Como lidar com o constrangimento?

Perguntado por: lmoraes . Última atualização: 13 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Se seu constrangimento for muito grande, deixe o local quando for adequado.
...
Distraia-se.

  1. Assistir a um filme.
  2. Ler um livro.
  3. Jogar videogames.
  4. Sair com amigos.
  5. Fazer ações voluntárias em instituições de caridade.

O que fazer para lidar com situações constrangedoras em público?

  1. 1 – A VERGONHA E O MEDO. Até quem possui larga experiência de falar para muitas pessoas pode, em algum momento, sentir-se envergonhado em alguma situação. ...
  2. 2 – DESENVOLVIMENTO PESSOAL. ...
  3. 3 – ASSUMA SEUS ERROS. ...
  4. 4 – RESPIRE. ...
  5. 5 – ESTUDE. ...
  6. 6 – INVISTA EM ORATÓRIA.

No dicionário português, constrangimento é “circunstância vergonhosa; situação de completo embaraço; vexame”. Assim, o ato de constranger pode ser qualquer atitude praticada violando direitos fundamentais de uma pessoa, como a intimidade, personalidade, imagem e honra.

Que tende a se sentir mal em lugar estranho; envergonhado. Que sente aborrecimento; incomodado. Etimologia (origem da palavra constrangido).

Encare as pessoas.
Uma das maneiras mais simples de deixar uma pessoa constrangida é olhar fixamente para ela, fitando-a diretamente durante algum tempo, sem nunca desviar o olhar. Quanto mais você encarar, mais desconfortável ela vai se sentir. O olhar fixo pode comunicar várias emoções diferentes.

Uma excelente maneira de acabar com o medo de se expor é:

  1. 1 -Expor-se até passar. Não tem jeito, você só aprende a se expor, se expondo. ...
  2. 2 – Respeite seu estilo. Não sei se você sabe, mas eu não sou o único a trabalhar com desenvolvimento de carreira para Psicólogos no Brasil. ...
  3. 3 – Não tenha medo de emitir opiniões.

Aqui estão três atitudes que você pode tomar para não precisar mais desejar cavar um buraco e sumir.

  1. Entenda o que a outra pessoa espera. O que era para ser 15 segundos de bate-papo pode acabar durando uma vida se nem você nem a outra pessoa souberem o que dizer. ...
  2. Persevere nos seus objetivos. ...
  3. Aja como você costuma agir.

Sentimento ruim e de desagrado que se relaciona com o receio de se sentir ridículo e desonrado perante alguma situação. Também pode manter relações com a timidez e o acanhamento.

Concentre-se nos seus pontos fortes.
Essa é a primeira etapa do desenvolvimento da autoconfiança. Como a vergonha está associada a um sentimento de inadequação, lembrar-se das suas qualidades positivas poderá ajudá-lo a se sentir menos constrangido em situações sociais.

Posicionar-se com confiança e presença nas situações, portanto, irá te ajudar a se sair melhor, sentir-se mais empoderado. E sua linguagem corporal refletirá isso, ajudando a ser mais convicente e a comunicar melhor o que deseja.

Perguntas constrangedoras são todas aquelas que podem colocar a pessoa que responde em uma situação embaraçosa, seja por revelar detalhes da vida pessoal, por gerar polêmicas ou pelo seu teor inadequado. Ou seja, deveriam ser evitadas e são perguntas que ninguém pergunta.

O constrangimento ilegal tem três formas de execução: violência, grave ameaça e outros meios capazes de reduzir a resistência da vítima.

Tema atualizado em 6/10/2020. A cobrança abusiva por meio de coação, humilhação ou constrangimento viola a norma do art. 42 do Código de Defesa do Consumidor e configura crime de consumo, nos termos do art. 71 do referido diploma legal.

Portanto, de modo geral, considera-se que o valor da indenização moral deve ser entre 1 e 50 salários mínimos. O tema ainda é discutido, principalmente quando se trata de grandes empresas envolvidas e prejuízos de grande montante.

Tenha responsabilidade quando a situação pedir.
A humilhação é dolorida e você poderá sentir que seu valor próprio está sendo diminuído; no entanto, é importante aceitar a responsabilidade se houver feito algo errado. Uma resposta comum a esse sentimento é negar a responsabilidade e empurrar o problema aos outros.

Entre eles se humilhar. O primeiro passo nesse caso é tratar da sua culpa e se perdoar. Então não adianta você falar pro seu ex que se sente culpado, agir como culpado se você não fizer o esforço de se perdoar. O perdão de si mesmo é muito mais importante do que o perdão do outro.