Como Intubar passo a passo?

Perguntado por: ucarvalho . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Passo a passo da Intubação na suspeita de Covid-19

  1. Passo 1: Preparação.
  2. Passo 2: Pré-oxigenação.
  3. Passo 3: Pré-tratamento.
  4. Passo 4: Paralisia com indução.
  5. Passo 5: Posicionamento do paciente.
  6. Passo 6: Passagem do tubo.
  7. Passo 7: Pós intubação.
  8. Confira também esses temas relacionados:

6 Dicas Para Intubar Com Sucesso no Plantão

  1. Primeiro – POSICIONAMENTO: Antes de qualquer coisa, atente-se a isso! ...
  2. Segundo – PRÉ-OXIGENAÇÃO. ...
  3. Terceiro – VENTILAÇÃO SOB MÁSCARA. ...
  4. Quarto– DROGAS UTILIZADAS. ...
  5. Quinto – CONHEÇA O MATERIAL DE VIA AÉREA: ...
  6. Sexto – TREINE A INTUBAÇÃO.

A intubação traqueal também pode ser utilizada para controle da ventilação e administração de medicamentos. Este procedimento é mais comumente realizado na posição supina. Entretanto, estudos recentes sugerem que a elevação da cabeça do paciente para uma posição mais vertical pode diminuir as complicações da intubação.

De acordo com Balbino (2016), a sequência correta de aspiração é tubo ou traqueostomia, nariz e boca. Essa ordem se justifica pela utilização de uma mesma sonda para aspirar da área estéril para a área limpa.

Para a segurança do paciente, o “coma induzido” é realizado em ambiente de UTI, em que se utiliza a ventilação mecânica, aparelho que o ajuda a respirar, assim como uma ampla monitorização de todos os dados vitais do paciente, diminuindo os riscos de uma parada cardiorrespiratória ou, até mesmo, reações anafiláticas.

Existem três tipos de vias aéreas definitivas: tubo orotraqueal, tubo nasotraqueal e via aérea cirúrgica (cricotireoidostomia e traqueostomia), e o médico deve estar familiarizado e devidamente capacitado quanto a suas indicações e execuções.

Na maioria das vezes, a melhor escolha vai ser a intubação por sequência rápida (ISR).

Quanto ao tempo de intubação: 46% foram extubados antes do 5° dia. Do restante, 50% seguiram intubados e 4% faleceram no 5° dia de internação. Dos pacientes intubados por mais de 5 dias, 29% evoluíram a óbito e 71% receberam alta.

Peça por pressão na cricóide, caso necessário, pois isso pode ajudar a modificar o ângulo da intubação.

Por fim, a Intubação tida como difícil é: “Impossibilidade de visualizar qualquer porção das cordas vocais com laringoscopia convencional. A intubação necessita de mais de uma tentativa, mudança de lâmina, uso de adjunto para auxiliar a laringoscopia ou uso de equipamentos alternativos.”

A intubação endotraqueal acordada pode ser realizada usando uma variedade de equipamentos, como videolaringoscópios, estiletes ópticos e escopos de fibra óptica. A anestesia tópica adequada das vias aéreas e a sedação podem permitir que qualquer uma dessas técnicas seja usada com sucesso.

Nós do Controle de Infecção indicamos aspirar primeiramente boca, com a finalidade de minimizarmos as microbroncoaspirações. Em seguida desprezar a sonda e luva e calçar luvas estéreis, pegar uma nova sonda e aspirar TOT ou traqueostomia e em seguida aspirar narinas.

poderá ser realizado por enfermeiros e/ou técnicos de enfermagem, salvo algumas situações privativas no que se trata da aspiração de secreções das vias aéreas inferiores.

No Acórdão nº 474, o COFFITO orienta que a aspiração traqueal é função do fisioterapeuta, quando este a considerar necessária, imediatamente após a realização de sua conduta fisioterapêutica.

Outra maneira de confirmar que o tubo está na posição correta, é através da capnografia, um dispositivo que nos dá a medida do CO2 exalado. A presença de CO2 no gás expirado é o método padrão-ouro para a confirmação do correto posicionamento de um tubo traqueal.