Como identificar deficiência cognitiva?

Perguntado por: iribeiro . Última atualização: 22 de maio de 2023
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Sinais de Deficiência Intelectual

  1. Dependência extrema: incapacidade de resolver problemas e situações cotidianas sem a mediação de um adulto.
  2. Dificuldade de abstrair: dificuldade em usar a imaginação para aprender algo novo e encontrar soluções para problemas de forma criativa.

A deficiência intelectual ou atraso cognitivo diagnostica-se, observando duas coisas: A capacidade do cérebro da pessoa para aprender, pensar, resolver problemas, encontrar um sentido do mundo, uma inteligência do mundo que as rodeia (a esta capacidade chama-se funcionamento cognitivo ou funcionamento intelectual)

A avaliação neuropsicológica das funções cognitivas analisa atenção, linguagem, memória, capacidade visuomotora e funções executivas, além de conceituação e abstração, habilidades construtivas, humor e personalidade, tendo o objetivo de auxiliar o diagnóstico diferencial entre o envelhecimento normal e o patológico.

A Deficiência Intelectual caracteriza-se por importantes limitações, tanto no funcionamento intelectual quanto no comportamento adaptativo, expresso nas habilidades conceituais, sociais e práticas e tem início antes dos 18 anos de idade.

Os processos cognitivos utilizam diferentes competências para, por exemplo, pensar, aprender, raciocinar, lembrar e prestar atenção. Cada uma dessas habilidades cognitivas reflete um método diferente que seu cérebro usa para interpretar e usar efetivamente as informações.

Também conhecido por declínio cognitivo leve ou transtorno cognitivo leve, esse tipo de déficit de memória deve ser entendido como uma perda discreta de memória, não demencial, cuja causa vai desde estresse ou noites mal dormidas até fases iniciais de processos da doença de Alzheimer.

O diagnóstico da deficiência intelectual, independentemente dos fatores causais, fundamenta-se em testes padronizados para a análise da capacidade cognitiva (ou psicométricos), os quais permitem estabelecer o Quociente de Inteligência (QI).

Ele pode envolver tarefas simples, como responder a uma série de perguntas, escolher entre opções múltipla escolha ou realizar tarefas simples, como desenhos, identificações, tarefas de memória, reconhecimento de objetos, etc.

A Avaliação Cognitiva tem a finalidade de analisar a função cognitiva do indivíduo, que é a habilidade de sentir, pensar e recordar, estando relacionada à inteligência e funções mentais como memória, atenção, noção de tempo, espaço, cálculo, escrita, leitura, linguagem, raciocínio, entre outras.

Testes como o Teste de Nomeação Automática Rápida e Teste de Consciência Fonológica são utilizados para avaliar a habilidade fonológica da criança. Todos estes testes são importantes para identificar possíveis transtornos de aprendizagem e/ou cognitivos.

60 anos

O consenso na comunidade científica é que as funções cognitivas ; memória, aprendizagem e razão ; começam a declinar aos 60 anos.

A avaliação cognitiva pode ser realizada por profissionais de saúde e, geralmente é mais focada no interesse do profissional. A avaliação Neuropsicológica, entretanto, só pode ser realizada por psicólogos, preferencialmente com especialização em Neuropsicologia.

Conforme Aprahamian et al. (2008), são exemplos de testes utilizados para a avaliação inicial de pacientes com suspeita de comprometimento cognitivo: o Miniexame do Estado Mental (MEEM), o teste do Desenho do Relógio (TDR), o teste de FV para categorias.

Conforme a proposta, a pessoa com TDAH é considerada pessoa com deficiência, para todos os efeitos legais.

Pessoas com retardos mentais leves podem levar uma vida relativamente normal, mostrando apenas, desde crianças, uma maior lentidão em seus aprendizados ou impossibilidade de adquirir aprendizados de alta complexidade. Chegam a ler e escrever e compreender textos e são capazes de uma vida autônoma, embora simplória.

As pessoas que apresentam deficiência mental leve, de acordo com a OMS, são caracterizadas como indivíduos que podem adquirir aptidões práticas e de leitura e aritmética, com uma educação especial, e que podem ser orientados para uma integração especial (Organização Mundial de Saúde, 1995).

Estudos mostram que pessoas com deficiência intelectual tendem a ter cérebros menores do que pessoas sem deficiência. Esse tamanho reduzido pode afetar a maneira como as áreas do cérebro se conectam entre si, o que pode ter implicações na memória, na percepção e em outras funções cognitivas.

Tipos de deficiência intelectual

  • Síndrome do X frágil. A síndrome do X frágil é a causa mais comum de deficiência intelectual em todo o mundo. ...
  • Síndrome de Down. ...
  • Atraso no desenvolvimento. ...
  • Síndrome do álcool fetal. ...
  • Causas ambientais e outras.

Sintomas de deficiência intelectual
Durante o primeiro ano de vida, muitas crianças com DI mais grave têm um desenvolvimento motor tardio e apresentam lentidão para rolar, se sentar e ficar de pé. No entanto, a maior parte das crianças com DI não manifesta sintomas perceptíveis até ao período pré-escolar.

Três níveis de cognições são identificados pela TCC, sendo eles: pensamentos automáticos (PAs), crenças intermediárias e crenças centrais (A. Beck et al., 1997).