Como funciona a mente de um corrupto?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 7 de maio de 2023
4.3 / 5 16 votos

A mente de uma pessoa corrupta é muito adaptável e funciona perfeitamente, desde que haja um contexto que o leve a burlar a norma. Eles são os eternos geradores de crises para as suas famílias, para as empresas onde trabalham e a sociedade em que vivem.

Que ou quem age de forma desonesta para tirar vantagens para si ou para outrem; que ou quem se deixa subornar, perverter ou viciar.

Governo Dilma Rousseff
Foi considerado pela PF o maior esquema de corrupção da história do País. O pagamento de propina ultrapassa dez bilhões de reais, e é considerado pelo Departamento de Justiça dos Estados Unidos o maior caso de suborno internacional.

O corrupto é alguém que se destituiu da sua própria humanidade. Mas não apenas os gregos tinham consciência de um possível afastamento do ser humano de sua natureza: é este o sentido mais profundo do que os cristãos chamam de “pecado original”.

Corruptor: aquele que propõe uma ação ilegal para benefício próprio, de amigos ou familiares, sabendo que está infringindo a lei; Corrompido: aquele que aceita a execução da ação ilegal em troca de dinheiro, presentes ou outros serviços que lhe beneficiem.

A corrupção privada ou “corrupção necessária” pode ser caracterizada por diversas condutas, sendo a mais comum delas o suborno em negociações privadas, o qual é considerado, na maioria dos casos, como “natural”, e “necessário” para impulsionar os negócios privados.

Como consequências da corrupção, o ministro destacou o desvio e a má aplicação de fundos destinados aos desenvolvimentos econômico e social e a consequente destruição da capacidade dos governos em oferecer serviços básicos à população.

Os atos corruptivos, como desvios de recursos financeiros dificultam o acesso à saúde, à educação, ao transporte, ao saneamento, entre outros serviços públicos, comprometendo substancialmente o atendimento às demandas sociais mais prementes, logo, a corrupção anda na contramão do desenvolvimento e da moral.

Práticas de como evitar corrupção

  1. Tenha um código de conduta. ...
  2. Invista em canais seguros de comunicação. ...
  3. Implemente um canal de denúncias. ...
  4. Ofereça treinamento especial. ...
  5. Invista em práticas de compliance. ...
  6. Tenha parceiros confiáveis. ...
  7. Crie um comitê de ética. ...
  8. Preste atenção nos contratos.

A atitude mais eficiente para se combater a corrupção e a fraude no serviço público é por meio das atividades de prevenção, especialmente as voltadas à transparência pública, que lançam mão do controle social para fiscalizar o gasto e os resultados da gestão pública, representando o melhor custo-benefício.

Rombo de até R$ 310 bilhões no governo Lula acende alerta no mercado.

Na avaliação da Transparência Internacional Brasil, organização focada no combate à corrupção, não é possível dizer se o Orçamento Secreto é o maior esquema de desvios de recursos do planeta.

A corrupção nasce em nossas casas, todos os dias. Está presente dentro do nosso mais profundo ser, enraizada em velhos e novos hábitos. Ela se perpetua como uma praga, age como o mais potente vírus, pois é capaz de se reinventar a uma velocidade incalculável.

A corrupção pode ser realizada em diferentes esferas de nossas vidas, até mesmo pessoais. Quando não há o retorno de um troco errado, por exemplo, é uma atitude que se caracteriza corrupção. Pode envolver, ainda, extorsão, tráfico de influência, suborno, fraudes e propina.

Corrupção lateral
É o tipo de corrupção mais comum entre acionistas e a grande gestão. É caracterizada pela defesa de interesses próprios dentro de um conselho administrativo, priorizando as decisões que tragam benefícios pessoais.

Quando é o próprio funcionário quem solicita ou recebe, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, vantagem indevida, ou aceita promessa de tal vantagem, desde que tais fatos ocorrem em razão da função, ainda que fora dela ou antes de assumi-la.

Corrupção ativa e passiva
Em síntese, só pode ser cometido por funcionário público. Já o crime de corrupção ativa, no qual o particular oferece vantagem indevida, é crime comum, visto que qualquer um pode cometê-lo, qualquer pessoa pode oferecer vantagem indevida a funcionário público.

Pena – reclusão, de 1 (um) a 8 (oito) anos, e multa. Parágrafo único. A pena é aumentada de 1/3 (um terço), se, em razão da vantagem ou promessa, o funcionário público estrangeiro retarda ou omite o ato de ofício, ou o pratica infringindo dever funcional.

Corrupção passiva: solicitar ou receber para si ou para outra pessoa vantagem indevida. A pena é de dois a 12 anos de reclusão e multa. Corrupção ativa: oferecer vantagem indevida para algum funcionário público a fim de fazê-lo omitir ou não realizar determinada ação.