Como identificar um Ectomorfo?

Perguntado por: iveiga5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

Em geral, as pessoas de biotipo ectomorfo têm o corpo magro e esguio, com ombros e quadris estreitos e membros superiores e inferiores compridos. Esse grupo tende a ter o metabolismo mais acelerado e, por consequência, mais facilidade em perder gordura. Ao mesmo tempo, também tem dificuldade em ganhar massa muscular.

O ectomorfo tem metabolismo ultra rápido, geralmente apresenta pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos. Um exemplo? A grande maioria das modelos que você vê desfilando em passarelas e capas de revista tem esse biotipo.

Os ectomorfos correspondem ao somatotipo com maior tendência à linearidade, e menor tendência ao acúmulo de gordura e massa muscular. Geralmente, são altos, magros, com metabolismo acelerado e não ganham peso com facilidade. No vocabulário popular, são aqueles considerados “magros de ruim”.

O biotipo mais raro é também chamado o biotipo dos sortudos. Bem-vindo ao modelo mesomorfo. As pessoas mesomorfas são aquelas que possuem um corpo naturalmente atlético.

Ao olhar o formato do corpo humano, é possível traçar algumas semelhanças e diferenças. Ombros largos, quadril fino, pernas grossas e assim por diante. O conjunto dessas características é o que forma o biotipo corporal.

Flexões de braço e lombar, agachamento e uma série de abdominais também são fundamentais para conquistar mais rapidamente os resultados de definição muscular. Além disso, quando for treinar, é importante que você faça uma quantidade maior de exercícios em menos tempo.

Biótipo genético – Ectomorfo
O ectomordo são pessoas muito magras, com quadril e ombros menores, ou seja estrutura óssea menor. Lembra daquela pessoa que come muito e não engorda? Pois bem, seu metabolismo é mais acelerado por isso estocam menos gorduras.

Mesomorfo

Confira em qual biótipo você melhor se encaixa: Mesomorfo: é mais comum. Na maioria das vezes, as pessoas têm ossos grandes, músculos bem definidos.

Em ectomorfos , que já possuem dificuldade no desenvolvimento muscular, deve-se ter ainda mais atenção nesse sentido. Treinar todos os dias ou enfatizar de mais alguns grupos musculares pode minar os seus resultados e impedir a evolução.

Ectomorfos tem mais dificuldade para ganhar peso, desenvolver a massa muscular, mas por outro lado, também possuem dificuldade em aumentar a gordura corporal. Ou seja, Ectomorfos tem facilidade na manutenção de baixo porcentual de gordura, e isso é um grande benefício.

A pessoa com o biotipo ectomorfo deve consumir em torno 1,6 g/Kg de proteínas por dia e adicionar entre 300 a 500 calorias a mais na alimentação diária para, assim, ganhar massa muscular.

Tipo de corpo: Ectomorfo
Já os ombros tendem a ser magros e com uma largura reduzida. Entre as características geralmente apresentadas nos corpos do tipo ectomorfo estão: ossos pouco densos, peitoral plano, ombros curtos, corpo magro (assim como a massa muscular), dificuldades para ganhar peso e metabolismo rápido.

No Brasil, 76% das mulheres têm o biotipo retângulo: quando as circunferências do tórax e do quadril são aproximadamente iguais, com uma linha de cintura pouco marcada.

Se você é um falso magro, provavelmente, seu biotipo corporal é ectomorfo. "São aqueles que comem muito, mas, ainda assim, têm muita dificuldade de ganhar peso, seja por meio de gordura ou de massa magra, por terem um metabolismo ultrarrápido. Geralmente, apresentam pernas e braços longos, cintura e quadril estreitos.

Biotipo ectomorfo (longilíneo)
O metabolismo é naturalmente acelerado; Tem dificuldade de ganhar massa muscular.

Processo é muito mais seguro e pode sim gerar grandes resultados. É só alguém começar o treinamento físico para associar com benefícios estéticos. Paralelamente, surgem muitas dúvidas de como atingir esse objetivo aliado ao exercício.

Agora, a hora da resposta da grande questão: se você pensa em somatotipos, não é possível. Os fatores genéticos são mais significativos e importantes do que anos de dieta e exercícios. É possível favorecer a manutenção do estado físico, mas com o tempo, o biotipo pode ser um fator muito difícil de contornar.

Ectomorfo imagina que pode e deve consumir proteínas de qualquer tipo e a vontade, mas não é bem assim. As fontes magras de proteína são as que realmente vão ajudar na construção muscular, isso porque possuem maior quantidade de proteína com menor quantidade de gorduras. Exemplos de proteínas magras: Ovos.

“É necessário ter um plano alimentar ajustado com consumo alto de calorias. Também é recomendado que as pessoas ectomorfas aumentem a ingestão de carboidratos, proteínas e gordura na dieta, incluindo gorduras saudáveis, proteínas magras, vegetais, frutas, leguminosas e cereais integrais”, lembra Bianca.

Apesar de não precisar seguir dietas restritivas para perder peso ou ganhar massa muscular, as pessoas mesomorfas também podem ganhar gordura corporal, sendo importante manter uma dieta equilibrada, priorizando gorduras saudáveis, frutas e vegetais frescos, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras.