Como ganhar força nos braços para fazer barra?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

As 6 dicas para treino para barra fixa são:

  1. Não deixe o aquecimento de lado. Pode parecer apenas um detalhe sem importância, mas aquecer é fundamental. ...
  2. Use cargas. ...
  3. Varie as pegadas. ...
  4. Conte com suplementos para aumentar sua força. ...
  5. Não balance o corpo durante o treino para barra fixa. ...
  6. Tenha controle da descida.

Muitas pessoas que não conseguem realizar o movimento da barra fixa tem enfraquecimento dos deltoides. Com isso, perde-se estabilidade e potencial de força no movimento. Por isso, é muito importante fortalecer estes músculos de uma forma específica e de acordo com este objetivo.

Alimentos indispensáveis para o aumento de força e massa muscular

  • Banana. Além dos carboidratos e fibras, a fruta também possui vitaminas do complexo B essenciais para a formação de serotonina — neurotransmissor responsável pela sensação de bem estar.
  • Feijão com arroz. ...
  • Aveia. ...
  • Peito de frango. ...
  • Peixes.

Segure-se na barra em si com as mãos alinhadas aos ombros e puxe o corpo para cima até o seu queixo passar dela. Fique assim por um segundo e volte ao início. Por fim, tente fazer uma ou duas séries de cinco a dez repetições cada. O elástico diminuo a resistência do corpo à gravidade na hora que você for fazer a barra.

O treino para barra fixa exige força e resistência muscular. Por isso, antes de se em pendurar na barra, é preciso fortalecer a musculatura. Nessa execução trabalhamos os músculos da parte dorsal, porém, há vários outros que auxiliam o movimento, como: trapézio, peitoral, bíceps braquial, braquioradial e rombóides.

Fazer uma repetição na barra fixa com pegada supinada (palma das mãos virada em sua direção), fazendo tanto a fase concêntrica quanto excêntrica do movimento na menor velocidade e no maior tempo possível.

2 dias seria o mínimo para se conseguir algum efeito fisiológico. 5 vezes ou mais por semana poderia aumentar o risco de lesões e desencadear o overtraining.

Alternativas para barra fixa

  • Pull Downs. Utilize a máquina de pulldown, caso tenha acesso aos equipamentos da academia. ...
  • Rosca bíceps. O bíceps é o músculo principal que o permite erguer o peso do corpo. ...
  • Remada com halteres. ...
  • Exercícios para os músculos centrais.

4 táticas para descobrir se seu treino está surtindo efeito

  1. Você sai da academia sentindo-se melhor do que quando chegou. ...
  2. Você eleva sua frequência cardíaca. ...
  3. Você atinge sua RPE ideal. ...
  4. Você aumenta a intensidade e carga dos exercícios regularmente (sem sentir dor)

Melhores frutas para ganhar massa muscular

  • Banana;
  • Abacate;
  • Mamão;
  • Além disso, abacaxi.

A vitamina B12 tem muitos benefícios para o ganho muscular, recuperação, saúde geral e bem-estar. A vitamina B12 desempenha um papel importante na capacidade do nosso corpo de metabolizar proteínas e gorduras.

Confira 4 excelente opções de fruas energéticas.

  • O abacate é uma excelente fruta para começar o dia. ...
  • Quando falamos de manga, o tipo mais energético é a Palmer. ...
  • A banana tem fama de energética até entre os atletas. ...
  • O caqui chocolate é outra fruta que pode ser o combustível para enfrentar o dia a dia.

7 dicas para um treino de força efetivo

  1. Intercale movimentos rápidos e lentos. ...
  2. Experimente diferentes combinações de exercícios. ...
  3. Melhore sua amplitude do movimento. ...
  4. Tente exercícios unilaterais. ...
  5. Foque em super-sets. ...
  6. Inclua novos exercícios no treino. ...
  7. Aumente as repetições para obter mais ganhos.

Além de uma alimentação equilibrada, consumo adequado de proteínas, qualidade do sono e um treinamento específico, o ganho de força pode ser potencializado com o consumo de suplementos alimentares.

Ou seja, se a pessoa pesar 70 quilos, seu 80% são 70 kg e sua força máxima deveria ser 87 quilos (100%). Se consegue fazer 4 barras este valor fica entre 85 a 90%, o que significa que sua força máxima deveria ser de 82 kg. O ideal, neste caso, é trabalhar com cargas de 60% e 80% intercaladas.

Suponhamos que você consegue fazer 6 (seis) barras consecutivas, de maneira correta; então a cada minuto você fará 2 (duas) repetições na barra fixa. Esse treino dura apenas 10 (dez) minutos e, seguindo o exemplo acima, você fará 11 (onze) séries de 2 (duas) repetições (aproximadamente 33% da carga máxima).

Além dos braços, a barra fortalece o core (conjunto de músculos profundos do abdome), ajudando na estabilização e no aprimoramento de técnica de corrida. Depois dessa, que tal dar uma chance para a barra? Existem algumas formas de segurar a barra que solicitam o trabalho de músculos diferentes.

Importante dizer: você deve fazer esse treino duas ou três vezes por semana, mas pode aumentar o número dependendo do seu grau de interesse em se aperfeiçoar nesse exercício (eventualmente colocando este objetivo acima de outros, já que, em excesso, esse treino pode interferir no resto da sua programação).

Flexões são versáteis e poderão ser usadas em praticamente qualquer lugar e não requerem equipamento extra sendo a principal movimento para quem pretende treinar em casa. Por isso fazer flexões de braço todos os dias pode ajudar no ganho massa muscular e força nos músculos anteriores do tronco (frontais).

O modo correto de fazer a barra fixa é tentando não se balançar, mas manter o corpo o mais parado possível enquanto sobe e desce. Comece empunhando a barra com as palmas das mãos voltadas para você, e deixe as mãos na largura dos seus ombros.

Um bom começo é simplesmente se acostumar a ficar pendurado na barra. Esse exercício desenvolve a força da pegada e a estabilidade dos ombros, e não poderia ser mais simples; basta ficar pendurado na barra usando uma pegada de sua preferência, primeiro em séries de 30 segundos, depois ampliando para 60 segundos.