Como foi o chamado de cada discípulo?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Os colaboradores de Jesus tinham nome: “Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor”.

Matias, o apóstolo “póstumo”. É assim chamado porque surgiu depois da morte do apóstolo Judas Iscariotes, o traidor.

Naquele tempo: 9Partindo dali, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me!

Judas deu um beijo em Jesus para identificá-lo aos guardas que o procuravam. Por essa razão, seu nome e a expressão “beijo de Judas” passaram a ser relacionados à traição. Judas Iscariotes nasceu em Kerioth, na região da Judeia. Segundo o Novo Testamento, Judas foi o único dos apóstolos que não nasceu na Galileia.

Mateus 4,18-22 relata como André ouviu a Palavra de Deus: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. Assim como os outros apóstolos, André deixou imediatamente as redes e seguiu Jesus. Foi essa resposta rápida que permitiu que os apóstolos difundissem a Palavra, a boa notícia da salvação.

Tiago, o maior

Também chamado de "Tiago, o maior", para diferenciar de outros Tiago. Irmão de Simão Pedro, ambos eram pescadores, era discípulo de João Batista antes de Jesus. Era galileu de Betsaida, a mesma cidade de Pedro e André; apresentou Jesus para Natanael.

Depois da pregação, Jesus disse a ele para sair novamente com o barco. Mesmo descrente, Pedro concordou e quando retornou as redes estavam cheias. Jesus então disse a ele que se tornaria "pescador de homens". Chamou-o de Pedro: "E eu te digo: tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja" (Mt, 16,18).

Segundo a antiga tradição, a São Simão foi morto serrado ao meio, e São Judas Tadeu tendo a cabeça cortada com um machado, por isso São Simão é pintado com uma serra e São Judas Tadeu com um machado na mão.

João

João, mais do que qualquer outro discípulo, tinha um lugar especial no coração de Jesus. A Bíblia se refere a ele como "o discípulo a quem Jesus amava" (João 21:20).

São João Evangelista

São João Evangelista foi torturado cruelmente pelo imperador Valério e foi jogado num tacho de azeite fervendo. Escapou miraculosamente. Então foi exilado na Ilha de Patmos, no Mar Egeu, que era um lugar de banimento de pessoas. Ele morreu em Éfeso no ano 203, com 94 anos.

Levi, arrecadador de impostos, recebe o chamado que mudará completamente seu estado e vida, ser seguidor de Jesus. Sua generosidade foi tanta que não só respondeu, mas preparou um banquete, e em seu estado e realidade foi primeiro amado.

São Lucas

De acordo com a tradição, Lucas tinha talento para a pintura e exercia a profissão de médico. São Lucas foi introduzido na fé por volta de 40 anos. As primeiras referências a São Lucas constam das epístolas de São Paulo, nas quais ele é chamado de “colaborador” e de “o médico amado” (Cl 4,14).

Todos os apóstolos, por exemplo, eram casados, e nos textos sagrados nunca se fala de suas mulheres e filhos. Só uma vez se nomeia de passagem a sogra de Pedro, a quem Jesus curou de uma doença.

No evangelho de João, o discípulo amado surge como um amigo íntimo e pessoal do Senhor. Com Marta, Lázaro e Maria, João é descrito claramente nesse evangelho como alguém a quem Jesus amava (ver João 11:3, 5).

Pedro fez parte dos discípulos mais íntimos de Jesus, tendo se dedicado a Jesus com zelo extremado, marcado por atitudes impulsivas, como quando usou a espada para defender seu mestre.

nome masculino
[Informal] Trapaceiro, velhaco. Origem etimológica:[Judas] Iscariotes, antropónimo [discípulo de Cristo que o traiu].