Como habilitar a aceleração de hardware no Windows 10?

Perguntado por: lcosta . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 2 votos

Para ativar a aceleração de hardware, siga os passos abaixo:

  1. Clique no botão Iniciar;
  2. Vá até Painel de Controle;
  3. Selecione o menu Vídeo;
  4. Clique na aba Configurações;
  5. Clique em Avançadas;
  6. Na aba Solucionar Problemas, procure pela parte de Aceleração de Hardware e coloque a barra no máximo.

Para ativar o agendamento de GPU acelerado por hardware no Windows 10:

  1. Aperte a tecla Windows no teclado, digite “gráficos” e pressione Enter. O menu de configurações gráficas deverá abrir.
  2. No menu de configurações gráficas, defina a opção “Agendamento de GPU acelerado por hardware”.
  3. Reinicie o PC.

Abra as opções do navegador.

  1. Na guia “Geral” do menu “Avançado”, simplesmente marque a opção “Quando disponível, usar aceleração por hardware” e selecione “OK”.
  2. Chrome. ...
  3. Feito isso, não se esqueça de usar o botão “Restart Now” para reiniciar o Chrome e ativar as alterações.

Para acessar as seguintes opções da GPU, acesse Editar > Preferências > Desempenho. Desempenho da GPU: ativa ou desativa o recurso Desempenho da GPU.

Resumidamente, a aceleração de hardware é o processo pelo qual o processamento de certas funcionalidades de um dispositivo são removidas da CPU e encaminhadas para um chip dedicado, especializado naquela tarefa.

Quando a aceleração de hardware está ativada, o framework do Android usa um novo modelo de desenho que utiliza listas de exibição para renderizar o aplicativo na tela.

A codificação acelerada por hardware é usada para acelerar o desempenho da codificação ao exportar a linha do tempo nos codecs H. 264/MPEG2 e MPEG4. A decodificação acelerada por hardware é um processo usado para acelerar a decodificação de mídia H. 264/AVC e HEVC durante a reprodução da linha do tempo.

Na janela do Gerenciador de Tarefas, clique na guia Desempenho e selecione a GPU da lista. Além de exibir a placa gráfica que abriga a GPU, o Gerenciador de Tarefas mostrará outros detalhes, como a utilização da GPU (a intensidade de uso da GPU no momento) e a temperatura da GPU.

Forçar a renderização da GPU é uma forma muito boa de aperfeiçoar o funcionamento de alguns aplicativos do celular Android. Esse procedimento ajuda a aumentar a fluidez do sistema e faz com que os softwares não gastem todo o poder de processamento do dispositivo.

Como forçar o uso da GPU no Windows 10

  1. Adicionado, agora clique em Opções, e escolha “Alta Performance” e certifique-se que a GPU selecionada esteja listada (no caso abaixo, a minha GPU é a NVIDIA Quadro P4000).
  2. Aproveite e adicione também o QGIS, ArcMap e outros que desejar. ...
  3. Clique em Salvar e pronto.

A renderização ocorre mediante o envio de comandos para a GPU, que gera a tela de forma assíncrona. Em algumas situações, a GPU pode ter muito trabalho para fazer, e a CPU vai ter que aguardar antes de enviar novos comandos.

Clique na guia "Configurações do programa". Na guia "Configurações globais", localize e selecione a opção "Processador gráfico preferido". Na lista, selecione "Processador Nvidia de alto desempenho". Clique em Aplicar.

Como ativar o ray tracing? Primeiro, é importante entender que o ray tracing está presente em apenas alguns jogos. Depende da desenvolvedora implementá-lo ou não. Caso o game possua o recurso, você deve ir nas configurações de vídeo do título e ativá-lo.

Passo 1: Pressione a tecla 'Delete' imediatamente após ligar o equipamento para entrar na BIOS. Passo 2: Use as setas direcionais e escolha 'Advanced' menu > System Agent (SA) Configuration\Graphics Configuration > iGPU Multi-Monitor setting > Enable como indicado abaixo. Pressione a tecla "F10" para gravar e sair.

De forma similar, um hardware depende de um software para controlá-lo. Dependendo do tipo do software, ele serve especificamente para controlar o equipamento. Outros, como um game, rodam sobre outro tipo de software, um sistema operacional.