Como funciona o repasse do iFood 2022?

Perguntado por: hbaptista . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
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O plano de repasse semanal é aplicado sob as transações online e considera uma taxa de 1,59% para parceiros que não têm a Conta Digital iFood. A partir de 12 de novembro de 2022, a taxa cobrada no plano de repasse semanal para parceiros com Conta Digital iFood passa a ser de 1,49%.

Basta que sua conta esteja cadastrada no Portal Parceiro (clique aqui). Automaticamente, você irá receber semanalmente.

Agora, se o repasse estiver "Retido", isso significa que houve alguma violação das regras do iFood ou ordem judicial. Caso tenha alguma dúvida, entre em contato com o nosso time por meio de um chamado. >

O plano de repasse semanal é aplicado sob as transações online e considera uma taxa de 1,59% para parceiros que não têm a Conta Digital iFood. A partir de 12 de novembro de 2022, a taxa cobrada no plano de repasse semanal para parceiros com Conta Digital iFood passa a ser de 1,49%.

Quem paga a taxa do iFood, o restaurante ou o cliente, pode ser escolhido por você! Isso acontece porque todo o colaborador da plataforma precisa pagar alguns encargos. Para quem não sabe, o app cobra uma taxa de 12% a 27% em cada pedido, fora a mensalidade, que fica entre R$ 100 e R$ 130.

Seus repasses serão creditados na sua Conta Digital iFood. Você pode transferir valores da sua conta para qualquer conta de destino, para isso, basta acessar o app da conta ou o Portal do Parceiro e realizar uma transferência (TED).

Os repasses iFood são feitos até o final do dia, por depósito bancário, na sua conta cadastrada no aplicativo.

Quando perguntados sobre sua renda no trabalho com aplicativos, 68% dos 1.507 entregadores entrevistados na pesquisa declararam ganhar entre 1 e 3 salários mínimos —o equivalente a um valor entre R$ 1.212 e R$ 3.636, considerando o valor vigente em 2022, quando a pesquisa foi feita.

Isso ocorre porque o IRPJ é um dos impostos que já estão inclusos no DAS (Documento de Arrecadação do Simples), que é pago mensalmente por essas empresas. No entanto, vale considerar que empreendedores que obtiveram um rendimento acima de R$28.559,70 em 2022 precisam declarar o Imposto de Renda como pessoa física.

Já quando se trata de um pagamento offline, feito no momento da entrega, o iFood realiza cobranças das taxas aos parceiros. A diferença para o modelo citado anteriormente é que o estabelecimento fica “devendo” valores ao iFood.

Se sua loja não está recebendo pedidos no iFood, siga os passos abaixo para investigar o problema: verifique a estabilidade da sua conexão com a internet. Se o modem está longe do seu computador, talvez esteja causando uma interferência; confira o horário de funcionamento da sua loja no Portal do Parceiro.

O seu repasse irá constar no extrato como "Repasse iFood". Para verificar o extrato de sua Conta Digital iFood no aplicativo, siga os passos abaixo: Acesse sua conta através do aplicativo. Clique em Extrato no Início.

A taxa de entrega do iFood vai para quem? O destino da taxa de entrega iFood vai depender do plano escolhido pelo restaurante quando ele se cadastrar na plataforma. Se for o plano Básico, a taxa vai para o próprio restaurante, já que ele se responsabiliza pela entrega dos pedidos realizados.

R$ 0,99

A taxa de serviço iFood é uma tarifa de R$ 0,99 cobrada pelo aplicativo em compras que não atingem o valor mínimo de R$ 20 para ajudar na manutenção da plataforma quando o cliente fecha o pedido. Quem paga esse valor é o consumidor.

É um serviço sem taxas ou comissão. A loja paga apenas o valor do frete — que pode ser repassado diretamente ao cliente, caso prefira. A venda não precisa ser feita dentro da plataforma iFood.

Veja como resgatar o saldo do iFood Card:

  1. Abra o aplicativo e vá em “Perfil”;
  2. Selecione a opção “Pagamentos;
  3. Selecione “Resgatar iFood Card;
  4. Insira o código do cartão-presente ou escaneie o QR code;
  5. Finalizado. Após isso, o saldo estará disponível.

A modalidade está disponível no Android e iPhone (iOS) em diversas cidades do Brasil. Para utilizar o recurso, basta selecionar a forma de pagamento antes de concluir o pedido. Ao finalizar o pedido, um código é gerado pelo iFood para efetuar o pagamento pelo app do banco do usuário.

Ao selecionar a opção, o aplicativo gera um código Pix, que deve ser utilizado no banco do cliente para a realização da transferência do valor do pedido para o delivery. A pessoa tem até cinco minutos para concluir o pagamento e, se não for realizado neste período, o pedido será cancelado automaticamente no app.

Fácil, prático e sem perder tempo e dinheiro! Além disso, o aplicativo conta com uma funcionalidade exclusiva: a de Gestão Financeira. Com ela, é possível fazer a gestão de todos os repasses em um só lugar, com muita agilidade, segurança e controle sobre as finanças do restaurante.

As taxas cobradas são: 12% Comissão sobre pedidos delivery ou 6% para pedidos a retirar, 3.2% de taxa para pedidos pagos via iFood e uma mensalidade de R$ 100,00 para empresas com faturamento acima de R$ 1.800,00/mês.