematizou a forma de escrever música e, assim, encerrou o sistema neumático. Foi Guido quem deu o nome às notas musicais.

Um instrumento musical é um objeto construído com o propósito de produzir música. Os vários tipos de instrumentos podem ser classificados de diversas formas, sendo uma das mais comuns, a divisão de acordo com a forma pela qual o som é produzido. O estudo dos instrumentos musicais designa-se por organologia.

A história da música brasileira se inicia com os indígenas e os jesuítas. O encontro entre esses dois povos constituiu no começo da música popular brasileira. A evolução desses ritmos, como o cateretê ou o cantochão, evidencia-se ainda hoje, pois são tocados em festas populares.

O primeiro gênero musical a ser gravado – a canção de ninar – nasceu na Babilônia (cujas ruínas estão no Iraque moderno) em 3000 aC.

Há aproximadamente 42 mil anos, os primeiros hominídeos sentavam-se ao redor de fogueiras, tocavam as flautas feitas de ossos e cantavam. Isso é indicado pela datação por radiocarbono de uma antiga flauta encontrada na caverna de Geissenklösterle, no vale de montanhas de Jura, ao sudeste da Alemanha.

A música não é uma criação de Deus, ela surgiu do mais secreto sentimento do coração dEle de ser louvado, ela simboliza os pensamentos do próprio Deus, simboliza a intimidade dEle.