Como funciona o sistema locomotor humano?

Perguntado por: ralvim . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 9 votos

O sistema locomotor é formado pela união de três sistemas atuando em conjunto: esquelético, muscular e articular. Esse sistema permite que os indivíduos realizem diversos movimentos e possam locomover-se, seja em busca de alimentos, fuga de predadores, entre outros.

estriado esquelético

O tipo de tecido muscular relacionado com nossa locomoção é o estriado esquelético. O estriado cardíaco é encontrado apenas no coração, e o liso é encontrado em órgãos viscerais, em glândulas e nos vasos sanguíneos.

O sistema locomotor é formado pelos ossos, articulações e músculos esqueléticos e representa a integração entre o Sistema Esquelético e o Sistema Muscular.

O sistema locomotor é responsável pela movimentação e deslocamento do nosso corpo. Além disso, ele garante sustentação de partes moles do corpo e proteção de órgãos internos. Nosso esqueleto funciona ainda garantindo a produção das células sanguíneas e servindo de local para armazenamento de sais.

Classificação dos animais de acordo com o tipo de locomoção

  • Animais terrestres.
  • Animais aquáticos.
  • Animais aéreos ou voadores.

Os tendões estabelecem a ligação entre músculos e ossos e transferem a força para o esqueleto. São compostos por fibras de tecido conjuntivo de colagénio, as quais têm pregas quando não estão em esforço e permitem um amortecimento da transferência de força para os ossos.

As articulações ou junturas podem ser definidas como o local de conexão entre dois ou mais ossos ou destes com as cartilagens. As principais funções desses locais são permitir a movimentação dos segmentos do corpo e manter todos os ossos do esqueleto juntos e estáveis.

No corpo humano há três tipos de músculos:

  1. Estriado, voluntário ou esquelético.
  2. Liso, involuntário.
  3. Cardíaco.

Existem muitas condições e doenças que atingem o sistema locomotor humano, trazendo dores e desconforto para os pacientes. De acordo com o Doutor Filipe Coelho da Costa, da Policonsultas, as condições mais comuns e que mais acometem seus pacientes são: lombalgia, hérnias, tendinites, bursites e artroses de joelho.

Os músculos são constituídos pelas fibras musculares, células alongadas ricas em miofibrilas de proteínas, responsáveis pela contração muscular. Ao se contrair, o músculo ocasiona o movimento do corpo ou de órgãos internos.

Há três tipos de tecidos musculares: tecido muscular liso, tecido muscular estriado esquelético e tecido muscular estriado cardíaco, sua caracterização histológica é baseada na presença de estriações no citoplasma da célula, quantidade de núcleos e localização do núcleo dentro da célula.

O músculo é formado por fibras musculares constituídas por células que são capazes de relaxar ou se contrair a partir da energia latente que é controlada pelo sistema nervoso.

O sistema de sustentação, também chamado de sistema esquelético, é composto pelo esqueleto, constituído pelos ossos, cartilagens e tendões presentes no corpo de um organismo. Sua função principal é a proteção e a sustentação do corpo. A unidade tecidual que constitui o sistema de sustentação é o osso.

No músculo estriado esquelético, a contração se dá pela interação entre os dois filamentos de proteínas nos sarcômeros (actina e a miosina). A cabeça da miosina empurra os filamentos de actina, gerando a contração muscular.

Pela forma, os ossos são classificados em cinco principais tipos: longos, curtos, planos, irregulares e sesamoides.

A locomoção é uma função humana básica que permite ao indivíduo explorar seu ambiente e executar ações apropriadas. A locomoção também pode ser vista do ponto de vista energético, como uma forma de dissipar energia dentro de um sistema termodinâmico.

Existem três tipos de estruturas locomotoras: os pseudópodes, os cílios e os flagelos. Os pseudópodes são expansões transitórias do citoplasma, os cílios são filamentos curtos e numerosos, enquanto os flagelos são estruturas mais longas e que, geralmente, ocorrem em menor número.

A locomoção humana exibe duas formas básicas, que podem ser observadas de acordo com a velocidade do deslocamento [42]. Esses dois mecanismos básicos seriam: o mecanismo rígido de marcha, similar a um “pêndulo invertido”, e o mecanismo flexível de corrida, trote e salto, similar a uma "bola quicando" [43].

ELES SE LOCOMOVEM ANDANDO, CORRENDO, SALTANDO, RASTEJANDO OU VOANDO.

Os músculos mais rápidos são os levantadores das pálpebras, pois podem contrair-se até cinco vezes por segundo. Os músculos mais potentes, ou seja, os que podem gerar uma maior pressão sobre um determinado ponto, são os masséteres, cuja função é movimentar e permitir a mastigação.

No organismo, o tecido muscular cardíaco é encontrado no músculo do coração (miocárdio). O controle nervoso é involuntário, com contração rítmica e espontânea. Essas características são essenciais na fisiologia cardíaca, visto que é o que possibilita os batimentos do coração, o que impulsiona o sangue na circulação.