Como ler o disjuntor?

Perguntado por: lcunha . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.7 / 5 20 votos

Saiba ler o disjuntor

  1. B = de 3 a 5 vezes o número da corrente (de 30A a 50A)
  2. C = de 5 a 10 vezes o número da corrente (de 50A a 100A)
  3. D = de 10 a 20 vezes o número da corrente (de 100A a 200A)

C32 A no disjuntor quer realmente dizer que ele desarma em 32 ampéres. C significa que ele possui a mais rápida resposta à essa corrente máxima. 3000 A ou3 KA quer dizer que ele suporta um pico de 3000 ampéres por milésimos de segundo sem ser destruído.

É indicado para proteger circuitos com cargas predominantemente indutivas (curva C) e outras cargas que aprensentam pico de corrente no momento da ligação. A tensão elétrica nominal é de 230 Volts em corrente alternada de até 40 Àmperes em circuito monofásico (ou unifásico). Dúvidas?

Tripolares. Por fim, o último tipo de disjuntor do grupo de seus polos é o tripolar. Como o próprio nome indica, ele possui três polos e é o mais potente dos três. Por ser de maior potência ele é indicado para circuitos com motores elétricos trifásicos e exigem maior potência energética.

Acessórios de curva B geralmente são indicados para proteger aparelhos como aquecedores, fornos elétricos e chuveiro. Já os disjuntores com curva C preservam máquinas de lavar, geladeira e lâmpadas fluorescentes. Os produtos com curva D, por sua vez, protegem aparelhos que exigem grandes cargas, como transformadores.

Saiba mais, a seguir!

  1. Curva B. A curva B possui uma faixa de ruptura que varia entre 3 e 5 vezes a corrente nominal do disjuntor. ...
  2. Curva C. A curva C possui uma faixa de atuação que fica entre 5 e 10 vezes a corrente nominal. ...
  3. Curva D. A faixa de ruptura da curva D varia entre 10 e 20 vezes a corrente nominal.

Volt, 230V, 400V – Volt é a unidade de tensão eléctrica. Em aparelhos ou redes domésticas, o mais comum é a tensão ter valores monofásicos, que se situam nos 220V / 230V. No caso das instalações trifásicas, esse valor passa a ser de 400V; Monofásico – É o nome que damos a um circuito com uma só fase e neutro.

É indicado para proteger circuitos com cargas predominantemente indutivas (curva C) e outras cargas que aprensentam pico de corrente no momento da ligação. A tensão elétrica nominal é de 230 Volts em corrente alternada de até 63 Àmperes em circuito monofásico (ou unifásico).

disjuntor bipolar

Portanto, para circuitos 220V o correto é sempre um disjuntor bipolar, pois na necessidade ele desarmará as duas fases de uma vez, protegendo seu circuito e aparelhos ligados nele.

De modo geral, para a iluminação residencial básica, o indicado é que os disjuntores não sejam superiores a 10 A e os fios e cabos tenham, no máximo, 1,5mm². Já em se tratando de tomadas de uso geral (TUG), os disjuntores não devem ser superiores a 20 A, enquanto os cabos devem ser de 2,5mm².

É indicado para proteger circuitos com cargas predominantemente indutivas (curva C) e outras cargas que aprensentam pico de corrente no momento da ligação. A tensão elétrica nominal é de 230 Volts em corrente alternada de até 16 Àmperes em circuito bifásico. Dúvidas?

É o equipamento usado no quadro de distribuição elétrica com a finalidade de manobrar e proteger o circuito comandado por ele.

Disjuntor Weg Bipolar 40 Amperes Mdw-C40-2 Curva C.

Cada vez temos mais aparelhos eletrônicos em nossas casas, e se ela não tem capacidade para suportar manter os aparelhos ligados, a sobrecarga acontece. Quando isso acontece, o disjuntor desarma e a queda de energia funciona como um sinal para você identificar qual aparelho pode ter ocasionado esse pico de energia.

disjuntor termomagnético

A parte magnética do disjuntor termomagnético é mais rápida, pode desarmar em menos de 100 ms.

É possível que isso ocorra porque o disjuntor é termomagnético, isto é, acionado por calor ou magnetismo. O acionamento por calor ocorre normalmente porque a dimensão dos cabos é incompatível com o consumo do aparelho, por exemplo: um chuveiro de 6.800W necessita de cabos de 6 mm², mas está ligado em cabos de 4 mm².

Disjuntor Curva C
Este tipo de curva é aplicado para a proteção de circuitos que alimentam cargas de com características indutivas onde apresentam picos de corrente no momento de ligação como microondas, condicionador de ar, motores para bombas de recalque, além de circuitos com cargas de características semelhantes.