Como identificar passado presente e futuro?

Perguntado por: ocardoso . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.1 / 5 15 votos

Ação no passado (pretérito): ocorreu antes do momento da fala. Ação no presente: ocorre no momento da fala. Ação no futuro: ocorrerá depois do momento da fala.

Tempo passado: exprime um fato que ocorreu antes do momento da fala. Ex.: Ontem eu fiz uma série de exercícios. Tempo futuro: exprime um fato que irá ocorrer depois do ato da fala. Ex.: Daqui a quinze minutos irei para a academia fazer exercícios.

As formas verbais são as diferentes maneiras que os verbos podem ter. Elas dependem da pessoa, do tempo e do modo. Amo, amei, comia, comerei, partiu e partira são exemplos de formas verbais que os verbos amar, comer e partir apresentam.

Na nossa Gramática, os Tempos verbais são: Presente, Pretérito e Futuro. Os tempos servem para indicar as formas, os estados ou fenômenos demonstrados pelos verbos. Já os Modos verbais compõem os tempos verbais nos modos: Indicativo, subjuntivo e imperativo.

Futuro do presente composto:
O futuro do presente composto forma-se com o verbo auxiliar “ter” no futuro do presente, seguido do particípio passado do verbo principal. Veja o esquema abaixo: Exemplo: Verbo sair: eu terei saído.

Palavras relacionadas a futuro

  • futuro. futuridade. futurição. porvir. tempo vindouro. destino. horizonte. sorte. devir. depois. fortuna. ...
  • chegada. vinda. advento. advento do tempo. volta. regresso. tornada. torna-viagem.
  • presságio. prognóstico. profecia. augúrio. previsão. prenúncio. horóscopo. pressentimento. predição. vaticínio. programa.

O futuro do presente é um tempo verbal do modo indicativo usado para indicar ações ou fenômenos que ainda não aconteceram no momento em que falamos (cantarei, dançarei, sorrirei):

Os regular verbs no passado são formados pelo sufixo -ed, tanto no passado simples quanto nos tempos verbais constituídos pelo particípio passado. Por outro lado, os verbos no presente simples somente se flexionam na terceira pessoa do singular (he, she, it). Deve-se acrescentam o sufixo -s para os verbos no presente.

Verbo ir – Futuro do presente do indicativo:
Como o presente do indicativo pode ser usado, também, para indicar uma ação que ocorrerá num futuro próximo, as duas formas verbais são usadas e entendidas, frequentemente, como sinônimas: Eles vão viajar amanhã. Eles irão viajar amanhã. Elas vão no próximo ônibus.

brincar (verbo) -

Ação no passado (pretérito): aconteceu antes da fala. Ação no presente: acontece no momento da fala. Ação no futuro: acontecerá após a fala.

Os tempos verbais do modo indicativo são: presente, pretérito perfeito, pretérito imperfeito, pretérito mais-que-perfeito, futuro do presente e futuro do pretérito.

Modos verbais se classificam em indicativo, subjuntivo e imperativo, os quais possuem características diferentes.

As flexões consideradas para a conjugação dos verbos é a seguinte:

  1. Pessoa: 1. ª “a que fala” (eu, nós); 2. ...
  2. Número: Singular (eu, tu, ele) e Plural (nós, vós, eles).
  3. Modo: Indicativo, Subjuntivo e Imperativo.
  4. Tempo: Presente, Pretérito e Futuro.
  5. Voz: Voz Ativa, Voz Passiva e Voz Reflexiva.

A forma verbal entregaria indica uma certeza, uma realidade. É como se disséssemos: Disseram-me que ele entregaria, de certeza, a encomenda mais tarde. Não empregamos de certeza ou expressão equivalente, porque não é preciso, uma vez que o futuro do pretérito pertence ao indicativo – o modo da realidade.

Os modos verbais estão relacionados ao estudo dos verbos, classe de palavras variável que admite flexão de número (singular e plural), pessoa (primeira, segunda e terceira), tempo (presente, pretérito e futuro), voz (ativa, passiva e reflexiva) e modo (indicativo, subjuntivo e imperativo).

Há três formas nominais do verbo: infinitivo, gerúndio e particípio. Os verbos podem ser classificados como regulares, irregulares, anômalos, abundantes, defectivos e impessoais. São três as vozes verbais: a voz ativa, a voz passiva e a voz reflexiva.