Como Mano Brown começou?

Perguntado por: eviana7 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Brown contou que sua carreira no rap começou como uma brincadeira, aos 17 anos, quando escutou um rap americano pela primeira vez ao descobrir sobre um festival que aconteceria. Na época, ele conta que acreditava ser impossível fazer rap em português e que achava que o ritmo não tinha nada a ver com ele.

O rapper Mano Brown recebe Rabino Ventura, líder religioso judaico para entender as crenças do judaísmo de acordo com passagens do Torá – livro sagrado da religião. Como estudioso do tema, Brown comenta como tem sua fé fortalecida.

Em papo exclusivo com GQ, líder dos Racionais MC's compartilha sua visão moda e estilo. Mano Brown é um dos nomes mais respeitados da cena hip-hop, líder do lendário grupo Racionais MC's e também um podcaster de sucesso, com o seu Mano a Mano. E, em 2023, ele assume mais um título.

Mano Brown destaca-se como principal compositor e autor dos clássicos que marcam cada fase dos Racionais: “Pânico na Zona Sul”, “Fim de Semana no Parque” , “Capítulo 4, Versículo 3”, “Fórmula Mágica da Paz”, “Diário de um Detento”, em parceria com Jocenir Prado (1950), “Vida Loka”, “Eu Sou 157”, “Jesus Chorou” e, em ...

Principal atração do Rap no Vale, um concerto de rap realizado no final de 1994, no Vale do Anhangabaú (centro de São Paulo), e que terminou em confusão e quebra-quebra, os membros do grupo foram presos pela polícia sob acusação de incitação à violência - a violência policial é um tema frequente nas letras do grupo.

53 anos (22 de abril de 1970)

  • Capão Redondo
  • Parque Santo Antônio

Mano Brown é filho de dona Ana, falecida em 16/12/2016, cresceu na periferia da cidade no bairro do Capão Redondo (Parque Santo Antonio), extremo sul de São Paulo.

Era uma coisa que precisava ser revista para que uma nova geração pudesse ter liberdade e passar. Porque era um movimento emparedado. O jovem não tinha espaço se não fosse aquilo. E eu não tô falando que eu sou o salvador de ninguém não, que eu que fiz, fiz sozinho.

O Capão Redondo, bairro onde Mano Brown nasceu e cresceu, é descrito pelo próprio como uma área quase rural, onde a pobreza imperava. Ainda na zona sul, o Vaz de Lima, bairro onde Ice Blue passou a infância, foi considerado o mais perigoso da capital paulista na época.

Em 1986, ele ganhou o apelido Brown nas rodas de samba em que tocava repique de mão e fazia algumas batidas inspiradas no funk norte-americano. Os companheiros da roda comparam ele com o James Brown.

Santista, Mano Brown reclamou do Flamengo: saiba o time de coração de rappers brasileiros.

O rapper Mano Brown, vocalista do grupo Racionais MC's, deixou a carceragem do 92º DP (Parque Santo Antônio), na zona sul de São Paulo, na madrugada desta quarta-feira, após pagar fiança de R$ 60 por desacato.

A vontade dela prevaleceu e o casal permaneceu no apartamento de classe média na Estrada de Itapecerica, zona sul de São Paulo, onde eles moram com os filhos, Jorge, 19 anos, e Domenica, 16.

Nos versos, Edi narra sua infância na Vila Mazzei, zona norte de SP, e o início de sua trajetória no rap. "Sou o que sou por causa da Mazzei. Foi onde eu me criei, o bairro que me direcionou", relembra. A canção foi lançada com um clipe dirigido por Rafael Carvalho.

54 anos (16 de março de 1969)