Como ler a escala?

Perguntado por: obelchior . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 6 votos

Vamos pegar como exemplo a escala de 1:100. Esse número significa que cada 1 unidade de medida no desenho representa 100 unidades de medida no tamanho real. Ou seja: para representar um objeto de 10 metros de comprimento em uma escala de 1:50, é necessário desenhar uma linha de 20 centímetros no projeto.

Para ler um projeto com um escalímetro é preciso, primeiramente, escolher a escala determinada. Após,deve-se colocar a marca do zero sobre o começo da longitude do traço a ser medida. Se a distância é igual à linha da régua, significa que a medida corresponde a um metro.

I Por exemplo, se dizemos que um desenho está na escala 1/50 significa que cada dimensão representada no desenho será 50 vezes maior na realidade, ou seja, cada 1 (um) centímetro que medirmos no papel corresponderá a 50 (cinquenta) centímetros na realidade.

Uma escala de 1:100 (lê-se um para cem), sendo o numerador igual a 1 a medida do desenho e o denominador 100 a medida real do objeto. Podemos concluir que a cada 1 unidade no desenho equivale a 100 unidades do objeto real.

Que 1 centímetro na escala 1:100 é igual a 1 metro do tamanho real.

Primeiro, converta o tamanho real do objeto para a mesma unidade de medida que será usada na representação (por exemplo, centímetros). Neste caso, 20 metros seriam equivalentes a 2000 centímetros. Em seguida, divida esse valor pelo denominador da escala (100).

Qualquer objeto pode ser relativizado de maneira escalar. Quando lemos em uma embalagem de uma miniatura de carro que a escala dele é 1:10, isto quer dizer que para cada um centímetro do objeto em miniatura corresponde a dez centímetros do objeto original.

Conforme previsto pela escala 5×1, após cinco dias trabalhados, o colaborador tem direito a 1 dia de folga. A cada semana de trabalho, esse dia é reduzido em um. Em termos práticos, se o funcionário folgou no domingo nesta semana, isso implica que na semana que vem, sua folga será no sábado, e assim sucessivamente.

Na escala numérica, o numerador representa a medida no mapa e o denominador a medida real. Convém deixar o numerador sempre como 1, para saber quanto cada unidade do mapa equivale no objeto real. Quanto menor o denominador, maior será a escala e, portanto, mais detalhes poderão ser representados.

Diminuindo pela metade no desenho. ex: se você tiver uma parede de 1 cm no que equivale 100 na realidade para que a escala seja 1:200 tera que desenhar 0,5 cm nessa nova escala para que a sua parede de 100 na realidade seja representada corretamente no desenho.

Uma escala de medição é uma maneira de quantificar uma propriedade ou característica de um objeto, fenômeno ou evento. Existem muitos tipos diferentes de escalas de medição, dependendo da propriedade que está sendo medida e do método utilizado para fazê-lo.

Nominal, ordinal, intervalo e razão são definidos como os quatro níveis fundamentais de escalas de medição que são usados para capturar dados na forma de pesquisas ou enquetes, sendo cada um deles uma pergunta de múltipla escolha.

1 refere-se ao tamanho do desenho e o 200 refere-se ao tamanho do objeto. Logo na escala 1:200 significa que o objeto é 200 vezes maior que o desenho.

A escala 1:150 significa que 1 centímetro é igual a 150 centímetros na escala adotada.