Como identificar um radar fixo?

Perguntado por: ofurtado . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Os medidores de velocidade são os chamados radares fixos! São aqueles que utilizam sensores instalados no asfalto. Estes sensores são chamados de laços indutivos e se você observar bem, é possível notar algumas linhas no chão perto destes radares, como mostra na imagem a seguir.

De 500 metros do radar fixo em se tratando de vias urbanas ou em trechos de vias rurais com características de via urbana; b. De 02 quilômetros do radar fixo em se tratando de rodovias, estradas e vias de trânsito rápido.

Basta acessar o site do Detran do estado e consultar a situação do veículo a partir da placa e código Renavam. Mas lembre-se que essa informação só fica disponível depois de ser cadastrada no sistema.

Radar de semáforo – este tipo de radar controla os veículos que desrespeitam a sinalização nos semáforos. Existem dois tipos de radar de semáforo – aqueles que verificam se passa um sinal vermelho e aqueles que verificam se passa um sinal vermelho em excesso de velocidade.

Para realizar a pesquisa é necessário possuir a PLACA e o RENAVAM do veículo. Você deve entrar no Portal de Multas de Trânsito do DNIT e realizar a consulta informando a placa e o renavam do veículo.

O Projeto de Lei 7336/06 determina que transitar acima da velocidade máxima permitida no período de meia-noite às 5 horas deixa de ser infração.

São vendidos adesivos com diversos números e letras para placas de moto e de carro. Esse recurso foi inventado para tornar o veículo invisível para os radares, evitando assim as multas, e eles as vezes este recurso funciona.

Consultar online suas infrações de trânsito

  1. Realizar login. Você deve realizar o login no Portal de Serviços SENATRAN com o Certificado Digital ou Login com CPF/SENHA e possuir CNH Digital ativa. ...
  2. Realizar consulta.

É possível observar que, próximo aos radares fixos, existem duas ou três linhas pretas no chão. Estas são as regiões onde os sensores são instalados.

Contran retirou a obrigatoriedade de placas avisando sobre o equipamento. Eles, porém, não podem ficar escondidos; veja perguntas e respostas. Há pouco mais de um mês, vias urbanas e rodovias brasileiras não são mais obrigadas a ter placas alertando para a existência de radares fixos e móveis.

Esconder a placa pode render multa de R$ 191,54 e sete pontos na CNH.

Radares de velocidade funcionam 24h, mas não significa que monitorem o tempo todo. Isso acontece porque os órgãos de trânsito podem definir horários específicos, de acordo com a necessidade. Algumas vias, onde seja proibido o tráfego entre 05h e 08h, por exemplo, podem ter o monitoramento desligado durante o período.

Como o CTB e o Contran não determinaram nenhum prazo para ser realmente postada essa multa no sistema, vai depender da agilidade do órgão. Uma dica para esse caso é: tente fazer uma pesquisa semanalmente, ou até mais de uma vez na semana, para conferir se seu veículo tem alguma multa — ficando muito mais atento!

Multa Por Excesso de Velocidade Aplicada Por Radares

  • Artigo: 218, inciso II. Infração: transitar em velocidade mais de 20% até 50% superior à máxima permitida na via;
  • Artigo: 218, inciso III. Infração: transitar em velocidade mais de 50% superior à máxima permitida para o local. Fator multiplicador: três vezes.
Continuar lendo O que o radar fixo pega?