Como identificar cobra-cipó?

Perguntado por: iveloso . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Características: Esta espécie é muito agitada e geralmente foge no momento em que é avistada. É muito arisca e pode morder. Possui uma coloração verde que se confunde muito com o ambiente, principalmente por passar a maior parte do tempo nas árvores e arbustos. Atinge cerca de 1,20m, e é uma cobra fina e ágil.

O colorido de fundo varia do marrom claro ao cinza escuro, mas o que mais caracteriza esta espécie é uma linha paravertebral de cor amarelo ou creme nos primeiros 2/3 do corpo. Distribuição: Bolívia, Paraguai e Brasil, onde ocorrem nas regiões Nordeste, Centro, Sudeste e Sul.

As cobras são animais predadores que costumam se esconder para surpreender suas presas. Portanto, o seu pátio será convidativo para elas se tiver lugares onde possam usar como esconderijo: grama alta, buracos, pilhas de lenha, montes de lixo etc.

O que fazer em caso de acidente com serpentes

  1. Lavar o local da picada apenas com água ou com água e sabão.
  2. Manter o paciente deitado.
  3. Manter o paciente hidratado.
  4. Procurar o serviço médico mais próximo.
  5. Se possível, levar o animal para identificação.

Características: Também chamada de cobra verde ou cobra verde de árvore. Diferencia-se da cobra-cipó comum por não ter a listra parda vertebral, sua cabeça tem o formato mais longo e o focinho afilado. A coloração do seu corpo é verde, desde a cabeça até a cauda, sendo o ventre branco.

Apanhe-a com uma rede: outra maneira de espantar uma cobra é apanhá-la em uma rede com extremo cuidado, para depois soltá-la em uma área afastada de nosso lar. Para isso, você pode utilizar um pau ou vara bem longa.

Assim como o acúmulo de sujeira e bagunça, alguns arbustos e outras plantas são um esconderijo perfeito para cobras da região. Manter a grama sempre aparada é uma ótima maneira de evitar essas visitantes rastejantes e indesejadas. Um jardim cheio de moitas e de plantas densas também atrai serpentes.

A serpente peçonhenta é definida por três características fundamentais: presença de fosseta loreal; pre- sença de guizo ou chocalho no final da cauda; presença de anéis coloridos (vermelho, preto, branco ou amarelo).

Uma das formas mais seguras para saber se há cobras em seu quintal é realizando periodicamente uma busca através da limpeza e organização do espaço que habitamos, principalmente se vivemos em lugares propensos à presença desses animais.

A cobra-cipó-marrom é uma espécie das chamadas Cobra-cipó, pertencentes a família Colubridae, encontrada no Brasil (Cerrado (ecossistema) dos estados do Mato Grosso, Minas Gerais, Bahia, Goiás, São Paulo e Rio de Janeiro), Paraguai (restrita a Assunção, segundo BAILEY, 1955) e Bolívia (apenas um espécime encontrado).

Embora as preferências de cheiros possam variar entre as espécies de cobras, o alho, a cânfora, a naftalina e o óleo de cedro são odores que geralmente não são apreciados por esses répteis. Ao utilizar essas substâncias em locais estratégicos, é possível criar um ambiente menos atraente para as cobras.

* Proteger os predadores naturais de serpentes como as emas, as seriemas, os gaviões, os gambás e cangambás, e manter animais domésticos como galinhas e gansos próximos às habitações que, em geral, afastam as serpentes.

A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe. Mas o filhotinho só sai do ovo depois de terminado o seu desenvolvimento.

Jiboia arco-íris

Também conhecida como Jiboia arco-íris, é uma espécie que não é venenosa. É geralmente encontrada geralmente na América Central e na do Sul, no nosso país é encontrada mais no Norte e Nordeste. Também conhecida como cobra-verde é uma espécie sul-americana, mede cerca de 1 metro de comprimento.

Esclarecemos que elas são venenosas, sim. Nomes científicos: Philodryas olfersii.

Jararacuçu (Bothrops jararacussu)
Na língua tupi-guarani, "jarara" significa “o bote da cobra”, e "uçu” ou “ussu" grande, longo. Assim, jararacuçu lembra a longa distância que a cobra pode atingir ao dar o bote. A espécie é considerada muito perigosa, pois sua picada pode injetar uma grande quantidade de veneno.

Já uma cobra verde quer dizer que alguém está tentando prejudicar a vida financeira da pessoa. Inveja. Sonhar que está sendo perseguido (a) indica que existe alguém com muita inveja sobre quem teve o sonho. Essa pessoa deseja ter o que a outra tem.

Eles devem chamar um órgão ambiental, o Ibama ou o Corpo de Bombeiros. Não se deve tentar capturar o animal porque, pode ser perigoso”, afirma. Hirano também explica que o ideal, se possível, é isolar o ambiente. “Se for um cômodo da casa, feche as portas, as janelas e qualquer local que ela possa entrar.

As cobras são animais de sangue frio e dependem do ambiente para se aquecer. Mas não podem ficar sob o sol direto, para não ressecar. Por isso preferem os locais úmidos, escuros e quentes e se refugiam em montes de lenha, lixo, paióis , palhadas, cupinzeiros, folhagens etc.